Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Vejamos um caso onde apresentamos a avaliação de sinais e sintomas com base nos parâmetros próprios da acupuntura tradicional sistêmica, seu correspondente tratamento e orientações gerais, realizado no Espaço Terapêutico Fu Hsi - Jundiaí/SP, no período entre novembro de 2.009 e maio de 2.010.

INTRODUÇÃO: Com base nas entrevistas realizadas com o paciente, na anamnese e avaliação de pulsologia e da língua, evidenciamos sinais de coração em quadro de deficiencia, consolidando a hipótese diagnóstica, dentro da perspectiva própria da medicina tradicional chinesa.

CLIENTE: Em 17 de novembro de 2.009, comparece J.P.L., masculino, 47 anos, pardo, casado, vendedor em momento de instabilidade da economia, vivendo situação econômica e social satisfatórias, tempo médio de exposição a monitores em torno de 8 horas por dia sob luz artificial e fria, sem hábitos esportivos, etilismo social, raro. Queixas apresentadas: memória fraca, esquecimento de nomes e datas, desconcentração para o trabalho com tendência de estar "longe" ou "nas nuvens", apreensão e depressão, palpitação com falta de ar moderada ou respiração fraca, fadiga, aversão ao frio, preferência por amargo e repulsa ao salgado. Há mais ou menos 25 anos atrás, tinha imenso prazer em expandir euforia, que dizia ser para aliviar muitos momentos acumulados de intensa tristeza pela perda sucessiva de familiares muito queridos. Parou de tomar medicações prescritas por conta, há quase um mês desta nossa primeira avaliação, quando orientei buscar nova avaliação e conduta junto ao seu especialista prescritor, porém, se recusou e se manteve irredutível.

Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

"As vezes me acho velho demais, parece que perdi as forças", diz.

EXAME: Língua: Sulco lingual mediano com rachadura profunda, vermelha especialmente no ápice, trêmula. Pulso: fraco, curto frontalmente, rápido, irregular.  

             Diagnóstico: Deficiência, Merdiano do Coração.  

EXPLICAÇÃO:  A palavra Coração (Xin), na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), carrega funções mais abrangentes que a palavra coração na Medicina Ocidental. O Coração ajuda o Pulmão na formação do Zhong Qi (Qi Torácico), tão importante na transformação das energias Pós Celestiais, como a Wei Qi (Qi de Defesa) e o Ying Qi (Qi Nutritivo). Pertence ao elemento Fogo, e como tal possui funções reguladoras do metabolismo. O Meridiano do Coração se abre na língua e se espelha na face. Possui 9 pontos em seu trajeto superficial. O coração hospeda o shen (espírito) e a mente, controla a fala, é a raiz da vida e a origem da vida mental. Alterações na Mente como memória fraca e desconcentração indicam alteração no meridiano do Coração. A rachadura na região específica e as palpitações confirmam a hipótese. A depressão, desconcentração, temor ao frio, falta de ar e o pulso fraco indicam a deficiência.

 

Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

ESCOLHA DE PONTOS BÁSICOS: Para intervenção global, utilizamos os pontos de acupuntura, em técnica de harmonização, uma vez por semana no primeiro mês: C5, B15, B44, VC6, VG14.

PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO: Iniciamos o tratamento com enfoque de controle procurando manter o planejamento baseado na escolha de pontos básicos como base, a tratar a raiz do problema, adequando-o às modulações energéticas que vieram a se constatar ao início de cada sessão. 

Em nossa reavaliação, observamos na terceira sessão significativa melhora confirmada pelo paciente, com boa melhora da sintomatologia inicial. "Sim, já me sinto bem melhor." Avalia melhora em 7, numa escala onde 0 (zero) representa “nenhuma melhora” e na outra extremidade 10 (dez) “melhora completa”. 

Na maioria das sessões utilizamos um tratamento direcionado à tonificação dos órgãos mais rebaixados pelo quadro geral, baseados nas reavaliações que precediam a cada sessão. 

Prosseguimos com espaçamento quinzenal no segundo mês, e mensal para manutenção, a partir do terceiro mes, por tres meses. 

Também procuramos orientar o paciente quanto:

a) alimentoterapia: preferir quentes, temperados, vermelhos, em especial a beterraba, couve, aspargo, aveia, chicória, acelga, tomate, morango, damasco, milho, trigo, noz moscada, cevada. Uma colher de café de óleo de gergilim torrado, sobre o alimento, no almoço. As gorduras devem ser evitadas se sentir agitado e ansioso, caso contrário, pode ser benéfica. De forma geral, menos sal (preferir sal do hymalaia), menos calorias e doces, mais fibras alimentares, evitar gelados, etílicos e artificiais.

b) atividades físicas moderadas e diárias como a caminhada com os pés descalços e ciclismo, sob o Sol. Lida com a terra: jardinagem, horticultura, etc. Técnicas de exercícios respiratórios.

c) evitar qualquer tipo de excesso e estresse entre 11 e 13h00.

Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

Em 12 de maio de 2.010, dado alta por completa estabilização do quadro. Paciente se sentia mais confiante sob acompanhamento, então optamos por Auriculoterapia com utilização de sementes de mostarda, em espaçamentos ao critério do paciente que prefere mensal. Quando indicado, mas raramente, utilizamos massageador elétrico na parte posterior do tronco e dos membros, por vibração, ao nível máximo, por até 15-20 minutos/sessão, ou digitoestimulação profunda e por deslizamento, sobre óleo essencial de ylang-ylang, em pontos de assentimento. Como gosta bastante de massagem, oriento buscar massoterapeuta para shiatsu.

Até o presente momento (14/12/2.016): bem, sem queixas, estável. "Como é bom se sentir bem. Eu tinha medo de agulhas. Se eu soubesse o bem que faz, teria vindo muito antes", ressalta.

Seguimos acompanhando em reavaliações da compleição energética. Nível de satisfação: pleno.

 

          Veja também em nosso site Assuntos relacionados:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 

4) As Emoções podem curar e podem adoecer  

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação

9) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
ROberto Carlos Marchesoni

ROberto Carlos Marchesoni

Gostei muito do contesto.
Já fiz muita acupuntura mas para dor lombar, para este caso não tinha conhecimento.

Fico feliz em saber o quanto a acupuntura tem ajudado pessoas.
No caso de gordura no figado, tem como ajudar com a acupuntura ?
★★★★★DIA 06.02.17 12h10RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Olá, meu caro. Primeiramente quero que voce saiba do meu prazer em recebê-lo em nossa página e aproveito para apresentar as minhas melhores boas vindas. Vamos à sua questão. Acupuntura funciona para quase tudo, já que não tem foco na doença, mas na harmonização de toda a complexa rede de fluxo energético. Quando há algum transtorno energético persistente, ocorrem sinais e sintomas no nosso corpo mostrando que algo não está correto; se não são cuidados e reparados, estes sinais e sintomas evoluem para doenças agudas que se transformam em doenças crônicas. Acupuntura tem como aliados mudanças necessárias no nosso modo de viver e de ser e pode contar com muitos recursos auxiliares como a fitoterapia que é muito valiosa para esta questão. Acupuntura já não é mais só a menina dos olhos dos especialistas quando a questão está na esfera das dores ou dos transtornos psico-emocionais, mas, passa a ser indicada para tudo, tanto como terapêutica complementar como recurso exclusivo. Abraços
★★★★★DIA 16.02.17 12h32RESPONDER
Hilton Bacelar
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/