Síndrome do Pânico, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa

Síndrome do Pânico, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Para a Medicina Tradicional Chinesa - MTC, síndrome do pânico é uma defesa do organismo, é um esgotamento da energia Jing.

Segundo a MTC, a síndrome do pânico é um esgotamento da energia Jing, que é a essência da energia do rim. Entre os cinco movimentos é o órgão que se relaciona com o medo e o pânico.

Explico. Segundo a MTC, as cinco formas de movimentos da energia da natureza são representadas por Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Elas representam tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo. Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade.

Por essa ótica, a MTC considera que o ambiente, influencia diretamente nosso estado físico e emocional, bem como nossa personalidade.

Os cinco elementos estão relacionados aos órgãos e aos temperamentos. A energia do rim (elemento água) representa os sentidos de ação e reação e se relaciona com o medo e o pânico.

As causas do esgotamento do Jing são o excesso de esforço físico e mental, trabalhar demais, doenças crônicas, fatores traumáticos, devido a uma atividade física muito intensa, dieta e sono desregrados e até mesmo a perda de energia em conseqüência do parto.

Num processo crônico perde-se muito Xue, que é o esgotamento da energia perdida no parto por exemplo. Essa energia se encontra em neurotransmissores e neuropeptídios como a serotonina. Isso também pode ser ocasionado por fatores traumáticos causados por doenças graves.

O mecanismo da harmonia da energia Ch'i (energia vital) e do Xue fortalecem o Jing e a energia do rim assim se consolida. Por isso, o esvaziamento da energia do rim é fruto do esgotamento das energias Ch'i e Xue.

Síndrome do Pânico, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa

Imagine uma casa com todas as luzes acesas, chuveiro ligado, todos os aparelhos elétricos ligados... O que vai acontecer depois de um tempo? Uma queda total de energia com o desarmamento do disjuntor. Se você ligar o disjuntor novamente ou fizer uma ligação direta e não desligar os aparelhos, irá ocorrer uma queda de energia ou um curto-circuito e a casa pode até pegar fogo.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, onde o organismo e os neurônios estão sobrecarregados, ocorre a síndrome do pânico, que poderíamos considerar como uma espécie de apagão. O objetivo é o de proteger o organismo em estado de estresse, que leva a um alerta máximo; e não deixar os neurônios "torrarem". Ou seja, a síndrome do pânico corresponde à queda do disjuntor.

Remédios antidepressivos à base de fluoxetina, para tratamento da síndrome do pânico, têm eficácia principalmente na fase aguda da doença, mas eles não promovem a sua cura, mas apenas a remissão dos sintomas.

Voltando à analogia entre casa e corpo humano, esses remédios equivalem a fazer uma ligação direta para manter a casa em funcionamento. O combate efetivo seria desligar os aparelhos que não precisam estar ligados e, no caso do corpo humano, combater os fatores de estresse e preocupação que geraram a síndrome do pânico. Para isso é necessário: relaxamento, yoga, atividade física moderada, meditação, dieta e sono regulares, psicoterapia. Enfim, mudanças de hábitos de vida.

Acupuntura serve para tratar síndrome do pânico?

Os pontos de acupuntura através das agulhas irão fortalecer as energias Xue e Ch'i do rim.

Texto: Dr.Jou Eel Jia - É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

Fonte: Vyaestelar

 

Síndrome do Pânico, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa

Veja também em nosso site:

1)  FALANDO SOBRE CALATONIA

2) DESINTOXICAÇÃO – RECEITA

3) CARDÁPIO VEGETARIANO COM ACOMPANHAMENTO E SOBREMESA – RECEITAS

4) ESCALDA-PÉS PARA RELAXAR – Receitas Maravilhosas

5) CHÁS CASEIROS TRADICIONAIS – DICAS, PREPARO E INDICAÇÕES

6) ENTREVISTA SOBRE TRATAMENTO COM ACUPUNTURA TRADICIONAL SISTEMICA - VIDEO

7) PIZZA VEGETARIANA COM SUCO OU VITAMINA NATURAL E SOBREMESA

8) EFICÁCIA NO TRATAMENTO COM ACUPUNTURA – ENTREVISTA – VÍDEO

9) QUEIJO, REQUEIJÃO E MANTEIGA VEGANOS – RECEITA

10) ACABE COM A ANSIEDADE ALIMENTAR

11) ACUPUNTURA - UMA VISÃO GERAL E RESUMIDA

12) CURRY DE GRÃO DE BICO COM TOFU DEFUMADO – RECEITA

13) CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CHÁ VERDE

14) A PSICOLOGIA, SOB O OLHAR DE UMA ACADÊMICA

15) ANSIEDADE ALIMENTAR - UM DESCONTROLE

16) HISTÓRIA DA ACUPUNTURA NO BRASIL E NO MUNDO

17) ENTREVISTANDO CASO COMPLEXO TRATADO COM ACUPUNTURA – VÍDEO

18) TRADIÇÕES DAS TERAPIAS CHINESAS

19) SAÚDE E BEM ESTAR COM ACUPUNTURA SISTÊMICA – ENTREVISTA – VÍDEO

20) OS SEGREDOS DO CHÁ MAIS POPULAR DO BRASIL – CHÁ DE BOLDO

 

 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Síndrome do Pânico, sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Adenor Dias

Adenor Dias

O que há de verdade na tal síndrome do pânico? Isso está relacionado, a uma doença psíquica?
★★★★★DIA 22.08.18 06h24RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a síndrome do pânico é um esgotamento da energia Jing, que é a essência da energia do rim. Entre os cinco movimentos é o órgão que se relaciona com o medo e o pânico. A MTC considera que o ambiente, influencia diretamente nosso estado físico e emocional, bem como nossa personalidade, e vice-versa. As causas do esgotamento do Jing são o excesso de esforço físico e mental, trabalhar demais, doenças crônicas, fatores traumáticos, devido a uma atividade física muito intensa, dieta e sono desregrados e até mesmo a perda de energia em conseqüência do parto. O mecanismo da harmonia da energia Ch'i (energia vital) e do Xue fortalecem o Jing e a energia do rim assim se consolida. Por isso, o esvaziamento da energia do rim é fruto do esgotamento das energias Ch'i e Xue.




★★★★★DIA 30.08.18 21h28RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/