Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O ranger de dentes é um distúrbio frequente nos relatos de pacientes jovens a adultos que buscam atenção de saúde. É uma desordem funcional, caracterizada pelo apertar, ranger e atritar dos dentes superiores contra os inferiores, especialmente dos dentes posteriores.

Estima-se que o Bruxismo possa afetar pelo menos 15% da população mundial, um quadro que normalmente é diagnosticado pelo dentista. Porém, para boa parte o problema passa desapercebido, ou com sinais e sintomas mascarados, pouco característicos ou pouco relevantes. 

O incômodo pode se manifestar durante o dia, estimulado pelas situaçõpes cotidianas.

Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

 

Ocorrendo durante o sono é pior, pois o quadro se dá sem qualquer controle consciente, involuntariamente, e pode ser mais agressivo. É quando ocorre mais intensa contratura nas têmporas (masseteres) e na mandíbula, provocando ruído de ranger dos dentes, o que causa sensação de peso, dor e fadiga nos músculos da face, dores de cabeça, tensão cervical e no trapézio; desvio da mordida, desgastes da superfície dental, fraturas, amolecimento e perda de fixação dos dentes; prejuízo do sono que não consegue ser reparador, então, o paciente acorda cansado, com dor na face e irritado. 

Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM), com tendência à cronificação. 

Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

Outros fatores que podem piorar o quadro são a ingestão a excessiva de álcool, o uso de drogas e de alguns medicamentos, fatores genéticos ou distúrbios do sono, hábitos de roer unha, morder objetos e mascar chiclete. 

As possíveis causas incluem muitos fatores e causas físicas ou psicológicas para esse distúrbio, tais como ansiedade, estresse, raiva, frustração, medo e pânico, transtornos do sono, alinhamento dos dentes, da articulação e da mordedura, transtornos do ouvido como infecção, etc. 

Tratamentos convencionais resultam em bom controle das consequências, porém, com poucos resultados eficazes na erradicação da causa que assegurem a retomada do quadro geral de normalidade, a curto espaço de tempo. 

A Acupuntura não trata o bruxismo; esta terminologia e o tratamento desta patologia são da competencia de especialistas ocidentais.

O quadro de sinais e sintomas apresentados pelo paciente leva o acupunturista à conclusão de um quadto diretamente relacionado aos transtornos energéticos, especialmente dos meridianos do coração e estômago, estagnação do Qi do Fígado, frequentemente envolvendo os canais do baço-pâncreas e intestino delgado que frequentemente estão em desarmonia; este quadro se manifesta perceptivelmente para o paciente como estresse e distúrbios emocionais. 

Assim, a Acupuntura pode ser uma alternativa eficaz para muitos pacientes, já que cuida do Ser de uma forma global e trata de forma geral e abrangente, oferece reavaliação dos hábitos de vida causadores dos transtornos, corrige os distúrbios energéticos, com ação muito positiva sobre a depressão, estresse, ansiedade, distúrbio do sono, dores, diminui o nível de atividade muscular em repouso e assim propicia redução dos sinais e sintomas deste distúrbio, conferindo um estado de bem estar ao paciente, assegurando a reversão do quadro. 

Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

As imagens são meramente ilustrativas. O acupunturista tradicional não pede exames laboratoriais nem de imagem. Estes exames são solicitados e são da competencia exclusiva de especialistas ocidentais, tais como médicos, ortodontistas, odontólogos, etc. O diagnóstico e tratamento feitos pelo Acupunturista Tradicional estão baseados em enfoque exclusivo, próprios da arquimilenar Medicina Tradicional Chinesa.

Para um resultado exitoso no tratamento com Acupuntura, será indispensável evitar alimento duros como nozes e côco, gomas de mascar; evitar tensões e situações de estresse desnecessários no cotidiano, abster-se de assuntos e programações relacionadas com violência e horror; aprender técnicas de auto massageamento facial, relaxamento global; tomar muita água, fazer bochechos e gargarejos; aplicação de calor úmido na forma de compressas quentes sobre os músculos da face; adequar os horários trabalho com os de sono e de lazer. Seguir as orientações de seu odontólogo, seu especialista em bucomaxilofacial, seus médicos e especialistas.   (Robson Barbosa Lopes)

     Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 

4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   

5) AVISO IMPORTANTE 

6) PARA EVITAR ENFERMIDADES

7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

8) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

9) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?

10) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.               

11) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos.

12) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita               

13) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Bruxismo. Ranger de dentes e a Acupuntura

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Ivanilda Aparecida de Almeida Almeida

Ivanilda Aparecida de Almeida Almeida

Muito bom este artigo. Parabéns
★★★★★DIA 07.10.16 07h37RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Que bom, você ter gostado. Fiquei feliz. Estamos preparando mais novidades. Esteja sempre conosco. Paz e Luz
★★★★★DIA 07.10.16 08h19RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Ô, minha cara. Que belo presente, a sua visita. Que bom você ter gostado. Então vou me esforçar ainda mais para me superar ao preparar artigos ainda melhores, só para agradar ainda mais a você e aos visitantes de nosso site. Tenha dias abençoados e apareça sempre
★★★★★DIA 14.10.16 12h27RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/