Dicas de Saúde - DIVERSAS

Dicas de Saúde - DIVERSAS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Dicas simples, eficazes e naturais para cuidar da saúde e para um corpo saudável. Vamos falar sobre alimentação, exercícios e outros cuidados importantes para o corpo e para o ambiente.

                           Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer. (Arthur Schopenhauer)

Nossas DICAS DE SAÚDE oferecem sugestões complementares que integram a tradição cultural de nosso povo, a sabedoria e o empirismo de nossos antepassados. Alguns destes recursos não têm comprovação científica, entretanto, compõe o patrimônio cultural de nossa terra e podem ser complementos interessantes para o alivio de muitos quadros alterados da saúde humana. Se um tópico não tiver, AINDA, comprovação científica, em uso já há tanto tempo, consideremos estarem comprovadas e aprovadas pela história.

Cada corpo reage de forma diferente aos diferentes tipos de estímulos, de alimentos, de ar, de bebidas, de exposição climática, altitude, etc., por isso, até mesmo os recursos da natureza devem ser utilizados com critério e bom senso.

As DICAS DE SAÚDE, não têm a pretensão de substituir qualquer tratamento necessário. Até mesmo desaconselhamos a descontinuidade de qualquer tratamento, sem o conhecimento do profissional competente.

Muito importante que o seu médico saiba sobre a adoção de qualquer recurso que esteja utilizando para a sua saúde, mesmo que aparentemente inofensivo.

Clique e veja advertencias adicionais no nosso Artigo: Aviso Importante

Dicas de Saúde

Aborto???

O sentido materno nasce normalmente do íntimo das mulheres, e é maravilhosa expressão do amor. Por mais que se busquem motivos racionais para cometerem um aborto, essa decisão pode trazer consequências negativas em termos emocionais e comportamentais, mesmo que se tenha sucesso. Entre os especialistas que lidam com a questão da maternidade, é bem conhecida a chamada “Síndrome pós-aborto” (denominada geralmente por suas siglas inglesas “PAS”: “Post-Abortion-Syndrom”), que se refere ao quadro patológico que compreende o complexo de sintomas fisiológicos, psicológicos e espirituais, desencadeados pós-realização de um aborto voluntário. 
Pode trazer consequências tais como a necessidade de procedimentos complexos para estancar a hemorragia produzida para evitar sérias complicações como a morte; riscos de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas; infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade quase sempre irreversível; gravidez ectópica (fora do lugar apropriado) ou insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos, isto quando não houver a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia, e daí não será mais possível engravidar.
Desde o início até tempos após o procedimento, sempre haverá um misto de incertezas, medo, culpa, arrependimento, tristeza, angustia, insônia e pesadelos, predisposição a impulsividade e compulsividades, prejuízo da afetividade normal, transtornos sexuais como frigidez e dispareunia. Estes sinais e sintomas variam de nível de gravidade, caso a caso, sabendo-se que existem casos em que o quadro psicoemocional pode reagravar de quando em quando.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Acne

A acne vulgar não é um novo tipo de acne. Este é o termo utilizado para descrever a acne comum. Manchas, pontos avermelhados e intumescidos ou irregularidade na superfície da pele normalmente têm uma condição chamada de acne vulgaris ou acne vulgar. Raramente uma pessoa não tenha tido acne que pode ocorrer mais comumente na face e no dorso.
Acne não é contagiosa e ocorre em todas as raças. Em alguns casos pode se tornar rebelde aos tratamentos por décadas. Para algumas pessoas a acne pode ser leve, com apenas algumas manchas aqui e ali. Mas, para outros, ela pode ser bem mais grave.
É uma doença de pele bastante comum na puberdade, adolescência e nos adultos jovens, podendo iniciar aos 11 ou 12 anos de idade, com prevalência maior no sexo masculino, porque sua causa está associada à produção dos hormônios sexuais masculinos.
As glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ser drenada pelo poro e ali se acumula formando comedões. O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.
CUIDADOS: Lave o rosto com água morna e um sabonete neutro ou antisséptico de sua confiança, fazendo massagem. Faça uma limpeza previa, leve e breve da pele com um algodão embebido em álcool. Aplique uma máscara com 3 colheres de mel puro de abelhas com 5 gotas de própolis. Deixe agir por 5-10 minutos. Lave o rosto, enxagoe bem e enxugue delicadamente.

Dicas de Saúde

Acesse em nosso site o artigo: Dica de Saúde - ACNE

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Água

Onde não há tratamento de água ou em decorrência de uma enchente, é possível que a água e os alimentos não estejam em condições adequadas para consumo, exigindo-se, desta forma, procedimentos básicos para garantir sua qualidade.
Nestes casos, a água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Caso não seja possível ferver, obter água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtração (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e posterior tratamento com hipoclorito de sódio (2,5%);
PARA CONSUMO HUMANO: para um litro de água usar 2 gotas; para 20 litros de água, usar uma colher das de chá; para 200 litros, usar uma colher das de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5%.
PARA LAVAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES: para um litro ou 5 xícaras das de chá de água, usar uma colher das de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5%.
Assim, se evita graves infecções gastrointestinais, diarréias, vômitos e desidratação que podem levar à morte.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Alergia

Dados indicam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia.

Normalmente os principais sintomas são:
Alergia a alimentos: inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, náuseas e vômitos, até mesmo rouquidão, inchaço na garganta e nos olhos, queda da pressão.
Alergia de vias respiratórias: falta de ar, tosse, coceira no nariz ou espirros, obstrução nasal, lacrimejamento, coceira e inchaço nos lábios, língua ou rosto e urticária, dor de cabeça.
Alergia de pele: coceira na pele e urticária, erupções cutâneas, ressecamento e aspereza da pele. Pápulas (bolinhas) nas áreas de picadas depernilongos, borrachudos, formigas, carrapatos, pulgas, abelhas, marimbondos, vespas. Nas alergias de contato por bijouterias, produtos quimicos ou cosméticos, por exemplo, ocorrem comumente coceira, ardência, vermelhidão, bolhas na área afetada, se forem repetitivas ocorre ressecamento, espessamento da pele e rachaduras na área de contato.
As complicações por reações alérgicas mais severas incluem sintomas mais intensos como náuseas e vômitos, até choque anafilático, edema de glote, queda da pressão, parada respiratória e morte.

Para evitar alergia:

Areje bem sua casa e seu local de trabalho, com ventilação natural. Melhore a umidade do ar; ar sêco agrava alergias. Passe pano úmido no piso da casa. Varrição levanta poeira. Passe aspirador de pó nos tapetes e sofá. Nunca use espanador. É melhor evitar tapetes.
Prefira travesseiros com enchimento sintético, como o poliéster, e não os de pena ou pelos de aves e animais.
Lave cortinas, se não puder evitá-las. Nada de bichos de pelúcia ou cobertores felpudos.
Evite roupas apertadas, prefira tecidos naturais, como cotton e algodão,
Elimine os amaciantes de roupa e sabão em pó comum, substitua-os pelo sabão de coco líquido, em pó ou em barra.
Reduza uso de cosméticos. Não use talco na higiene corporal. Evite odores irritantes, tintas, ceras, removedores e produtos químicos com cheiro forte
Acabe com o acúmulo de jornais e revistas. Evite mofo.
Evite que animais de estimação deitem no sofá, cama, tapetes e roupas de cama de uso humano. É melhor não ter animais ou aves de estimação dentro de casa.
Tome banho diariamente, nada demorado, com água não muito quente, sem muita espuma, sem se esfregar muito. Faça higiene nasal e dos olhos, lavando-os com frequencia e aplicando soro fisiológico internamente, especialmente se o ar estiver sêco ou exposto a poeira.
Tome bastante água, durante o dia. Evite alimentos artificiais, refrigerantes, frutos do mar, chocolate, ovos e farináceos
Prefira fazer exercícios físicos no meio do dia, já que de manhã e à tarde as plantas liberam mais pólen, que são alergênicos.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Alimentação Saudável

