O Outono pela Medicina Tradicional Chinesa

O Outono pela Medicina Tradicional Chinesa
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

As relações energéticas do Outono e suas consequências na saúde dos seres vivos, as repercussões psicoemocionais, físicas e energéticas.

OUTONO

 

O Outono é uma estação de transição entre o calor e a umidade do verão,  para um período mais seco e um pouco frio. Energeticamente é a estação do Elemento Metal e seus órgãos correspondentes são o Pulmão e o Intestino Grosso.

Quando o Verão passa para Outono, a energia da Terra transforma-se em Metal. Durante esse período, a energia recomeça a condensar-se e contrair-se, voltando-se para dentro para se acumular e armazenar. É o momento de libertarmos tudo o que está gasto (como as folhas das árvores) que caem para poupar a essência. Se nesta fase a energia for baixa não sendo o suficiente para ser armazenada, não haverá força suficiente para passar o Inverno e o próximo ciclo Primavera/Madeira será fraco.

O Elemento Metal controla o Pulmão, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue. É o responsável pela captação da parte yang da energia vital que chega através da respiração e para a Medicina Tradicional Chinesa os distúrbios dessa função vão repercurtir no pulmão e nos rins. Também está ligado a nossa área sensitiva, a tristeza máxima sente-se no  pulmão. Quando uma pessoa asmática entra em crise é porque tem muitos conflitos. Já o Intestino Grosso elimina a "sujeira", enquanto retém e recicla a água do organismo. 

O Outono é a estação da Introspecção e da Meditação, de reciclar sentimentos e pensamentos antigos, apegos (relacionados ao intestino preso) e o excesso de emoções adquiridas durante o Verão.

Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, tristeza e depressão que se manifestam com dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele e diminuição da resistência física.

A cor da fase Metal é o Branco - cor da pureza e da essência. Podemos identificar uma pessoa com desequilíbrio de pulmão através da cor extremamente branca do rosto.
Sendo assim, fiquem atentos à essas informações:
 
O Pulmão responde pelo(a):
- entusiasmo;
- alegria de viver;
- otimismo;
- defesa e proteção;
- sentido de amparo e aprovação,
- purificação.
O Outono pela Medicina Tradicional Chinesa
 
Se você sente que alguma dessas condições não está bem em você...é hora de parar e fazer uma avaliação de sua vida até esse momento.
 
Emoções ligadas ao pulmão em desequilíbrio:
- tristeza (podendo levar a uma depressão);
- melancolia;
- angústia,
- tensões muito prolongadas.
 
De uma forma geral, podemos dizer que o pulmão é afetado pelas perdas afetivas, como relacionamentos terminados ou perdas de entes queridos.
 
Algumas dicas de como cuidar bem do seu pulmão durante o período de energia do Elemento Metal:
 
- Alimentação -  O conceito geral é que devemos eliminar o excesso de umidade que sobrou do verão e fortalecer a nossa energia de defesa (Wei Qi), que depende da energia do pulmão mais forte. Alguns alimentos que drenam a umidade (líquidos) são: abobrinha, alho, alho-poro, rabanete, cebola, cevada, feijão azuki, feijão preto, frango, nabo, pimentão, etc.
Também devemos consumir alimentos que aqueçam o organismo e fortaleçam a nossa resistência: alho, cebola, canela, batata, salsa, cheiro verde, cominho, coentro, cará, inhame, folha de mostarda, pimentas em geral, pimentão, rabanete, rúcula, gengibre, etc.
 
- Faxine seus pensamentos, sentimentos e emoções - Faça uma auto-análise e desapegue-se de padrões emocionais que já não acrescentam mais nada em sua vida. Se perceber que isso é muito difícil de realizar sozinho(a), procure a ajuda de alguma terapia que tenha a ver com seu perfil.
 
- Atividade física - Excelente para saúde, não só durante esse período, e desde que seja praticada com regularidade.
 
Aproveite esse período para se conhecer melhor e mudar tudo o que tem que ser mudado em sua vida. Vá devagar e no seu tempo e logo perceberá do que você realmente é capaz.
Seus Pulmões agradecem!
......................................................................................................................................
 
 
 
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para O Outono pela Medicina Tradicional Chinesa

Enviando Comentário Fechar :/