Dica de Saúde - ACNE

Dica de Saúde - ACNE
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Problemas de pele como cravos, espinhas, acne acometem um grande percentual dos adolescentes, podendo chegar até a idade adulta. Em alguns casos a dermatose pode se tornar rebelde aos tratamentos por décadas.

Acne:

A acne vulgar não é um novo tipo de acne. Este é o termo utilizado para descrever a acne comum. Manchas, pontos avermelhados e intumescidos ou irregularidade na superfície da pele normalmente têm uma condição chamada de acne vulgaris ou acne vulgar. Raramente uma pessoa não tenha tido acne que pode ocorrer mais comumente na face e no dorso.
Acne não é contagiosa e ocorre em todas as raças. Em alguns casos pode se tornar rebelde aos tratamentos por décadas. Para algumas pessoas a acne pode ser leve, com apenas algumas manchas aqui e ali. Mas, para outros, ela pode ser bem mais grave.
É uma perturbação cutânea bastante comum na puberdade, adolescência e nos adultos jovens, podendo iniciar aos 11 ou 12 anos de idade, com prevalência maior no sexo masculino, porque sua causa está associada à produção dos hormônios sexuais masculinos.
A nível psicológico as suas sequelas podem ser particularmente pungente.
As glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ser drenada pelo poro e ali se acumula formando comedões. O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes.
Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula e podem estar correlacionadas com o ciclo menstrual. Nos homens, os quadros costumam ser mais graves e, sem tratamento, podem estender-se por décadas.

 

De acordo com a minha modesta opinião e baseado na minha humilde experiência profissional, apresento a seguir planejamento terapêutico mais habitualmente utilizado por mim para uma parte dos pacientes com este quadro, sempre dependendo da avaliação global que antecede a sessão. Devemos considerar de que o planejamento terapêutico abaixo não é definitivo para todos os casos e não são regras fixas para tratamento, que alguns e até quase todos estes pontos indicados abaixo podem ser substituídos dependendo de cada situação em específico.Estes pontos sempre devem ser complementados dependendo das intercorrências.
Utilizamos uma abordagem holística e completa, buscando a rearmonização de toda a complexidade energética do indivíduo.
Para cada ponto a ser utilizado o profissional deverá saber escolher a opção mais indicada entre as técnicas de harmonização, sedação ou tonificação, com agulhamento superficial, mediano ou profundo:
O meridiano do Pulmão influencia no surgimento, controle e eliminação do acne, pois regula a nossa respiração e a abertura dos poros e a invasão de umidade-calor neste meridiano é decisiva para a ocorrência de doenças de pele. O meridiano do Estômago influencia o surgimento de borbulhas se produzir calor excessivo..
Atuar meridiano: Pulmão e Estomago. Tonificar: Rim.  Sintoma IG. Pacificar fatores emocionais envolvidos de raiva, revolta, tensão, emoções reprimidas e dificuldades nos relacionamentos interpessoais,
Pontos: Plano A - +11 IG; 1 IG, 22VC; 13B, 3E, 7 IG
Plano B - A cada 15 dias= 1º. Mês técnica neutra e depois sedação= 13B; +2BP; 4 IG; +11 IG; 2P; 22 VC
Acne de espádua (RT) 65B

 

PRÁTICAS COMPLEMENTARES E INTEGRATIVAS 

        → CARDÁPIO DE ORIENTAÇÕES GERAIS DE NATUROTERAPIA= 

Para o banho diário, lave o rosto com água morna e um sabonete neutro, antisséptico de sua confiança ou sabão neutro ou de côco, fazendo massagem, sem muita espuma. Enxugar bem o rosto, após lavar
Faça uma limpeza previa, leve e breve da pele com um algodão embebido em álcool. Aplique uma máscara com 3 colheres de mel puro de abelhas com 5 gotas de própolis. Deixe agir por 5-10 minutos. Lave o rosto, enxagoe bem e enxugue delicadamente.
Lavar com chá morno de folha de abacateiro, crista de galo + camomila; deixar secar no rosto. 2 vezes por semana
2 vezes por semana= 1) Aplicação de toalhas quentes sobre todo o rosto, por 1-3 minutos;  2) Massagem facial com 1 colher de sopa de mel + 1 colher de sopa de açúcar cristal + 5 gotas de própolis não alcoólico. Se ficar muito seco pode-se utilizar algumas gotas de água para facilitar a massagem. Iniciar pelas áreas não acometidas pelo acne e terminar nas áreas comprometidas. Por 1-3 minutos. Não remover.  Aplicar toalhas quentes, por 1-3 minutos. Lavar bem. 3) Em dias alternados massagear com: a) aloé vera (babosa) + calêndula; b) hortelã + alface lisa + pepino. Iniciar pelas áreas não acometidas pelo acne e terminar nas áreas  Por 1-3 minutos. Não remover.  Aplicar toalhas quentes, por 1-3 minutos. Lavar bem.  4) Em dias alternados lavar com a) chá morno de casca de romã; b) água de arroz, morno e secar.  5) Colocar em cima, amarrando casca de banana, a parte de dentro. Pingar suco de limão. Pingar azeite de oliva. Usar até sarar, um remédio de cada vez, mas o ideal é usar todos em cada dia. 
          O TERAPEUTA ELEGERÁ QUAIS DESTAS ORIENTAÇÕES ESTARÃO MAIS ADEQUADAS AO CASO EM SUA LIDA, PODENDO ALTERNAR AS QUE ACHAR ÚTEIS, SE FÔR O CASO, BASEADO NA SUA EXPERIENCIA PROFISSIONAL, NA NECESSIDADE FRENTE AO ESTÁGIO DO TRATAMENTO OU DA EVOLUÇÃO DA DOENÇA.
        → FITOTERAPIA= a) Alimento indicado: linhaça.   b) Chá: Hamamélis, Calêndula.   c) Lavar com infusão de rosas brancas, ou solução de pedra ume ou suco de limão (remover bem sob água corrente todo o resíduo de limão da pele antes de expor-se ao Sol).
        → AURICULOTERAPIA= hipófise, endócrino, pulmão, coração, intestino grosso, baço, estômago, rim, suprarrenal, região lombar, área acometida. Sangria na área da bochecha  
        →DO IN=  IG4 (Hegu)