Em casa, as refeições devem ser feitas numa atmosfera de leveza, de congraçamento e de fortalecimento dos laços entre os familiares. Todos devem se assentar à mesa, sem rádio o TV ligados, sem livro, jornal, celular ou tablet nas mãos. Olho no olho, sentindo e percebendo os demais.mu
Não discuta nem trate de assuntos tensos antes, durante ou imediatamente após a refeição.
Coma devagar, mastigue bem seus alimentos. Sinta a textura e o sabor de cada alimento.
Devemos ter 5 refeições por dia: desjejum, ao acordar; almoço; lanche da tarde; jantar e ceia noturna cerca de 2 horas antes de dormir
Não comer nada, nem balinhas, entre as refeições, só água ou chá. O estômago precisa de repouso para refazimento; assim funcionará melhor.
Reduza o consumo de sal; mude de sal refinado para sal marinho ou sal do Hymalaia.
Modere o consumo de doces e açúcar; mude de açucar refinado para açúcar mascavo e só use o mínimo indispensável.
Reduza as carnes, leite e seus derivados.
A maior parte do seu volume alimentar deve ser de frutas, verduras e legumes crus, orgânicos e “in natura”.
Prefira verduras e legumes cada vez com menos tempero, até os abolir de vez. Você vai se encantar com o sabor, o aroma próprio de cada alimento.

Resultado de imagem para DICAS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES

Dicas de Saúde

 

Resultado de imagem para saude orientação

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

ALONGAMENTO

Imagem relacionada

Dicas de Saúde - DIVERSAS

ANSIEDADE

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

ANTIBIIÓTICOS NATURAIS

Por mais que melhoremos os índices de desenvolvimento humano, que tenhamos disponíveis as melhores informações sobre qualidade de vida e tenhamos antibióticos de última geração, as infecções ainda nos afligem, e matam. 
Os antibióticos estimulam a ação dos anticorpos para combater micoorganismos causadores de doenças (vírus e bactérias), defendendo nosso organismo  de infecções. O problema é que as pessoas abusam do consumo de antibióticos, e este costume de usar medicamentos sem controle oferece sérios riscos à saúde, muitas vezes irreparáveis.
Por outro lado, os antibióticos naturais não irritam nem estimulam artificialmente o organismo, mas o ajudam a se equilibrar, respeitando o período necessário de cura, melhorando nosso sistema de defesa e ativando os mecanismos naturais de auto reparação. 
Boa parte dos alimentos antibióticos são velhos conhecidos das medicinas chinesa, indiana, indígena e do conhecimento popular de medicamentos naturais.
Esses antibióticos naturais devem ser usados de forma regular numa rotina que visa à prevenção. Todos são facilmente encontrados na feira, no supermercado e em boas lojas de produtos naturais. Inclua um ou mais deles em sua alimentação e você terá muito mais resistência a infecções.
Dentre as ervas aromáticas e alimentos que melhoram a imunidade, são remédios reais e antibióticos naturais, graças às suas propriedades curativas: algas (kombu, espirulina, agar-agar), echinácea, mel e própolis, abacate, romã, chá verde, açafrão, Neem (Azadirachta indica), agrião, gengibre, semente de uva, orégano, pau d'árco, canela, limão, alecrim, inhame, vinagre de maçã, folhas de oliveira, tamarindo, ipê roxo
IMPORTANTE: Se houver qualquer dúvida, não espere, busque avaliação médica; a infecção pode ser melhor controlada com a precocidade no tratamento

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

ANEMIA

Consuma mais alimentos ricos em ferro como o feijão, açaí, lentilha, couve;
Aumente a quantidade de alimentos que forneçam mais vitamina C como a laranja, o limão, acerola,
Evitar tudo o que prejudica a absorção de nutrientes como bebidas alcoólicas, café, medicamentos à base de alumínio, chocolate, cerveja.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

BOCA

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Veja também: a) DOR DE GARGANTA E INFLAMAÇÃO DA BOCA; b) DENTES E SAÚDE BUCAL

Dicas de Saúde - DIVERSAS

BRONZEADO

Alimentos que melhoram os resultados, para um bronzeamento natural: abóbora, acerola, agrião, batata doce, beterraba, brócolis, caqui, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, manga, pimentão amarelo, repolho roxo.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

BRUXISMO, acesse em nosso site o artigo: Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CÂNCER

Causas psicoemocionais: mágoas, remorsos e ressentimentos acumulados, etc.

A origem do câncer pode ter multiplas causas como fatores genéticos e/ou ambientais, agindo isolada ou conjuntamente. Independentemente das causas, o tumor caracteriza-se pela perda da capacidade das células de controlar de forma adequada sua proliferação e diferenciação, reproduzindo-se de forma desordenada e anormal. Existem tumores malignos e benignos. O tumor pode se localizar interna ou externamente. Alguns tipos de tumores são chamados de neoplasias e de câncer.

Prevenção do câncer: Não fume, não usar drogas, nem bebidas alcoólicas. Evitar uso de remédios, se não tiverem sido prescritos pelo seu médico.

Alimentação saudável: Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões. Manutenção de peso corporal adequado. Exercícios físicos moderados, diarios e regulares. Mães devem amamentar no primeiro ano de vida do bebê, no mínimo até os seis meses. Evite exposição excessiva ao Sol. Evite fumaças, fuligens e poeiras, use máscaras.

Dicas de Saúde

Clique para acessar:

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CELULITE

A celulite é um problema estético decorrente de uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações), que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados na e/ou em "casca de laranja".

Aumente o consumo de água, tome bastante sucos e chás naturais e sem açúcar. Consuma mais hortaliças, fibras no geral - como aveia, quinoa, e integrais como é o caso do arroz, pão etc. Evite comidas ricas em sal (sódio) ou açúcar, frituras, bebidas açucaradas e/ou gaseificadas, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura saturada. Nada de alimentos artificiais, enlatados, fast food, em conserva.

Faça corrida, caminhada, andar de bicicleta, musculação, drenagem linfática ou shiatsu e pilates. Aplique argila sobre as áreas comprometidas. Tome Sol. Evite roupas apertadas. Bater no liquidificador 1 copo de água de coco, uma folha de couve, 3 folhas de hortelã, suco de uma lima da pérsia, uma rodela de abacaxi. Não coar. Dividir em uma tomada pela manhã e outra pela tarde.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CERVICAL, pescoço: ver dor no trapézio

Dicas de Saúde - DIVERSAS

COLESTEROL E TRIGLICERIDES

Procure ter bons hábitos alimentares, privilegiando o consumo de cereais integrais como aveia, granola, feijão, soja, e, frutas, verduras e legumes crus, “in natura”, e orgânicos

Evite o consumo de óleo no preparo de alimentos. Prefira gordura de coco e azeite extra virgem de oliva com acidez inferior a 0,5, em quantidades mínimas, somente o indispensável

Reduza o consumo de leite e seus derivados, carnes, açúcar e doces.

