A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA.

A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Robson Barbosa Lopes, responsável pelo Espaço Terapêutico Fu Hsi (庖犧), entrevista a Terapeuta e estudante de psicologia Daiane Gonçalves.

(PERGUNTA)  Seja bem vinda. Muito legal ter você aqui, entre nós. Iniciando, gostaria de pedir que você se apresentasse para os visitantes de nosso site. Gostaríamos de saber um pouco sobre você, qual sua especialidade terapêutica, seu trabalho.
(RESPOSTA)  Meu nome é Daiane, tenho 28 anos e sou estudante do ultimo semestre de Psicologia. Amo a psicologia; é um sonho de criança e realizá-lo está sendo a melhor coisa que podia acontecer. Foram 5 anos dedicados a esse sonho, uma caminhada longa, porém, passou rápido e já estou vendo chegar ao grande propósito que é o de poder dizer “Agora sou uma Psicóloga!!!”. 
(PERGUNTA)  Quando você pensa em como será ser psicóloga...
(RESPOSTA)  É uma mistura de sensações, o medo do que virá, a alegria por ter cumprido uma grande etapa. Penso na saudade que sentirei dos meus amigos, nossa!!! 5 anos que nos vemos todos os dias de segunda à sexta e que depois não será mais assim. E dos pacientes então? Dos meus pacientes que atendi na Clinica de Psicologia da Faculdade; os primeiros pacientes a gente nunca esquece né?! Mas, a felicidade toma conta, porque poderei exercer a profissão que tanto almejei. Será um novo desdobramento neste percurso.
(PERGUNTA)  Como foi a escolha de sua especialização?
(RESPOSTA)  Na faculdade, vemos todas as abordagens que a Psicologia possui. No 4° ano escolhemos a que seguiremos, e meu coração bateu e bate mais forte pela Terapia Comportamental Cognitiva – TCC; faz todo o sentido para mim.
(PERGUNTA)  Fale um pouco sobre o que é Terapia Comportamental Cognitiva
(RESPOSTA)  A TCC parte de um principio de que, o que sentimos e como agimos é resultante da forma que pensamos ou da interpretação que temos em relação a uma situação, sendo que cada pessoa interpreta de forma diferente cada situação, dada a singularidade, às particularidades que tornam o indivíduo um ser único. O pensamento negativo impacta no cotidiano, interferindo na qualidade do humor.
(PERGUNTA)  Quais as bases da Terapia Comportamental Cognitiva?
(RESPOSTA)  A intervenção clinica tem por base fazer toda essa mudança de pensamento, reformulando suas crenças, tendo como técnicas utilizadas, entre algumas, a respiração diafragmática e o diálogo socrático, propondo mudanças nas crenças disfuncionais. 
As sessões são baseadas de forma a simplificar o quadro para o paciente tornando possível  resolver seus problemas, usando os pensamentos a seu favor, podendo levar esta estratégia de lidar com as situações não só para as sessões de terapia, mas para sua vida toda,  já que o paciente desenvolve competência para julgar os seus pensamentos negativos e responder a eles, sendo mais realista. O paciente começa a aprender a estruturar seus problemas que antes eram inaceitáveis, suas crenças disfuncionais são substituídas por crenças que darão a oportunidade para ter novos comportamentos e sentimentos mais positivos e construtivos tanto a ele quanto para as pessoas ao seu redor. 
(PERGUNTA)  Como funciona a TCC - Terapia Comportamental Cognitiva?
(RESPOSTA)  Devo dizer que para mim a TCC é a melhor escolha de terapia. Os pacientes ao se observarem treinam com os seus sentidos, conseguem identificar e distinguir os seus pensamentos e sentimentos, analisando as suas experiências e se tornando conscientes de como os seus pensamentos influenciam nos seus sentimentos. A terapia “desafia” o paciente a ver a realidade dos seus pensamentos automáticos. Quando o paciente entra no mundo dos seus pensamentos pode sentir muita dificuldade em fazer um juízo dos próprios pensamentos. Daí que vem o trabalho do psicólogo, para ajudá-lo a identificar esses pensamentos e torná-los compreensíveis. Claro, o passado é muito importante, mas nossos medos e sofrimentos podem ser mudados no hoje, pois o que passou ficou num plano que não tem mais como modificar, mas a TCC busca encontrar soluções nos pensamentos para mudar o comportamento agora, com isso se pode construir um presente bom, e, um futuro prazeroso.

A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA.