Dica de Saúde - ACNE

         → AROMATERAPIA: Anis, Lavanda. Gerânio. Sândalo
         → ALIMENTOS RECOMENDADOS= abóbora, pepino, melancia, melão, aipo, cenoura, repolho, folhas de beterraba, folhas de amoreira e abundância de frutas frescas.
         → EVITE= frituras, alimentos gordurosos, alimentos condimentados, alimentos oleosos, chocolate, café, álcool, açúcar, fumo, estresse, prisão de ventre e maquiagem.
        → METAPATOGENIA:  PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo. Desamor de si. Crença na feiúra. Culpa,
        →REPROGRAMAÇÃO DE PADRÕES MENTAIS POSITIVOS: Refletir e refirmar diariamente: - Manifesto o melhor o mais belo, a partir de minha individualidade perfeita, bela, harmonica. Sou amado e amo a todos os seres. Eu me perdôo e perdôo a todas as pessoas e situações.

 

Acupuntura Tradicional não comporta receitas padrão para moléstias. Não existem tabelas de pontos para sem utilizadas para cada patologia ou sintoma  E QUANDO ALGUNS TERAPEUTAS  INSISTEM EM FAZER ISSO,  FAZEM QUALQUER COISA, MENOS ACUPUNTURA.
Cada pessoa tem necessidades e especificidades muito pessoais, singulares e únicas. A verificação da compleição energética mostra características diferentes para mesma pessoa ao ser apurada antes ou depois de refeição, de atividade física ou intelectual, de repouso, etc.
Assim, cada caso é um caso. Trata-se a pessoa e não a doença. Cada caso é tratado individualmente, dependendo da necessidade individual.
Estas condições energéticas globais do indivíduo estão em permanente mudança e passando por ininterruptas adequações, são impermanentes para a mesma pessoa e dependem da estação meteorológica, das condições climáticas, dependem do horário do dia, se é homem e mulher, obeso ou magro, criança, adulto ou idoso, trabalhador urbano ou trabalhador braçal, moradores de altitudes ou do nível do mar, asiático ou ameríndio, cada pessoa é exclusivamente única...  Também depende se a moléstia é aguda ou crônica, intensa ou moderada, contínua ou intermitente, se piora mais pela manhã, pela tarde ou pela noite, etc. Enfim, estes são alguns dos muitos critérios de avaliação diagnóstica próprios da Tradição Chinesa, com os quais um TERAPEUTA QUALIFICADO pode estabelecer um adequado planejamento terapêutico eficiente.
Acupuntura não consegue ser feita com padrões de produção em série. Cada sessão é como uma obra de arte: esmeradamente única e exclusiva, preciosamente ímpar.           (Robson Barbosa Lopes)
Veja mais:  VÍDEO= 'Como venci a acne e recuperei minha autoestima'

 

                   Veja também em nosso site:

1) Tosse e Acupuntura           

2) Aviso Importante           

3) Zumbidos e Surdez            

4) Acabe com a Ansiedade Alimentar           

5) Deficiência do Coração - Estudo de Caso          

6) Para Evitar Enfermidades         

7) Eficácia do Tratamento com Acupuntura           

8) Bruxismo e Ranger de Dentes           

9) As Emoções podem curar e podem adoecer       

10) Dor de Cabeça Crônica

11) Banho de Assento - Benefícios e modo de fazer 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Dica de Saúde - ACNE

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Lúcia Ramos

Lúcia Ramos

Adorei a dica...vou adotar!
Lúcia Ramos
★★★★★DIA 15.09.17 13h18RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Que legal que o artigo esteja sendo útil para você. Volte a falar dos resultados. Tá bom? E apareça sempre.



★★★★★DIA 16.09.17 16h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/