Elimine alimentos gordurosos, frituras, embutidos (salame, mortadela, etc.), bacon, refrigerantes, lanches e chocolate

Pratique atividades físicas regulares, moderadas, diárias, como ciclismo e caminhada sob o Sol, ao ar livre, junto à natureza

Abandone o cigarro, outras drogas e as bebidas alcoólicas

Faça suco de abacaxi, laranja com bagaço e suco de limão. Chá de cúrcuma com alcachofra.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

COLUNA, acesse nosso artigo: Dor na coluna, Dor Ciática Lombalgia

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CORAÇÃO, acesse nosso artigo: DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CRACK - UMA DROGA NEFASTA

Crack é uma droga ilícita (ILEGAL). É uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. O crack é um subproduto da pasta da cocaína, droga extraída por meio de processos químicos, das folhas da coca (Erythroxylum coca), uma planta originária da América do Sul. Os efeitos do crack são basicamente os mesmos da cocaína: leva o usuário a usar o crack muitas vezes em curtos períodos de tempo, tornando-se dependente DE FORMA DEGRADANTE, prejudicando até mesmo de forma irreversível a normalidade das funções cerebrais e psico-emocionais. 

Fumar crack leva a uma série de riscos à saúde. O uso do crack leva a um estado psicoemocional e físico alterados e intensos, quadro chamado popularmente de barato, de curta duração que é imediatamente seguido por uma depressão, paranoia e uma fissura ou desejo incontrolado por mais droga. As pessoas que a usam não comem nem dormem adequadamente, o que faz a pessoa ficar malnutrida. Sentem taquicardia, espasmos musculares e convulsões. A droga torna o usuário zangado, hostil, ansioso, com sensação de estar sendo perseguido — mesmo quando não estão sob o efeito da droga.

Independentemente da quantidade ou da frequência que a droga é usada, o crack aumenta a probabilidade de o usuário vir a sofrer um ataque cardíaco, derrame cerebral, ataque epiléptico ou insuficiência respiratória, qualquer uma destas ocorrencias pode resultar em morte súbita.

O crack é muitas vezes misturado com outras substâncias que criam gases quando é queimado, sendo que a fumaça do crack não permanece forte por muito tempo. Os canudos de crack são geralmente muito pequenos, e isto frequentemente causa rachaduras e bolhas nos lábios.

Além dos riscos comuns associados ao uso da cocaína, os usuários de crack podem sofrer de problemas respiratórios severos, incluindo tosse, dificuldades na respiração, danos e sangramento pulmonares.

Quando o efeito da droga passa, isso causa depressão grave, que fica cada vez mais profunda depois de cada uso. Isto pode ficar tão sério que uma pessoa fará quase qualquer coisa para conseguir a droga, como prostituir-se e até cometer assassinato ou outros crimes comuns ao mundo das drogas. 

Os efeitos do uso do crack a longo prazo leva, à perda do interesse em outras áreas da vida. Com o uso prolongado da droga podem sofrer danos graves no coração, fígado e rins e ficam mais propensos a ter doenças infecciosas e patologias psiquiátricas como pânico, psicose, alucinações e comportamentos bizarros.

Não se esqueça, tudo começa com as drogas lícitas e aceitáveis socialmente: bebidas alcoólicas, cigarro e daí já se pula para a maconha e este é um pequeno passo para que as coisas passem rapidamente a ficar cada vez mais doentias e fora de controle.

Todo usuário acha que tem controle sobre a droga, CUIDADO; o dependente não se considera dependente.

Diga NÃO AO CRACK, tire esta pedra do seu caminho. 
DIGA NÃO A QUALQUER DROGA. 
VOCÊ NÃO PRECISA DE DROGA PARA VIVER

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Dicas de Saúde - DIVERSAS

CROMOTERAPIA. A Ciência das cores:

a) azul para gerar calma e relaxamento

b) vermelho para dar ânimo

c) amarelo para abrir a vitalidade, para melhorar a mente

d) verde para obter equilíbrio e saúde

e) laranja para ascender a alegria

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS 

DENGUE

Dicas de Saúde - DIVERSAS

DENTES

Resultado de imagem para saude orientação

DENTES E SAÚDE BUCAL

1) Após o uso do fio dental, escove os dentes ao se levantar, após cada refeição e antes de dormir.

2) Evite o consumo de açucar, de doces, café e refrigerantes.

3) Não fume.

4) Faça bochechos com água, várias vezes ao dia .Dicas de Saúde

Veja também: a) BOCA; b) DOR DE GARGANTA E INFLAMAÇÃO DA BOCA

Dicas de Saúde - DIVERSAS

DETOX, ACESSE NOSSO ARTIGO:  Desintoxicação - RECEITA

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

DIABETES

Os hábitos fazem toda a diferença para o diabético.

Fatores de Risco: Excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, antecedentes familiares.

Sintomas: Urina com frequência, sede e fome excessiva, ganho ou perda de peso, falta de energia.

Prevenção: praticar exercícios diários, moderados, regulares, sob o Sol, ao ar livre, como caminhada, hidroginástica e bicicleta. Alimentar-se bem, a cada 3 horas, preferir alimentos naturais, crus e "in natura". Manter o peso ideal. Avaliação médica.

Complicações comuns: cegueira, doença nos rins, derrame (AVC – Acidente Vascular Cerebral), Infarto do Miocárdio.

Dicas de Saúde

10 alimentos para controlar diabetes

Dicas de Saúde - DIVERSAS

DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA

Evite alimentos gordurosos, cítricos, chocolate, apimentados e café

Na crise, faça massagens com as pontas do indicador ou do polegar, fazendo movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio e depois inverta a direção dos movimentos, na base do crânio, no pescoço, nas têmporas e no alto da cabeça, no couro cabeludo

Em uma bolsa coloque vários cubos de gelo. Coloque a bolsa na cabeça, deite e tente relaxar.

Faça um chá de camomila e deixe alguns cubos de gelo até ficar bem gelado. Molhe um pano na camomila e coloque nas pálpebras durante 20 minutos

Tomar duas colheres de sopa de vinagre de maçã pode aliviar a enxaqueca. Deve ser dissolvido em um copo de água para que não seja tão forte o sabor.

Dicas de Saúde

 

Clique para acessar o Artigo em nosso site:  ESTUDO DE CASO DOR DE CABEÇA CRÔNICA QUADRO DE YANG DO FÍGADO
 
Clique para acessar o artigo: Como aliviar a dor de cabeça em 5 minutos sem usar nenhum medicamento

Dicas de Saúde - DIVERSASDOR DE GARGANTA (Amigdalite), Inflamação da Boca, Aftas, Língua (Glossite) e Gengivas (Gengivite)

Fazer gargarejo com de casca de romã, malva ou de folhas de batata doce, 3 a 4 vezes por dia.

Gargarejo com água morna, uma colher de suco de limão e uma pitada de sal, 2 vezes por dia

Após o gargarejo, aplicar o spray de própolis ou tomar o suco de uma laranja com uma colher de sopa de mel e 5 gotas de própolis

Tomar suco de acerola. Tomar chá de gengibre e limão adoçado com mel, 3 vezes por dia. Dicas de Saúde

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

DOR NO TRAPÉZIO

 

3 minutos de auto tratamento para melhorar a dor no trapézio

Dicas de Saúde - DIVERSAS

DROGAS, ver crack, maconha

As drogas se tornaram em um problema comum para muitas famílias, desde as de menor renda até as de classe média e mais alta.

A prevenção e o tratamento de usuários e dependentes de álcool e drogas depende de diversos fatores, como familiares, escolares, ações públicas e outros.

As orientações contidas nesta página são bastante genéricas e procuram dar pontos de partida para quem busca dicas.

Para orientações técnicas e ajuda profissional, procure um profissional de saúde, um psicólogo ou médico psiquiatra.

