DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ZUMBIDOS E SURDEZ - Estudo de Caso

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO  ZUMBIDOS E SURDEZ - Estudo de Caso
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Zumbido é a sensação subjetiva de ruídos nos ouvidos. A surdez é a diminuição da acuidade auditiva, podendo evoluir para a perda da audição.

                                        ESTUDO DE CASO

Conceito: Zumbido é a sensação subjetiva de ruídos nos ouvidos. A surdez é a diminuição da acuidade auditiva, podendo evoluir para a perda da audição.
Objetivo: Atender à esperança da idosa em ter amenizados os intensos sofrimentos que se estendiam há 10 anos, para o que os recursos que já havia procurado não conseguiram satisfazer às suas expectativas.
Relevância Metodologia:
Melhora da qualidade de vida e devolução da autonomia possível. Estudo de caso baseado em vivências teórico-práticas.
Instrumento de coleta: História relatada pela idosa e confirmada junto às sobrinhas que a acompanharam em todas as sessões iniciais. Colhidas informações e elaborados relatórios dos registros avaliativos realizados pelo terapeuta autor deste estudo ao final de cada sessão realizada no Espaço Terapêutico.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO  ZUMBIDOS E SURDEZ

Desenvolvimento do Estudo

Identificação do cliente: Nome: A. R. Idade: 88 anos. Sexo: Feminino. Estado civil: Solteira. Profissão: Aposentada.
História Social: Idosa saiu recentemente de uma clínica de idosos, após ter sido submetida a osteossíntese de colo de fêmur D, há 8 meses. Segue com o amparo familiar.
Duração do Tratamento: Início: 29/07/2011. Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos se deram no referido Espaço Terapêutico Próprio, em Jundiaí/SP, sob a responsabilidade do acupunturista: Robson Barbosa Lopes.
Queixa Principal:"Sinto muito barulho no ouvido e na cabeça e não consigo ouvir direito; isto me deixa zonza e perturbada.”
Referindo perda auditiva progressiva, sensação intermitente de zumbido de grilo ou de abelha nos ouvidos e na cabeça que aumentam com o cansaço e quase sempre diminuem com a pressão sobre a região retro auricular.

Sintomas acompanhantes: tonturas associadas a uma sensação de vazio no cérebro; fadiga visual. Constipação crônica, urina clara. Irritabilidade; medo exagerado de lagartixas, de cair, de abandono familiar e de morrer, evidenciado por choro e crise de ansiedade ao falar sobre isso; humor instável. Sono fracionado; bocejos frequentes; fadiga; memória apresentando eventuais “brancos”. Dor e fadiga lombar e dos joelhos; frialdade nos pés; sensação incômoda nos ossos que não consegue definir, mas não era de dor; abusa de alimentos quentes à noite. Alternância entre prisão de ventre e evacuações de fezes inconsistentes. Borborigmo.
“Meus sofrimentos pioraram muito, após minha cirurgia. Não me sinto com firmeza, com segurança para andar, mesmo com o andador." Claudicante, equilíbrio e direção prejudicados, mesmo com o uso de andador. Comorbidades: hipertensão, osteoporose, artrose de joelhos, câimbras nas panturrilhas, ansiedade, adormecimento nos pés. Seguindo acompanhamento e terapêutica de medicina ocidental, paralelamente.
Exames Realizados:
  • Pulsologia: pulso profundo e brando/fraco a flutuante, pulso frontal curto, não inteiramente alcançado no topo da posição.
  • Pontos de Alarme: Sensíveis à palpação e alteração de cor com padrão de deficiência nas áreas correspondentes ao elemento água.
  • Exame da Língua: língua inchada, vermelha, apresentando rara saburra branca e fina mais na raiz da língua e ausência de revestimento no restante do corpo lingual, áreas descoradas na ponta, língua úmida, com rachaduras transversais e marcas de dentes nas laterais.
  • Dados Gerais: Pele descorada e opaca. Pele e olhos apresentando rebaixamento do viço, olheiras e orelhas escurecidas, mento descorado, fronte ampla.
    DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO  ZUMBIDOS E SURDEZ

            (Imagem meramente ilustrativa. Otoscopia é procedimento exclusivo da medicina         ocidental; acupuntura e as demais terapias tradicionais não utilizam este recurso).

Estudo dos padrões (diagnóstico) À LUZ DA TRADIÇÃO CHINESA

Padrões: Deficiência de Yin, Deficiência de Qi, Deficiência do Rim.
Padrão de deficiência do YIN:
  • Sintomas: rubor malar; calores; transpiração noturna; insônia; irritabilidade; nervosismo; tinido no ouvido; menopausa; prisão de ventre; urina clara, de ligeiro tom amarelado; pioram à noite;
  • Língua: vermelha, seca, com rachaduras transversais e na área do pulmão, pouco ou nenhum revestimento da superfície lingual;
  • Pulso: flutuante, vazio ou fino, rápido e fraco na posição frontal direita;
  • Cores correspondentes: verde, branco (branco denso e muito pálido representa a excessiva perda de vitalidade do sangue) e preto (representa a paralisia ou a contração do meridiano e dos tendões, respectivamente).
Padrão de deficiência de QI:
  • Sintomas: fadiga; falta de apetite; sudorese espontânea; falta de ar, excesso de pensamentos; preocupação;
  • Língua: língua pálida com pequenos pontos vermelhos esparsos, saburra fina branca; marcas de dentes nas laterais;
Padrão de deficiência de RIM:
  • Pulso: profundo; brando, superficial e débil; vazio;
  • Padrão de desequilíbrio do rim: orelha preta, tendendo para o acinzentado, faces enegrecidas;
  • Área facial correspondente ao rim: mento (porque a água se situa em baixo) e maçã do rosto;
  • Região do corpo mais afetada: abaixo do umbigo, inferior.
 