(PERGUNTA)  Como resumir o tratamento pela Terapia Comportamental Cognitiva?
(RESPOSTA)  “O tratamento é sensível em relação ao tempo de duração e é frequentemente mais curto do que outras psicoterapias, devido ao fato de que um dos objetivos principais do tratamento é ensinar os pacientes a serem seus próprios terapeutas. (Beck, 2006)”
(PERGUNTA)  Na sua visão, qual a sua missão como psicóloga?
(RESPOSTA)  Para mim, uma quase psicóloga, o que mais importa é o paciente ser feliz, e isso é uma grande responsabilidade. Mas me sinto privilegiada em ser alguém que irá tocar no que mais me importa que é a felicidade do ser humano, mostrando que seus pensamentos podem levá-los a novas direções, e descobrindo que a alegria e as conquistas só aparecem quando realmente nos conhecemos, nos aceitamos e mudamos nossos pensamentos.
(PERGUNTA)  Quando se fala em Terapia, podemos perceber uma variedade enorme de conceitos que se tem dela. Já se teve muita objeção, mas hoje é melhor aceita, de forma geral, em todas as modalidades terapêuticas. Como você vê esta questão?
(RESPOSTA)  Fazer terapia é muito importante para uma boa qualidade de vida, mesmo ainda existindo preconceito, a terapia é um enorme passo para mudanças, mudanças cognitivas que irão possibilitar seres humanos mais realizados e mais felizes.
(PERGUNTA)  Gostaria que você deixasse uma mensagem para o visitante de nossa página.
(RESPOSTA)  A Acupuntura harmoniza as energias e isto irá equilibrar e tornar saudável o físico, o psíquico e o emocional. A Psicologia cuida do mundo mental, psicológico, das emoções, lidando com os fundamentos básicos do Ser. Tenho visto muitos pacientes com transtornos psicoemocionais que tem uma espantosa melhora e muito mais rápida com a soma de esforços entre nossas especialidades: de um lado o Psicólogo e de outro o Acupunturista, somando esforços. Assim, juntos, poderemos melhorar muito o mundo interno das pessoas. A partir disso, estando o homem mais equilibrado, aí sim poderá interferir de forma positiva na sociedade a que pertence e por isso contribuir para transformar positivamente o mundo externo. “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” (Buddha)
(PERGUNTA)  Eu e os visitantes do nosso site agradecemos esta oportunidade, na qual você esclareceu questões muito importantes para ampliarmos a compreensão desta modalidade terapêutica tão importante no cenário da saúde; uma rica oportunidade para nos embrenharmos no pensamento, nas expectativas e impressões de uma acadêmica da Psicologia.  Para finalizarmos, convido a deixar seus contatos.
(RESPOSTA)  Eu é quem agradeço a rara oportunidade de, sendo acadêmica, poder manifestar minha opinião, meu modo de ver esta maravilhosa ferramenta com a qual brevemente estarei trabalhando, servindo. Permaneço sempre à disposição para qualquer esclarecimento onde eu possa ser útil, onde eu possa de alguma forma contribuir, servir, porque esta é a minha missão: SERVIR.

Meu contato: DAIANE GONÇALVES, e-mail: daianeepsico@hotmail.com

A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA.

          → Clique abaixo e pratique a aula de Relaxamento para ansiedade, estresse, irritabilidade, nervosismo, insônia

 

3 Horas de musicas para relaxamento e meditação

 

     Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 

4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) As Emoções podem curar e podem adoecer

9) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?

10) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.               

11) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos.

12) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita               

13) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA.

Já temos 8 comentário(s). DEIXE O SEU :)
João Lima

João Lima

Adorei a entrevista, esclarecedora. : )
★★★★★DIA 23.09.16 07h03RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Que bom receber sua visita em nosso site. Acabo de atualizar com mais alguns textos que achei interessantes. É assim mesmo. Sempre estamos inovando, atendendo o interesse de nossos amigos e clientes.
Tenho certeza de que Daiane ficará muito feliz com seu comentário.
Apareça sempre. Paz e Luz



★★★★★DIA 25.09.16 02h14RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Cássio Gaino

Cássio Gaino

Sensacional! Muito bom!
★★★★★DIA 08.09.16 19h46RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Que bom exemplo o seu ao incentivar uma acadêmica. Verdade, ela tem uma apurada percepção, é muito dedicada e tem intenção nobre quanto ao exercício da profissão. Será uma profissional brilhante. Quero reforçar o convite para que você esteja sempre comentando as novidades que vamos colocando no site. Paz e Luz
★★★★★DIA 09.09.16 08h20RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jéssica Belchior

Jéssica Belchior

Parabéns pelo profissionalismo Daiane. Boa sorte na sua carreira!
★★★★★DIA 08.09.16 17h44RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Seja muito bem vinda, Jéssica. Vou repassar seu elogio só para ver o brilho no olhar da Daiane. Incentivos assim, impulsionam o terapeuta novato a buscar ainda mais o aprimoramento para melhor servir. Já estamos preparando novas atualizações para este nosso site, para o que, refaço meu convite para que sempre esteja conosco, nos oferecendo suas opininiões, sugestões e críticas. Até lá. Paz e Luz
★★★★★DIA 09.09.16 08h50RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Hilton Bacelar

Hilton Bacelar

Muito interessante esta entrevista.
★★★★★DIA 08.09.16 16h42RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Que bom ter sua visita ao nosso site. Realmente, Daiane é uma bela promessa para honrar a psicologia. Muito aplicada e estudiosa. Apareça sempre, Hilton. Paz e Luz
★★★★★DIA 08.09.16 17h19RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/