Sinais de alerta

Alguns fatores podem indicar dependência de álcool e drogas:

  • alterações frequentes e bruscas de humor; agressividade; insonia, inquietação e até sonolência 
  • isolamento; alucinações, crises de pânico, desmaios ou perdas de sentido
  • falta de motivação para atividades de rotina;
  • queda de rendimento escolar ou no trabalho;
  • aumento ou redução de apetite;
  • indícios físicos como, olhos vermelhos, boca seca e olheiras;
  • descuido com a higiene;
  • horários irregulares (saídas frequentes, sem aviso aos familiares);
  • mentiras e dissimulação.

Fatores para prevenção

  • diálogo e orientações no âmbito familiar;
  • monitoramento de hábitos da pessoa junto a seu grupo de amizades e relacionamento social;
  • envolvimento em ações profissionais, comunitárias, sociais, desportivas e similares, que ajudam na autoestima e formação pessoal;
  • educação para a pessoa desenvolva o respeito e se responsabilize por seus atos.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

  • Um caso de dependência de álcool ou drogas em minha família é grave e requer internação. O que faço?
    Internações involuntárias (quando o dependente não concorda em ser internado) só podem ser determinadas por um médico, segundo a Lei 10.216/2001. Internações compulsórias só podem ser determinadas pelo Poder Judiciário, segundo a mesma lei.

Não existe uso seguro para as drogas. Não se engane. SE PRECISA, PROCURE AJUDA. Mas primeiro é preciso admitir que precisa ajuda.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

EMAGRECER - DICAS ÚTEIS

Dicas de Saúde - DIVERSAS

  • Beba dois a tres litros de água por dia, entre as refeições, podendo ser um copo de cinco a dez minutos antes de comer, mas não durante a refeição (só uma hora depois).
  • Evite gelados.
  • Tenha regularidade nos horários de refeições e não coma nada entre as cinco refeições: desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia noturna duas horas antes de dormir.
  • Tome o suco de um limão e a seguir, 4 copos de água quase quente pela manhã, em jejum, meia hora antes do desjejum
  • Coma a cada três horas. Longos períodos sem se alimentar fazem o corpo queimar mais massa muscular e armazenar tecido gorduroso.
  • Varie o cardápio. Experimente comidas que não sejam só as suas preferidas.
  • Aposte nas frutas como sobremesa.  Prefira verduras e legumes crus, orgânicos e"in natura". 
  • Coma devagar. Mastigue os alimentos, antes de engolir, o dobro de vezes do que o habitual
  • Coma de três a seis frutas por dia (se der, com casca/bagaço)
  • Prefira alimentos ricos em fibras, como cereais, arroz e massas integrais
  • Coma um prato grande de frutas e verduras cruas antes dos pratos quentes, no almoço e no jantar. 
  • Evite refeições volumosas, reduzindo progressivamente o volume dos alimentos fritos, cozidos, refogados.
  • Reduza o tamanho do seu prato, assim, caberá menos alimento.
  • Coloque o suficiente para a sua refeição, com 10% menos do que imagina ser suficiente para satisfazer e não repita.
  • Não faça refeição conversando, discutindo, lendo, assistindo televisão ou com a boca aberta. 
  • Coma frutas no desjejum, no lanche da tarde e na ceia noturna.
  • Faça você o seu suco de frutas e não compre pronto; fuja dos aditivos.
  • Tempere com ervas variadas e reduza o óleo e o sal
  • Fique longe de frituras, opte por alimentos assados e cozidos.
  • Afaste-se dos embutidos (linguiça, salsicha, presunto, e similares), maionese, creme de leite, açúcar e sal brancos, refrigerantes e bebidas alcoólicas – sobretudo à noite. Doce só ma vez por semana.
  • Veja quais são os alimentos hipercalóricos você mais consome. Pare de comprá-los. Não tenha em casa doces, biscoitos, bolachas, chocolates.
  • Fuja dos fast-food que são alimentos nutricionalmente pobres, mas, muito ricos em calorias.
  • Fique longe dos produtos industrializados, até mesmo dos que são chamados naturais e diet
  • Coma feijão (especialmente o branco e o preto), grão de bico, lentilhas,  ervilhas, castanha-do-pará ou noz ou duas castanhas de caju ou avelã ou três amêndoas, macadâmias ou pistaches, chia e linhaça (marrom ou dourada, sementes batidas no liquidificador na hora da refeição não compre as sementes já moidas)
  • Beba de três a quatro xícaras de chá verde ou branco por dia
  • Alguns alimentos ajudam a emagrecer porque estimulam a queima de gordura, como o chá de hibisco, lichia, farinha de amora e farinha de banana verde
  • Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café. 
  • Fuja das dietas da moda; a reeducação alimentar é muito superior a qualquer dieta
  • Pratique atividades físicas moderadas e diárias, de preferencia caminhada, natação ou bicicleta
  • Durma entre 7 a 8 horas por noite  (Robson Barbosa Lopes)

 Veja também nosso artigo Desintoxicação - RECEITA

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Chá seca barriga: 

Perder a barriga é o sonho de qualquer mulher, principalmente quando estamos perto do verão. Tudo o que nós mulheres desejamos, é desfilar de bikini sem peso na consciência e com a barriga sarada, mas nem sempre é fácil eliminar a gordura abdominal. Pensando nisso, fui a caça de receitas “naturais” que ajudem nessa empreita #barrigasarada e hoje compartilho com todos, um dos chás que estou tomando e tenho obtido excelentes resultados.
O chá seca barriga, derrete a gordura abdominal, acelera seu metabolismo, melhora o funcionamento do intestino e também acelera o processo de digestão.

Ingredientes:

1 litro de agua
3 fatias de abacaxi
20g de chá verde

Preparo:

Ferva a agua com as 20g de chá verde por 5 minutos e deixe repousar mais 20 minutos. Depois no liquidificador junte a infusão de agua e chá verde com o abacaxi e bata até obter um suco homogêneo.  A receita rende 4 xícaras que devem ser consumidas no curso da jornada, sendo 1 xícara em jejum, 1 xícara antes de cada refeição (almoço e jantar) e 1 xícara antes de dormir.

Fonte: Emagrecer - Vida e Saúde

Veja também em nosso site o artigo   Acabe com a Ansiedade Alimentar
  1. Dicas de Saúde - DIVERSAS

EMOÇÕES, acesse o nosso artigo: As Emoções podem curar e podem adoecer

Dicas de Saúde - DIVERSAS

ENXAQUECA, ver dor de cabeça

Dicas de Saúde - DIVERSAS

EXERCÍCIOS FÍSICOS 

Dicas de Saúde - DIVERSASDicas de Saúde - DIVERSAS

FÍGADO

Numa visão mais a longo prazo, a raiva ou frustração reprimida normalmente causa a estagnação do qi e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais. A raiva passa quando o equilíbrio é restaurado. Da mesma forma, geralmente a raiva e a irritabilidade são os fatores determinantes no diagnóstico da estagnação do qi do fígado e das doenças daí decorrentes tais como sentimento de incontida frustração, depressão, sentimento de bloqueio e impedimento, sensação de distensão no peito, no hipocôndrio ou no abdome, náusea, vômito, dor no epigástrio, anorexia, eructação, suspiros, dor de cabeça, sensação de caroço na garganta e a sensação vai e volta, menstruação irregular e dolorosa, além de TPM com distensão de mamas. Muitas pessoas ficam aliviadas ao saber que sua raiva tem um fundo fisiológico e vice-versa. É essencial evitar ingerir café durante o tratamento de desordens do fígado relacionadas à raiva, pois o café aquece o fígado e intensifica muito a condição desfavorável.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Para proteger e curar o fígado, além de Acupuntura, você deve:

- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas. Medite e viva na REAL. 

 

Acesse o artigo: LIMPE SEU FÍGADO EM 7 DIAS!