Estudo do fator principal envolvido no quadro geral apresentado

Elemento: Água.
Meridianos: Rim e Bexiga.
Sentido:Audição.
Sintomas físicos: embranquecimento dos cabelos; piscar constante; olhos fundos; pronúncia débil; gemidos; aumento de escarro; sensação de vazio no coração e impressão de fome; dificuldades para urinar e evacuar; problemas de urina como enurese e incontinência urinaria; edema; inchaço abdominal, hipogástrico e dos pés; pés frios; dificuldade respiratória e de se deitar; dores nos ossos; dor na coluna, lombar, quadril e joelhos; dentes e ossos fracos; bocejos; falta de memória fraca; embranquecimento dos cabelos; piscar constante; olhos fundos; pronúncia débil; gemidos; aumento de escarro; sensação de vazio no coração e impressão de fome; dificuldades para urinar e evacuar; problemas de urina como enurese e incontinência urinaria; edema; inchaço abdominal, hipogástrico e dos pés; pés frios; dificuldade respiratória e de se deitar; dores nos ossos; dor na coluna, lombar, quadril e joelhos; dentes e ossos fracos; bocejos; falta de memória fraca; energia vital; cansaço; rebaixamento da iniciativa, da vontade, da determinação, da continuidade de propósitos e do ânimo; depressão, medo, pânico.
Padrões de Síndrome Crônica: cor densa, apagada ou perda da cor e do brilho; tez e língua de cor clara.

Terapêutica

Escuta, acolhimento, reforço positivo. Estimulo visando ampliar elaboração dos conteúdos apresentados. Planejamento de estratégias para gerenciamento das situações cotidianas.
Fricção local nas áreas de dor com solução alcoólica contendo ervas para minimizar as dores. Helioterapia de 20 a 30 minutos/dia. Escalda-pés e tonificação plantar todas as noites, imediatamente antes de dormir.
Dieta com redução de sal; observar regularidade na alimentação; inclusão de alimentos funcionais: calmantes, laxantes, energéticos. Suplementação alimentar com Agar-agar. Chás caseiros de especialidades antidepressivas e ansiolíticas. Gemada com a casca de ovo 1X/semana no primeiro mês e quinzenal, a partir de então.
Intervenções diretas nos meridianos: a escolha dos pontos e do sequenciamento sempre dependendo da avaliação que antecede a sessão, sujeitos a adequações, supressões ou acréscimos. A cada reavaliação levamos em consideração todas as intercorrências havidas no espaço entre as sessões:
  1. Moxabustão indireta - R1, E36, VC4-8, B23-34, VG20, IG4.
  2. Acumoxa - B23; B52; B62; ID3; R3.
  3. Agulhamento (H) - Ahshi, C7, VC17, CS6, P9, BP6, R7, F3, E41, VB38 e 39, B54 (weizhong), B57, B60, TR5.
  4. Agulhamento de permanência - TR17-18-19-20-21, VB2, ID19.
  5. Recursos Adicionais - Infravermelho sobre áreas friccionadas com óleo essencial mentol canforado ou TENS (eletroneuroestimulação transdérmica) Ahshi.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO  ZUMBIDOS E SURDEZ
Sobre o Planejamento Terapeutico - Inicialmente duas vezes/semana, nos primeiros seis meses, reduzindo para uma vez/semana, para manutenção, permanecendo à disposição para antecipação da sessão se necessário for. Orientada quanto à absoluta importância em cumprir com o planejamento elaborado.Evolução do caso - Na sexta sessão já não precisava de andador, só de muleta de mão. A partir da vigésima terceira sessão recusou-se ser acompanhada de sobrinhas, indo e voltando de taxi, sozinha, no percurso entre sua residência e o Espaço Terapêutico. Dependendo da oscilação de humor, de excesso de atividades e do clima, especialmente frio e vento, reapresentava sintomas passageiros. Relatava com orgulho que progressivamente ia retomando a execução de todas as suas atividades de vida diária e de vida prática, restituindo a autonomia possível, fazendo visitas regulares a seus familiares, voltando a frequentar as missas religiosas, fazer compras para as suas necessidades pessoais e domésticas, etc. Ficava feliz a cada vez que seus médicos lhe reduziam a medicação ou as substituíam por outras mais leves, face à sua progressiva melhora.Considerações finais - A principal lição no desenvolvimento deste caso foi a de que o raciocínio profissional, ético e crítico do profissional precisa ser constantemente revalorizado, de modo que se ressalte a necessidade de rigorosa e criteriosa anamnese e exame físico, lançando mão de seus conhecimentos técnicos e científicos para se preciso, auxiliar na reavaliação, revisão e adequação imediata do plano de tratamento, buscando a otimização na prestação deste serviço.                                         (Robson Barbosa Lopes)
 
Acesse o Artigo: Zumbido nos ouvidos: O que fazer sobre isso?

 

     Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Entrevista sobre Tratamento com Acupuntura 

4) Falando sobre Calatonia - Entrevistando a Terapeuta

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) HELIOTERAPIA O SOL COMO REMÉDIO

9) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?

10) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.               

11) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos.

12) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita               

13) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ZUMBIDOS E SURDEZ - Estudo de Caso

Enviando Comentário Fechar :/