As Emoções podem curar e podem adoecer.

As Emoções podem curar e podem adoecer.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

As emoções podem resultar em intercâmbio prazeroso consigo e com o meio externo, ou causar transtornos energéticos importantes.

Nosso mundo emocional é fantástico e suas interações com os demais recursos que a natureza nos dotou é algo tão complexo quanto maravilhoso.
Podemos citar as emoções principais: alegria (euforia), raiva (ira, rancor), preocupação, melancolia (tristeza), medo e terror (pânico).
As emoções estão inter-relacionadas com os 5 Elementos (fogo, metal, terra, água,  madeira) que compõe as bases da Medicina Tradicional Chinesa. A compreensão adequada desses tópicos são matérias de estudos obrigatórios para o  Acupunturista, as bases para orientar a prevenção de doenças, bem como para fazer diagnósticos e planejar tratamentos.
Nossas emoções são consideradas normais e saudáveis quando são equilibradas e não excessivas.

As Emoções podem curar e podem adoecer.

Quando descontroladas, se forem intensas e mantidas por alongado período de tempo, podem ser capazes de causar desarranjos físicos e energéticos muito importantes, interferindo negativamente na normalidade do fluxo de energias que regulam os nossos complexos mecanismos biopsicoenergéticos.
As emoções desenfreadas afetam os Zang Fu (Zang ou órgãos: coração, pulmão, baço-pâncreas, rim, fígado, e, Fu ou vísceras: intestino delgado, intestino grosso, estômago, bexiga, vesícula biliar). Afetam os meridianos relacionados com os referidos órgãos e vísceras, de acordo com suas relações com os 5 Elementos e causam síndromes de excesso ou de deficiência do Yin (energia de polaridade negativa) e Yang (energia de polaridade positiva), podendo também gerar síndromes de estase, impedindo a circulação normal das energias que alimentam os diferentes departamentos de nossa natureza pessoal.
Desta maneira, o desenvolvimento das doenças depende basicamente de dois fatores: da resistência do corpo e da força dos patógenos (fatores causadores da doença: calor, secura, umidade, frio, vento).
Se a resistência (energias de defesa ou wei chi, saúde dos órgãos e vísceras ou Zang Fu, equilíbrio emocional, entre outros) do corpo estiver forte, a doença não consegue invadir o corpo.
Porém grande percentual das doenças têm origem nas alterações e desequilíbrios emocionais. Os chineses foram os primeiros a reconhecer os mecanismos psicossomáticos na inter relação saúde e doença.
Portanto, boa parte das causas das nossas doenças bem como os mecanismos naturais de barreira ou de defesa e de auto reparação fazem parte de nós mesmos, já estão dentro do corpo, constituem o Ser.
Então, havendo desequilibrios, as doenças prosperarão.
Por esta razão, na Acupuntura é dada muita ênfase à prevenção das doenças, à necessidade de observarmos um modo de vida harmônica e intimamente relacionada com a natureza, conscientemente dirigida e equilibrada,  bem como indica o tratamento precoce das desarmonias.
No famoso livro Huángdi (黃帝) Nèijīng (内經), considerado a “bíblia” da Acupuntura, está escrito que “tratar uma doença após sua manifestação é como esperar ter sede para cavar um poço”.  (Robson Barbosa Lopes)

As Emoções podem curar e podem adoecer.

(Edward Bach foi um médico britânico, desenvolveu as essências florais de Bach, uma forma de medicina alternativa inspirada em clássicas tradições homeopáticas. Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.) 

As Emoções podem curar e podem adoecer.

TENSÃO EMOCIONAL TRATADA COM ACUPUNTURA MELHORA

As Emoções podem curar e podem adoecer.