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

GRAVIDEZ

Complicações são freqüentes para a mãe e para o bebê, quando a mãe fuma, usa drogas, bebidas alcoólicas. Ao se planejar uma gravidez, até o término da amamentação, em torno dos 6 meses de vida do bebê, a mãe deve parar com estes hábitos e privilegiar atitudes positivas e hábitos saudáveis.

Consultas e exames do Pré Natal deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre a 28ª e 36ª semanas e semanais até o parto, salvo outra orientação do seu especialista, já que cada caso deverá ser conduzido considerando-se as especificidades em particular. Grávidas com maiores riscos deverão receber uma atenção especial

Gestantes devem ser incentivadas a realizar pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Entre as refeições, devem ser ingeridos de 6 a 8 copos de água por dia (cerca de 2 litros).

Gestante pode e deve praticar atividades físicas, pois os exercícios aliviam os inchaços e as dores nas costas, além de controlar o peso da grávida. Exercício físico deve ser feito com orientação e acompanhamento médico.

Gravidez não é doença, não precisa repouso absoluto, não priva a mulher das atividades diárias, sendo que critérios diferentes devem ser orientadas por seus especialistas.

Evitar coçar a região da barriga, pois podem contribuir para o surgimento das estrias. O recomendado é que durante o banho morno e rápido, seja aplicado óleo de amendoas.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS 

GRIPE

Dicas de Saúde - DIVERSAS

HIBISCO

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Veja a dieta para emagrecimento com chá de hibisco clicando em BOA FORMA

 

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

HIPERTENSÃO ARTERIAL

A) Mantenha o peso adequado para o seu biotipo, evite o sobrepeso;

B) Tenha alimentação saudável, em horários regulares, privilegiando alimentos crus e "in natura" como frutas, verduras e legumes;

C) Reduza o sal. Substitua por sal marinho ou sal do Hymalaia;

D) Não beba alcoólicos, nem refrigerantes, nem bebidas artificiais. Não fume;

E) Pratique atividades físicas diárias, regulares, leves, sob o Sol, em contato com a natureza;

F) Evite estresse. Não leve as coisas muito a sério;

G) Use medicação somente a prescrição do seu médico, conforme prescrito;

H) Afira a sua pressão arterial com regularidade, conforme orientação do seu médico;

I) Reserve horários para diversão, para atividades com a família;

J) Cultive pensamentos positivos e a fé.

Dicas de Saúde

 

Resultado de imagem para DICAS DE SAÚDE ORIENTAÇÕES

Dicas de Saúde - DIVERSAS

INSONIA, VER SONO

Dicas de Saúde - DIVERSAS

LOMBALGIA, acesse nosso artigo: Dor na coluna, Dor Ciática Lombalgia

Dicas de Saúde - DIVERSAS

MACONHA

Maconha, cannabis, marijuana, erva, mato, maria, beck é uma substância psicoativa que se obtém das florescências da planta Cannabis sativa que tem efeito psicoativo devido ao conteúdo de tetraidrocanabinol (THC). O haxixe, o óleo de haxixe e o skank são variações mais potentes da droga "sem semente".

Os efeitos do uso da maconha no organismo podem variar de acordo com as características do usuário. Porém, precisamos ver esta questão sem hipocrisia, considerando que trabalhos científicos atestam que erva faz mal, como a maioria das drogas e até das não drogas, assim, é prejudicial à saúde.

Outros estudos já apontaram outros efeitos negativos da maconha como causa de acidentes, de bronquite, infarto ou AVC, fator predisponente de doenças infeciosas, câncer de pulmão, depressão, ansiedade, esquizofrenia, patologias neurológicas.

Praticamente todos os dias surgem notícias relativas ao agravamento do problema das drogas no Brasil. O número de dependentes cresce diariamente e, em muitos casos, tal dependência é gerada a partir do uso da maconha.

Estudos sociológicos e criminológicos apontam que a maconha leva a outras drogas, sim, já que as pessoas que gostam de drogas procuram drogas; está associada a uma casuistica densa de prática de delitos e de crimes. É inquestionável de que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas.

Fumar um baseado todo o final de semana já classifica o usuário com certo nível de dependencia, dois baseados por dia já caracteriza um usuário pesado.

Seja em qualquer modalidade, a maconha afeta a mente. Existem pessoas que sentem pouca alteração, outras se sentem relaxadas, com sono ou alegres. Algumas vezes a maconha faz com que a pessoa sinta muita sede ou fome. Porém, muitos indivíduos sofrem efeitos negativos. De repente ficam ansiosas e paranoicas. Entre os efeitos em curto prazo estão:

– aumento do apetite.

– distorções do tempo

-  problemas de aprendizagem e de memória; 

– diminuição da atenção e concentração

- menor coordenação física; letargia e redução dos reflexos.

-  dificuldade para pensar claramente e para resolver problemas;

– paranoia, pensamentos míticos.

– sentimento de grandiosidade.

– despersonalização.

– taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos).

– aumento de pressão arterial (em doses muito elevadas pode causar queda da pressão).

– aumento da frequência respiratória.

– hiperemia conjuntival (olhos vermelhos).

– boca seca.

- ansiedade, ataques de pânico

Se você está passando por problemas devido ao uso ou dependência de maconha ou de outra droga, procure ajuda de pessoas que gostam de você e que queiram ajudar. 
Busque tratamento. Não é fácil mudar sozinho, é preciso ajuda especializada. Se você não atingir seu objetivo logo na primeira vez, tente de novo! Faça como muitos, NÃO DESISTA, é possível ficar livre das drogas 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

MÃO

Dicas de Saúde - DIVERSAS

As técnicas de pressionar pontos do corpo acontecem de forma intuitiva, desde que o homem existe.
Ao sofrer uma dor, naturalmente pressionamos a área que dói, buscando algum alívio.
Estas técnicas somam um conjunto de práticas que foram desenvolvidas, especialmente na Ásia, e tem sido de alguma forma adaptada, segundo as circunstancias de quem aplica e de quem recebe a aplicação.
Podem ser aplicadas nas áreas de dor, nas mãos, pés, orelhas, couro cabeludo, como microssistemas que tem terminações que relacionam pontos e áreas do corpo às mais diferentes funções, e, até em todo o corpo.
É uma terapia que resulta em muitos benefícios para a saúde, fácil de aprender, eficaz, sem qualquer efeito colateral e que muitas pessoas usam em suas vidas diárias.
A técnica da massagem aplicada por si mesmo ou por outrem tem muitos objetivos, como o de aliviar tensão e males emocionais, para dores de cabeça e do corpo, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a circulação sanguínea, ativar diferentes funções orgânicas, etc.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Nossa ilustração inicial se refere aos aspectos emocionais correlacionados à mão.
Para a sua realização basta aplicar pressão sobre a superfície da mão e sobre os pontos de pressão, use o polegar, os dedos, palmas das mãos ou os lados de suas mãos, pode-se usar pedaço de madeira roliça ou qualquer outro objeto. Certifique-se de que a pressão é firme, contínua, lenta sendo progressivamente aumentada a pressão aplicada à zona durante um intervalo de três minutos. Diferentes sensações podem ser experimentadas ao receber a pressão, e vão desde prazer, dor leve e passageira. Com a aplicação podemos encontrar o equilíbrio entre dor e prazer.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Veja outras técnicas relacionadas, em nosso site, clicando em: Terapias Integrativas

Veja mais em: Dicas de Massagem nas Mãos

 

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

MAMÃO

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

Veja 32 receitas com mamão, clicando em RECEITERIA

Dicas de Saúde - DIVERSAS 

MAU HÁLITO OU HALITOSE

Chá de camomila com cravo e cinco folhas de hortelã, em uma xícara de água. Fazer bochechos e gargarejos. Não tem problema se acontecer de engolir. Alimentos indicados para aliviar mau hálito: abacaxi, maçã, laranja, maracujá.

