Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa

Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ondas de calor da menopausa, afrontamento ou fogacho se manifestam com sintomas desagradáveis como quentura, transpiração, rubor da pele, principalmente no tronco superior até a face.

As ondas de calor da menopausa, afrontamento ou fogacho, como são mais conhecidos estes sintomas da fase madura da mulher, são as principais queixas, já que os sintomas produzem intenso desconforto e prejudicam o cotidiano de cerca de 3/4 das mulheres que atravessam essa fase da vida. Poucas mulheres, no entanto, passam pelo climatério sem sentir qualquer incômodo. Graças à sua incidência e relevância, o fogacho é motivo de atenção dos especialistas de todas as áreas da saúde, buscando controle efetivo deste conjunto de sintomas que tanto incomodam a mulher, geralmente entre os 45 e 55 anos de idade.

 

Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa

 

As ondas de calor da menopausa, conhecidas como fogacho, são o principal sintoma que acabamos sentindo nessa fase da vida. Por isso, são também as mais combatidas.

Porém, com o crescente risco de utilizar um tratamento hormonal sintético para amenizar esse efeito da menopausa, acabamos abrindo nossas cabeças para alternativas naturais e saudáveis no combate ao fogacho.

Nesse artigo, selecionamos três soluções naturais para ajudar a aliviar as ondas de calor da menopausa. Venha ler para saber mais:

Mudança de estilo de vida

Uma das maneiras de combater as ondas de calor da menopausa e do climatério é uma mudança positiva e saudável do estilo de vida. Muitas mulheres levam a vida com hábitos que não são saudáveis e que se tornam potencializadores das ondas de calor presentes nesse período.

As mudanças necessárias para poder combater os fogachos não são muito abruptas – na verdade, apenas contribuem para uma vida mais saudável e um controle mais adequado da sua temperatura corporal.

Confira algumas mudanças recomendadas:

  • Usar roupas mais leves;
  • Diminuir temperatura dos quartos;
  • Consumir alimentos e bebidas frias;
  • Evitar alimentos e bebidas quentes e com pimenta;
  • Praticar atividades físicas;
  • Emagrecer;
  • Evitar o cigarro (ou parar de fumar, se for fumante).

A acupuntura age no controle das ondas de calor da menopausa

Você sabia que a acupuntura pode ajudar (e bastante!) a aliviar a intensidade dos episódios de ondas de calor da menopausa? Em 2007, foi feito um estudo nos Estados Unidos para poder determinar a eficácia da acupuntura no tratamento às ondas de calor do período pós-menopausa.

Nesse estudo foram selecionadas vinte e nove mulheres que estavam na pós-menopausa, com uma média de pelo menos sete episódios graves a moderados de fogachos em 24 horas. Elas foram divididas em dois grupos:

  • Um grupo receberia o tratamento com acupuntura ativo, nos pontos determinados pela medicina chinesa e com as agulhas específicas para acupuntura;
  • O segundo grupo recebeu o tratamento placebo, com agulhas placebo (que não penetram na pele) em pontos não válidos do corpo – ou seja, sem ligação com a menopausa na medicina chinesa.

O estudo concluiu após nove sessões de tratamento que as mulheres que foram tratadas com acupuntura tiveram uma diminuição significativa na gravidade dos seus episódios de fogacho, se comparadas com aquelas que receberam o tratamento placebo.

Tratamento hormonal natural

O tratamento hormonal natural a base de soja é a melhor alternativa para quem quer lidar com as ondas de calor da menopausa com soluções naturais, que não forneçam riscos para a sua saúde.

As soluções feitas à base de gérmen de soja são efetivas para o combate aos sintomas da menopausa, pois contam com a Isoflavona de Soja, uma substância presente no gérmen de soja e a efetividade desse fitormônio no combate ao fogacho foi comprovada num estudo realizado pela dra. Eliana Aguiar Petri Nahás, do Departamento de Ginecologia e Obstretríciada Faculdade de Medicina da Unesp.

O estudo consistia em dividir 50 mulheres na pós-menopausa em dois grupos de 25; um receberia o tratamento com a Isoflavona e outro receberia apenas placebo. O resultado foi impressionante: as mulheres que receberam o tratamento com isoflavona apresentaram melhora completa das ondas de calor da menopausa e da secura vaginal e ainda apresentaram índices reduzidos de LDL (colesterol nocivo) e índices superiores de HDL (colesterol benéfico).

Além disso, algumas pacientes ainda apresentaram manutenção ou até mesmo ganho de massa óssea, não sofreram alterações no peso corporal ou pressão arterial e nem sofreram efeitos negativos sobre o endométrio após o início do tratamento natural.

É importante frisar que, apesar de selecionarmos três soluções naturais para o combate contra as ondas de calor da menopausa, essas opções não se excluem, sendo mais efetivas se trabalhadas em conjunto. 

Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa

 

Texto na íntegra e créditos: HERBORISA Acesse a página. 

          Veja também em nosso site Assuntos relacionados:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 
4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   
5) AVISO IMPORTANTE 
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES
7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
8) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação
9) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem
10) As Emoções podem curar e podem adoecer

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa

Enviando Comentário Fechar :/