A vida é um eterno aprendizado, e a forma como lidamos com adversidades, é determinante para o nosso bem estar. A ansiedade atualmente, parece estar entranhada nas nossas atitudes. Tristeza, medo, raiva, euforia, preocupação,…fazem parte do cotidiano e todos nós temos períodos em que perdemos o equilíbrio momentaneamente, sendo esse desequilíbrio evidenciado através da tensão emocional. Isso é normal! Porém, a intensidade e/ou persistência nesse processo traz grandes prejuízos para a saúde.
Ter disciplina emocional não é uma coisa que se aprende de uma hora para outra. A acupuntura, o tratamento através da orelha (auriculoterapia), e o shiatsu (massagem corporal) atuam no campo emocional de uma forma muito especial, promovendo equilíbrio , e apaziguando assim o turbilhão de emoções. 
A acupuntura equilibra o organismo através da manipulação energética, e estabiliza de forma saudável as emoções!
Se temos medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação, será necessário compreender que cada emoção está ligada ao funcionamento de um dos cinco órgãos: rim (medo), fígado (raiva), coração (euforia), baço (preocupação) e pulmão (tristeza). Estes por sua vez, possuem relação direta com os cinco elementos/movimentos energéticos, que são respectivamente: água, madeira, fogo, terra e metal. 
No que tange as emoções, encontramos a seguinte citação nos Fundamentos da Medicina Chinesa: “Tensão emocional causa desarmonia dos órgãos internos. E uma desarmonia dos órgãos internos pode causar desequilíbrio emocional”(MACIOCIA).
A medicina chinesa nos ensina também que as emoções estão relacionadas aos zang/fu(órgãos e vísceras). Sendo assim refere que: o medo está ligado a energia do rim; a raiva tem correlação com a energia do fígado; a alegria (estado de excitamento excessivo) está associada a energia do coração; a preocupação se manifesta da energia do baço-pâncreas; e a angustia, aflição e tristeza encontra-se na energia do pulmão.

As Emoções podem curar e podem adoecer.

As emoções são estímulos mentais e fazem parte do contesto humano naturalmente. Porém, a tensão emocional quando duradoura e/ou intensa se torna perversa, e afeta diretamente o equilíbrio dinâmico do QI de forma contundente. A estagnação de QI quando não corrigida desencadeia outros desequilíbrios na saúde e nos julgamentos e respostas do indivíduo frente a estressores externos.
A natureza de um Órgão Interno ressoa com uma emoção. Cada Órgão Interno tem uma natureza positiva que se transforma em emoções negativas sob a influência da tensão emocional das circunstâncias da vida”(MACIOCIA).
Sendo o equilíbrio dinâmico e saudável do QI (energia) na circulação energética (meridianos de energia), fator essencial para o bom estado emocional e fisiológico do indivíduo. O terapeuta através da medicina tradicional chinesa, manipula esse campo energético, equilibrando a dinâmica do QI, se utilizando, por exemplo, da teoria dos cinco elementos para a manutenção do bem estar, promovendo saúde através dos estímulos com a agulha (sedar e tonificar, equilibrar) manipulando os pontos específicos nos meridianos, equilibrando o sistema como um todo, inclusive o emocional.
Os cinco elementos, contidos em yin e yang, são fonte energética para a estruturação de energia dos Fang/Fu (órgãos e vísceras).
Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra, e metal. Eles funcionam de forma integrada num fluxo de geração e controle, para manutenção da homeostase energética.
A tensão emocional tratada com acupuntura melhora e melhora muito!

Fonte: ACUPUNTURA NATURAL

As Emoções podem curar e podem adoecer.

 

Assista o vídeo com Dicas de Auto Ajuda e Saúde com Carlos Arakaki

 

   

                              Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 

4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) Cone Chinês ou Cone Hindu e os seus benefícios

9) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?

10) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.               

11) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos.

12) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita               

13) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para As Emoções podem curar e podem adoecer.

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Hilton Bacelar

Hilton Bacelar

Muito bom este artigo.
★★★★★DIA 08.09.16 17h21RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Olá Hilton. Que bom você ter gostado. Realmente, o homem é um todo revestido de misteriosas e de sutis interações de cada parte, desde a mais simples à mais complexa, desde a mais evidente à mais insuspeitada. Existem muitas funções e muitos movimentos em nossa natureza que ainda a nossa avançadíssima ciência do século XXI nem imagina. E quanto mais investiga, mais confirma o saber ancestral e antiquíssimo, do qual, parte foi esquecida e outra foi destruída pelo tempo e pela ação do homem
★★★★★DIA 09.09.16 08h29RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/