Alimentos que causam mau hálito: cebola, alho, alimentos gordurosos, frituras e oleosos, manteiga, leite, ovos, salame e embutidos, café, queijo, pimenta, brócolis, alcachofra, couve-flor.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

MENOPAUSA, acesse em nosso site o artigo: Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa

Dicas de Saúde - DIVERSAS

NARIZ, veja rinite, sinusite

Clique para assistir o vídeo= APRENDA DESENTUPIR SEU NARIZ EM 5 SEGUNDOS O Médico Dr. Juliano Pimentel 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

OBESIDADE: veja EMAGRECER

Dicas de Saúde - DIVERSAS

OLHEIRAS

 

Cuidando de suas olheiras 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

OLHOS E VISÃO 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

OTIMISMO, Alegria, Positivismo

Ao acordar sorria e dê Bom Dia para si mesmo, para o Sol, para o dia, para o mundo.

Beije a abrace as pessoas mais próximas.

Elogie e motive as outras pessoas.

Agradeça às pessoas, a Deus, aos seus antepassados.

Fala, ouça e veja somente o que for alegre, bom, belo, espiritualizado, positivo.

Afaste-se de tudo o que não seja alegre, bom, belo, espiritualizado, positivo.

Dicas de Saúde

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

PARALISIA FACIAL, acesse nosso artigo: Estudo de Caso - Paralisia Facial

Dicas de Saúde - DIVERSAS

PARASITOSE, ver Verminose

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

PÉ, cuidados gerais

Damos pouquíssima atenção aos nossos pés. Infelizmente, Os antigos, sabiamente, faziam escalda-pés. Na Índia, China e Japão, especialmente, faziam um ritual de auto-massagem e estimulação que até hoje figura entre os recursos dos terapeutas naturalistas, bem como dos reflexoterapeutas. Este é um recurso interessante.

Nascemos pela cabeça, e começamos a morrer pelos pés, já que ao longo do tempo começa-se a ter pés ressecados, inchados, frios, com formigamento, joanetes, esporões e crescente prejuizo da flexibilidade e da mobilidade das muitas interações articulares do pé e tornozelo; opostamente ao que se verifica com o bebê e a criança que tem pés rosados, quentes, hidratados.

Durante o banho podemos dar uma atenção especial a quem nos suporta o dia inteiro: os nossos pés, fazendo massagens vigorosas ao ensaboar e enxugar cuidadosamente todas as partes, especialmente entre dos dedos. Com isso, poderemos perceber que os resultados benéficos não tardarão a se manifestar na nossa saúde, globalmente.

Acesse em nosso site o artigo  RECEITAS DE ESCALDA-PÉS PARA RELAXAR

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Dicas de Saúde - DIVERSAS

PENSAMENTO

Clique para acessar Artigo completo: Físicos chocam o mundo ao afirmarem que: “nossos pensamentos afetam o mundo físico”

Dicas de Saúde - DIVERSAS

PESCOÇO: ver dor no trapezio

Dicas de Saúde - DIVERSAS

POSTURA

 

 

 Veja também tudo sobre  dor na coluna, ciática, lomalgia, suas causas e cuidados gerais, em nosso site, clicando em   Dor na coluna, Dor Ciática Lombalgia

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

RESPIRAÇÃO: EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO

Esta é uma pratica muito saudável para todas as pessoas, especialmente para as pessoas com asma, bronquite, enfisema pulmonar, fumantes, idosos.

Podem resultar em inúmeros benefícios à saúde, especialmente no controle da pressão arterial, insuficiência e alergias respiratórias, síndrome do pânico, insônia, depressão, ansiedade, angustia, infecções de repetição, estresse, déficit de atenção e da memória, outras alergias, fadiga e dores crônicas.

Preparação: Ao ar livre, com os pés descalços e roupas leves e soltas. Sobre o solo nu ou sobre a grama. Escolha um horário em que o Sol esteja ameno, especialmente no horário da manhã; num local tranquilo, onde não tenha formigueiro próximo, nem irregularidades no terreno. Se houver muito desconforto, pode usar um tapete ou colchonete, protegido por uma toalha ou manta; sente-se confortavelmente numa posição de sua livre escolha, na qual você possa ficar com a coluna ereta e o mais imóvel possível, por no mínimo 15 minutos; feche os olhos; desligue-se do meio externo.

Técnica: preste a atenção somente na sua respiração. Que sua respiração seja calma e natural. Certifique-se de que todos os seus músculos, em todo o corpo, desde os dedos dos pés até a cabeça, a língua, os olhos, ao longo da coluna, estejam relaxados; não tenha pressa neste ponto. Inicie inspirando lenta e profundamente PELO NARIZ até encher totalmente os pulmões, retenha o ar por um instante, expire lenta e profundamente até esvaziar totalmente os seus pulmões, mantenha os pulmões vazios por um instante.

Repita esta sequencia sem se preocupar com o tempo, nem imponha rigores na técnica. Pode iniciar com 10-15 minutos e ir estendendo gradativamente até uma hora. SÓ ISSO JÁ BASTA, mas, se preferir pode colocar uma sequencia de lindas músicas, de preferencia amenas, tranquilas, que sugiram serenidade; colocar o som em altura agradável. Pode colocar um difusor com essência de lavanda ou um incenso a distância que não incomode. Pode estar só ou em companhia de pessoa com a qual tenha afinidade. SINTA-SE EM PAZ E HARMONIA COM TODO O UNIVERSO.

Dicas de Saúde

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

RIM

Causas psicoemocionais: critica, desapontamento, fracasso.

O rim pode ser atingido por várias doenças de origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplásica, degenerativa, congênita e hereditária.

Ao urinar é muito importante observar a urina:

O volume de urina pode estar aumentado ou diminuído. Grandes volumes diários de três a quatro litros ocorrem na diabete e podem ser a manifestação inicial de outras doenças renais.

A cor pode estar normal, ou seja, amarelo-citrino, limpida e transparente, ou se manifestar turva, esbranquiçada, demonstrando alterações importantes.

A presença de sangue visível na urina recebe o nome de hematúria e é sinal comum a muitas enfermidades, como após traumatismo ou esforços físicos excessivos, , decorrente de uso de alguns medicamentos, doença infecciosa, cística ou tumoral, patologia de próstata, pedra nos rins, anemia falciforme, patologias intrauterinas, etc.

O aparecimento de espuma costuma surgir quando há perda de proteínas na urina, também chamada de proteinúria, um quadro associado à diabetes, AIDS, obesidade e síndrome metabólica, etc.

O ato de urinar pode ter alterações como dor, ardência, urgência, ou urinar em pequenas quantidades em inúmeras micções diurnas ou noturnas.

Um dos sintomas iniciais de doença renal pode ser a presença frequente de micção noturna, ou seja, a pessoa é acordada durante a noite porque está com vontade de urinar.

Dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) na região lombar, na forma de cólica, com irradiação anterior para o abdômen e para baixo em direção ao testículo no homem ou para os grandes lábios na mulher, é forte indicativo de pedra no rim.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

RINITE

Causas psicoemocionais: culpa, crença em preseguição.

Pratique atividades físicas diárias, regulares, leves, sob o Sol, em contato com a natureza;

Mantenha o peso adequado para o seu biotipo, evite o sobrepeso.

Não fume.

Não beba alcoólicos, nem refrigerantes, nem bebidas artificiais.

Passe pano úmido no piso de casa.

Use aspirador de pó na casa, nos tapetes e sofá. É melhor evitar tapetes.

Evite que animais de estimação deitem no sofá, cama, tapetes e roupas de cama de uso humano. É melhor não ter animais ou aves de estimação dentro de casa.

