CATAPLASMA - Um Tratamento Tradicional

CATAPLASMA - Um Tratamento Tradicional
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

"Qualquer substância manipulada que se coloca sobre a pele para fins terapêuticos chama-se Cataplasma."

 Como Fazer Cataplasma

Um cataplasma é um remédio antigo usado para acabar com infecções e acelerar cicatrização. É ainda bastante eficiente atualmente e funciona aumentando o fluxo sanguíneo, relaxando os músculos e acalmando o tecido inflamado. O cataplasma ajuda com dores nas articulações, inflamações, furúnculos e abscessos (acúmulo de pus), deslocamento, queimaduras de sol e muitas outras coisas.

Instruções

Escolha as ervas. Ele pode ser feito com ervas secas ou frescas. Cada tipo de erva tem propriedades curativas específicas; escolha uma apropriada para o seu problema e tenha certeza de que funcionará. As ervas mais comuns para isso são: dente-de-leão para eczema, acne, pele seca ou erupção cutânea; fenacho ou sementes de linho para inflamação; carvão vegetal e lobélia combinados para tratar mordidas de inseto, picadas de abelha ou machucados; mostarda para músculos tensos, inflamação e inchaço; cebola para furúnculos e feridas.
Faça o cataplasma com ervas secas. Use um almofariz e um pilão para moer as ervas secas em pó. Depois adicione água morna para formar uma pasta densa. A quantidade de água e ervas dependerá do tamanho da área em que você aplicará o cataplasma e também da absorção da água em relação a erva sendo usada.
Faça o cataplasma com ervas frescas. Se você tiver ervas frescas, não tente transformá-las em pó. Ao invés disso, coloque em uma panela metade de um copo com as ervas e um copo de água. Ferva por dois minutos. A mistura ficará densa. Não tente tirar o líquido da mistura, mesmo que um pouco de água fique na panela quando você tirar o cataplasma.
Prepare o remédio para aplicar na pele. Em uma superfície plana, coloque um pedaço limpo de guardanapo, pano, gase ou algo do tipo que seja grande o suficiente para cobrir a área. Passe o cataplasma nesta superfície. Aplique na pele. Limpe a área com peróxido de hidrogênio. Depois coloque o cataplasma sobre a área. Enrole uma toalha envolta disso e a prenda bem para que a gase/pano não saia do lugar. O cataplasma funciona porque a pele absorve as propriedades médicas das ervas em pouco tempo. Usando uma garrafa de água quente para aquecer o cataplasma pode torná-lo mais eficiente.
Permita que o trabalho aconteça. O cataplasma de ervas deve ser deixado por, no mínimo, 1 hora e no máximo 24 horas na pele. Conforme a dor diminuir, você pode tirá-lo. Coloque cataplasma “novo” quando necessário. Este é um remédio totalmente natural que trata de diferentes problemas. Ele pode ser feito em casa mas muita pesquisa sobre as ervas deve ser feita antes de decidir qual usar.

Fonte: Almada Negreiros

 

Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 

4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?

9) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética, da lei, dos costumes humanos.               

10) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos

11) Banho de Assento - Benefícios e modo de fazer

12) ARGILA, UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para CATAPLASMA - Um Tratamento Tradicional

Enviando Comentário Fechar :/