Lave cortinas, se não puder evitá-las.

Evite mofo, perfumes e odores. Não use talco na higiene corporal.

Dicas de Saúde

Clique para assistir o vídeo= APRENDA DESENTUPIR SEU NARIZ EM 5 SEGUNDOS O Médico Dr. Juliano Pimentel 

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

RONCO

 

Melhorando o ronco: a) Faça gargarejo e bochechos com chá de hortelã crua, "in natura".   

b) Coloque água para ferver; cubra a cabeça com uma toalha e inale profundamente pelo nariz o vapor quente de água.

c) Suco anti-ronco: 3-5 cm de gengibre, um limão, duas maçãs, meia colher de chá de sementes de cardamomo e duas cenouras médias batidos com uma xicara de chá de água no liquidificador. Coar e tomar 30 minutos antes de deitar

d) Antes de dormir ingerir a mistura de uma colher de café de azeite de oliva com uma colher de café de mel

Dicas de Saúde - DIVERSAS

SEIOS

Dicas de Saúde - DIVERSAS

SINUSITE

Causas psicoemocionais: irritação com pessoa próxima.

Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Condição na qual as cavidades ao redor das vias nasais inflamam. Esta doença congestiva pode ser decorrente de um quadro infeccioso ou um quadro alérgico.

Para evitar:

a) coma mais frutas e vegetais.

b) evite leite e seus derivados, biscoitos, refrigerantes, sucos e alimentos artificiais, com conservantes e aditivos qúímicos

c) evite fumaça e fuligem. Evite fumar e evite ficar próximo de quem fuma.

d) Tome bastante água pura e chás

SOLUÇÃO SALINA PARA LIMPEZA DO NARIZ

Ingredientes:

  • 1 copo de água mineral morna
  • 1/2 colher de sal de cozinha.

Como fazer: Esta solução salina é ótima para limpar a secreção presa nos seios nasais, diminuindo as dores e melhorando a respiração.

Posologia: Com um conta-gotas, pingue algumas gotas desta solução no nariz, respire e, quando ela chegar à garganta, cuspa a solução. Não engula esta água que estará suja e cheia de secreção. Repita esse procedimento até acabar a água do copo, 3 vezes ao dia enquanto durar a crise de sinusite.

Receita caseira de Xarope

Ferver por 5 minutos em um copo de água: 2 folhas de agrião com talo, i cravo da Índia, um pedaço pequeno de casca de abacaxi e outro de casca de laranja.

Dicas de Saúde

Clique para assistir o vídeo= APRENDA DESENTUPIR SEU NARIZ EM 5 SEGUNDOS O Médico Dr. Juliano Pimentel 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

SONO

Se o assunto é insonia e outros transtornos do sono, então, Acupuntura é um recurso terapêutico muito antigo e conhecido, eficiente, seguro, natural, sem efeitos colaterais, sem reações indesejáveis. Claro que se forem adotados outros recursos também naturais, e corrigirmos hábitos cotidianos, poderemos obter ainda melhores resultados

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Alguns fatores que podem causar insônia comum?

  • Stress
  • Ambientes barulhentos
  • Ansiedade
  • Mudanças de ambiente
  • Idade (para maiores de 60 anos)
  • Horário desorganizado
  • Fumo
  • Álcool
  • Cafeína

Para quem prefere abordagens mais naturais, não há nada melhor que um chá para acalmar os nervos. O chá existe há mais de 2 mil anos, é uma bebida bastante natural e saborosa consumida como uma bebida terapêutica que trás benefícios para a saúde. Mas dentre tantas opções existentes, você sabe quais os melhores chás para te fazer ter uma boa noite de sono?

Chas de camomila, valeriana, erva cidreira, melissa, tília, erva de São João e erva de Santa Maria

Outras alternativas: 

 Mel de lavanda também pode ser usado como um remédio natural para o sono. A receita é simples e saborosa. Para tomar o chá de lavanda, acrescente leite morno ao mel e abafe por alguns minutos. Tome morno minutos antes de dormir.

Coma banana com mel e aveia 1 hora antes de dormir.

Chá para insônia na gravidez

Uma boa receita de chá para insônia na gravidez é o de alface, pois ele possui propriedades calmantes que podem ser utilizadas nesta fase da vida, sem trazer qualquer dano ao bebê.

  • Como fazer: Ferver 1 xícara de água com 3 folhas de alface picadas durante 3 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.

Além de mulheres grávidas, esse chá também é indicado para crianças com mais de 6 meses de vida.

É normal as grávidas terem insônia no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez, devido as alterações hormonais

PARA BEBÊS: 

Existe um consenso entre pediatras que antes dos seis meses de idade, o bebê não precisa de nada além da amamentação e de muito amor.

Na insônia e na cólica de bebês, os chás mais utilizados tem sido os de erva-doce e camomila.

Podem ser utilizados massagem no tronco com óleos naturais de linhaça, de bergamota, laranja ou camomila romana.

A aromaterapia é um bom recurso para ajudar a dormir bem: Vetiver ou Manjerona. Quando inalados, os óleos essenciais chegam ao hipotálamo, região do cérebro que controla as emoções. Para usá-los, basta pingar duas gotas em um recipiente com água fervendo e deixá-lo ao lado da cama. Os aromas são mais poderosos do que pode-se pensar

 

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

TIREÓIDE

Causas psicoemocionais: humilhação.

Tireoide é um órgão, não uma doença. Tem sua forma bem parecida com a de uma borboleta. Está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Regula a função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, e produz os hormônios como o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Alterações na Tireoide podem causar diversos sintomas, que podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando.

Alterações decorrentes do mau funcionamento da tireoide: perda de peso repentina, alteração do ritmo e na regularidade do pulso, fome excessiva ou perda do apetite, náuseas e vômitos, diarreia ou prisão de ventre, fadiga, depressão, ansiedade, inquietação, irritabilidade, nervosismo, pressão alta, alterações do sono, tremores, suor excessivo, alterações menstruais, infertilidade, nódulo ou bócio se apresentando como aumento de volume importante na frente do pescoço, fadiga, fraqueza muscular, pele fria e úmida, queda capilar, unhas quebradiças, aumento das mamas em pessoas do sexo masculino, olhos saltados ou exoftalmia, hipersensibilidade ao frio ou ao calor, etc.

Dicas de Saúde

Veja também: 13 Segredos para você manter sua tireoide sempre Saudável e longe dos medicamentos!   Acesse artigo completo no site= CURA PELA NATUREZA

Dicas de Saúde - DIVERSAS  

TOSSE

Para evitar a disseminação de vírus contra as pessoas que compartilham os espaços onde estejamos:

Ao tossir vire-se de lado com a cabeça baixa, cubra o nariz e a boca com o seu cotovelo, levando o seu antebraço em direção à face ou use um lenço descartável.

Se for participar de eventos, acomode-se próximo da saída. Se tiver crise de tosse quando estiver junto a outras pessoas, afaste-se. Proteja o rosto ao tossir. Respire fundo, tome água, acalme-se até a crise passar. Então poderá retornar ao evento.

Não utilize lenço de tecido lavável para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, pois com isso pode armazenar vírus no lenço que ao ser reutilizado, pode reciclar a infeção e piorar o seu quadro geral.

Escarrar somente no vaso sanitário, se isto não for possível, recolha no lenço descartável e despreze no lixo.

Esteja em espaços com boa circulação de ar. Tome Sol. Melhore a qualidade de sua alimentação.

Se estiver com febre, procure um médico, evite sair de casa para outro motivos. Procure atenção especializada no caso de tosse importante, com falta de ar e fadiga, com secreção excessiva ou com sangue, ou se a tosse se alongar por um mês ou mais.

Dicas de Saúde

Acesse nosso artigo: Tosse e Acupuntura

Dicas de Saúde - DIVERSAS

TPM - Tensão Pré Menstrual

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS

TUMORES

Causas psicoemocionais: mágoas, remorsos e ressentimentos acumulados.

O têrmo tumor tem origem no latim, significando inchaço. O tumor inicia sem sintoma, em um padrão anormal de crescimento, tais como a metaplasia ou a displasia. A origem do tumor pode ter multiplas causas como fatores genéticos e/ou ambientais, agindo isolada ou conjuntamente. Independentemente das causas, o tumor caracteriza-se pela perda da capacidade das células de controlar de forma adequada sua proliferação e diferenciação, reproduzindo-se de forma desordenada e anormal. Existem tumores malignos e benignos. O tumor pode se localizar interna ou externamente. Alguns tipos de tumores são chamados de neoplasias e de câncer.

Prevenção do câncer: Não fume. Não usar drogas, nem bebidas alcoólicas. Evitar uso de remédios, se não tiverem sido prescritos pelo seu médico. Alimentação saudável: Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões. Manutenção de peso corporal adequado. Exercícios físicos moderados, diarios e regulares. Mães devem amamentar no primeiro ano de vida do bebê, no mínimo até os seis meses. Evite exposição excessiva ao Sol. Evite fumaças, fuligens e poeiras, use máscaras.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

ÚLCERA

Causas psicoemocionais: medo de não ser bom o suficiente.

Úlcera é o nome genérico dado a diferentes moléstias que têm lesão de superfície.

Úlceras de mucosas são lesões que acometem mucosas externas como a boca, narinas, glande peniana, introito vaginal e ânus, ou em mucosas internas do corpo, como nas vias respiratórias, tubo digestivo, vias urinárias.

Úlceras orais, podem surgir devido a um machucado causado pelo uso de fio dental, escovar os dentes com força, aparelhos ou por uma mordida, além de vários outros fatores.

Úlcera de decúbito é decorrente de excesso de pressão contínua somado a umidade e calor incidindo sobre uma área específica do corpo, especialmente uma protuberância como cotovelo, calcâneo, tornozelo, coccix, crista ilíaca, coxo-femural, joelho. Muito comum em pacientes acamados ou com deficiência de mobilidade.

Úlceras venosas ou varicosas surgem por uma dificuldade do sangue retornar para o coração, como nas varizes, por exemplo

Úlceras peptídicas (gástrica, duodenal e esofágica) surgem devido a inflamação da parede gástrica, podendo estar associada a presença de uma bactéria.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS

UNHAS

Unhas fracas ou com os cantos irritados ou infeccionados pode ser micose, alergia ou agressão por produtos químicos e abrasivos.

Unhas com leito avermelhado ou com palidez e dedos arroxeados ou escurecidos podem indicar problemas cardiovasculares.

Unhas fracas, quebradiças ou estriadas podem sugerir carência nutricional.

Unhas fracas, quebradiças, esbranquiçadas podem decorrer de problemas de tireóide.

Unhas amareladas, espessas ou com curvatura irregular podem indicar problemas pulmonares.

Unhas quebradiças que lascam com facilidade podem ser decorrentes de deficiência de vitaminas.

Unhas que tem parte esbranquiçadas e parte rósea podem indicar problema de rim.

Unhas grossas com micose ou com predisposição a infecções e deficiência de circulação nas pontas dos dedos dos pés são comuns em diabéticos.

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde - DIVERSAS 

URINA

Resultado de imagem para saude orientação

Dicas de Saúde - DIVERSAS

VARIZES

Causas Psicoemocionais: Desencorajamento. Sentindo-se sobrecarregado

Evite permanecer longos períodos em posição única como: de pé, andando, sentado ou em longas viagens. Faça alongamentos e mude posição a cada uma hora, fazendo intervalos de 5-10 minutos

Dê preferência a uma dieta saudável com abundância de fibras e líquidos, frutas e verduras cruas e "in natura".

Evite o sobrepeso e obesidade.

Faça atividades físicas diárias, regulares e moderadas: caminhadas, bicicleta, alongamento. Prefira escada ao elevador.

Evite o uso de calçados de salto alto, duros ou pesados.

O cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por sérios danos às paredes dos vasos sanguíneos, além de causar a maior parte de todas as outras doenças.

Evite a associação de anticoncepcionais orais e cigarro.

Dicas de Saúde

 

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

VERMINOSE

Verminose ou parasitose intestinal pode aparecer quando se ingere alimento ou água contaminados, quando se leva à boca as mãos contaminadas por material fecal ou qualquer outro material orgânico que contenha os ovos dos parasitas. Estes adentram pela boca e se alojam no sistema digestivo (ou sistema digestório), se instalam no intestino, podendo migrar para outros órgãos através da corrente sanguinea e podem ser a origem de muitos problemas de saúde.

Dicas de Saúde - DIVERSAS

Os parasitas intestinais são um problema de saúde mais comum do que imaginamos. 

Sementes de mamão contra os parasitas intestinais (contra indicada na gravidez)

Sinais e sintomas mais frequentes de verminose: dor e coceira no abdome, coceira no ânus ou pelo corpo, perda de peso, perda ou aumento do apetite, transtornos intestinais sem causa aparente, inchaço abdominal e gases, engasgamentos, cansaço, etc.

Também são muito úteis: côco, sementes de abóbora, óleo de orégano ou óleo de mamona, cenoura crua ralada, suco de romã, cravo da índia, cúrcuma, hortelâ com leite, abacaxi, amora, banana amassada com suco de limão, uva-ursi (uva-de-urso), sementes de linhaça e ameixa sêca

MEDIDAS GERAIS PARA PREVENÇÃO DA VERMINOSE

  • Tomar banho diariamente
  • Lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições;
  • Conservar as mãos limpas, as unhas aparadas;
  • Lave bem todos os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus, fazendo desinfecção prévia. LAVAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES: para um litro ou 5 xícaras das de chá de água, usar uma colher das de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5%, deixar de môlho por meia hora.
  • Proteja os alimentos, evitando o acesso de animais e de insetos;
  • Beba somente água filtrada ou fervida;
  • Ande sempre calçado; use roupas limpas
  • Se for comer carne, prefira somente as bem cozidas ou bem fritas;
  • Mantenha higiene e limpeza da casa e do terreno ao redor, evitando a presença de ratos, baratas, moscas e outros insetos;
  • Não deixe as crianças brincarem em locais sujos, em terrenos baldios, próximo de lixo ou de água parada ou poluída
  • Procure periodicamente um médico ou um posto de saúde.

Mais do que tomar conhecimento é importante que você oriente as crianças sobre as noções de higiene e que divulgue as boas práticas de prevenção e de saúde entre amigos e familiares.

 Dicas de Saúde - DIVERSAS

SAÚDE DA VOZ

Imagem relacionada

Resultado de imagem para saude orientação          Dicas de Saúde - DIVERSAS    

SURDEZ, acesse nosso artigo: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ZUMBIDOS E SURDEZ - Estudo de Caso

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

VISÃO: ver olhos

Dicas de Saúde - DIVERSAS

 

ZUMBIDOS, acesse nosso artigo: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ZUMBIDOS E SURDEZ - Estudo de Caso

 

Dicas de Saúde - DIVERSAS 

 

Veja também em nosso site:

 

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?   
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA  
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura  
4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   
5) AVISO IMPORTANTE  
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES 
7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA 
8) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação 
9) As Emoções podem curar e podem adoecer 
10) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Dicas de Saúde - DIVERSAS

Enviando Comentário Fechar :/