Óleo de Copaíba e seus muitos benefícios para a Saúde.

 Óleo de Copaíba e seus muitos benefícios para a Saúde.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Óleo de Copaíba para a saúde e o delicioso Cupuaçu: maravilhosos frutos da nossa terra.

 Óleo de Copaíba  e seus muitos Benefícios para a Saúde.

Pesquisas têm demonstrado que o bálsamo da copaíba é um recurso interessante para muitos problemas de saúde. E melhor: É fruto da nossa terra.
Copaíba ou copaibeira é uma árvore de grande porte, da família das leguminosas, encontrada na região tropical da América Latina e África Ocidental. No Brasil, a espécie mais conhecida é a Copaifera officinalis, Copaifera SP, típica da Amazônia.
O óleo de Copaíba é extraído da copaibeira e tem uma série de propriedades medicinais.
Após décadas de uso como remédio popular, o óleo de sabor amargo agora tem respaldo científico. Pesquisas têm demonstrado que o bálsamo da copaíba serve para reduzir processos inflamatórios, melhorar a saúde da pele e até mesmo levantar o astral.
Mas esses não são os únicos benefícios do óleo de copaíba. Confira:
Indicações do óleo de Copaíba
Veja para que serve o óleo de copaíba:
Tratar problemas de pele, como eczema, psoríase e dermatite;
Hidratar a pele;
Esterilizar e desinfeccionar tecidos lesionados;
Acelerar a cicatrização de ferimentos;
Reduzir a oleosidade da pele;
Auxiliar na expectoração e diminuir acessos de tosse;
Estimular a função dos rins;
Reduzir a pressão arterial;
Combater o estresse e acalmar a mente;
Diminuir dores causadas por doenças reumáticas;
Tratar infecções do trato urinário.
Existe também evidência de que o óleo pode ser utilizado na prevenção e tratamento de determinados tipos de câncer (como o de pele), e também estimular a cicatrização das úlceras estomacais.
O óleo de copaíba emagrece?
A seiva da copaibeira é apenas o último dos muitos óleos essenciais a serem divulgados como auxiliares do processo de emagrecimento. Não existem, porém, até o momento, estudos que comprovem que o óleo de copaíba emagrece.
É possível, no entanto, que alguns dos benefícios do óleo de copaíba contribuam de maneira indireta para esse efeito emagrecedor.
 
As propriedades antiinflamatórias e diuréticas do óleo, bem como sua ação sobre o funcionamento do intestino, reduzem a retenção de líquidos e combatem a prisão de ventre.
Por fim, ao relaxar a mente, o óleo de copaíba reduz a ansiedade, efeito que pode prevenir a compulsão alimentar (ou a vontade de comer mesmo sem uma necessidade orgânica).

 Óleo de Copaíba  e seus muitos Benefícios para a Saúde.

7 Benefícios do Óleo de Copaíba

1. Pode prevenir o câncer
De acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o óleo de copaíba apresenta compostos que podem ser eficazes no combate a nove diferentes tipos de tumores, entre eles os de pulmão, pele, mama, próstata e rins.
Além da atividade anticancerígena, cientistas já encontraram também evidência dos benefícios do óleo de copaíba no tratamento do vírus HIV e da leishmaniose.
2. É um tratamento natural para problemas de pele
A principal indicação do óleo de copaíba é para o tratamento da pele. Graças ao seu potencial antiinflamatório e bactericida, o óleo não apenas nutre o tecido como também ajuda a curar condições como pé de atleta, picadas de insetos, erupções, dermatites, feridas, eczema, entre outros.
Massageado com um algodão diretamente sobre o rosto, o óleo de copaíba ajuda a hidratar profundamente a pele, suavizando as rugas e marcas de expressão.
O óleo de copaíba serve também para melhorar o aspecto irregular da pele com estrias ou celulite, pois estimula a síntese de colágeno.
3. Tem ação analgésica
Quando aplicado diretamente sobre a pele, o óleo de copaíba diminui as dores articulares e também relaxa a musculatura.
Assim, pode ser utilizado tanto no tratamento de condições como gota, fibromialgia e artrite, quanto lesões esportivas.
Uma massagem com algumas gotas do óleo diretamente sobre tendões e ligamentos inflamados pode ser de grande auxílio no tratamento da tendinite e outras inflamações causadas por esforço repetitivo.
Levemente aquecido, o líquido pode ser aplicado sobre a coluna lombar para tratar a lombalgia associada à inflamação crônica.
4. Trata doenças respiratórias
A utilização do óleo como expectorante relaxa os músculos expiratórios – envolvidos na respiração – e desobstrui os alvéolos pulmonares, clareando os canais respiratórios. Desse modo, auxilia no tratamento da asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.
5. É anti-inflamatório e bactericida
Essa é uma das propriedades do óleo de copaíba mais buscadas por quem faz uso tópico do produto.
Pesquisas demonstraram que o óleo extraído da copaibeira tem um alto teor de betacariofileno, um composto químico encontrado também no orégano, pimenta do reino, alecrim, manjericão e até mesmo maconha.
Entre outras funções, a substância serve para modular a resposta inflamatória do organismo e bloquear a ação nociva de agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários).
Isso significa que há benefícios do óleo de copaíba para tratar problemas como gripes comuns, resfriados, cistite, hemorróidas, dores musculares, herpes, micose e úlceras estomacais.
Há ainda relatos (não comprovados cientificamente) de que a ação antiinflamatória do óleo poderia desobstruir e regenerar os vasos sanguíneos, melhorando a saúde do sistema cardiovascular.
6. Acalma a mente
Por ação do betacariofileno, há benefícios do óleo de copaíba através de propriedades calmantes ao sistema nervoso.
Bastante utilizado na aromaterapia (ramo da fitoterapia que utiliza o aroma das plantas para tratamento de uma série de condições), o óleo reduz a ansiedade e ajuda a evitar oscilações de humor.
7. É diurético
O óleo da copaíba aumenta a frequência urinária, servindo para reduzir o inchaço e eliminar toxinas. Essa propriedade do óleo de copaíba estimula a redução da pressão arterial, motivo pelo qual pessoas com pressão naturalmente baixa devem evitar o uso do composto. A ingestão do óleo também auxilia no tratamento das infecções do aparelho urinário, como a cistite e a uretrite.
Efeitos colaterais do óleo de copaíba
Pela sua natureza oleosa, a seiva de copaíba pode acelerar os movimentos intestinais, causando desconforto estomacal e diarreia. Outros possíveis efeitos colaterais do óleo de copaíba:
Vômito;
Erupções na pele;
O óleo de copaíba é contra-indicado para gestantes e lactantes.
Como usar o óleo de copaíba
Para o tratamento de problemas da pele ou cicatrização de ferimentos, recomenda-se aplicar algumas gotas do óleo de copaíba 3 ou 4 vezes ao dia sobre a área afetada.
No caso específico das dores causadas pelas doenças reumáticas, o óleo deverá ser levemente amornado antes de ser massageado sobre a articulação inflamada.
O uso oral do produto deverá ser feito apenas sob orientação médica, pois em excesso o óleo de copaíba pode causar intoxicação. E mesmo com liberação do médico, a utilização precisa prosseguir de maneira bastante gradual, a fim de evitar possíveis reações ao óleo de copaíba.
A orientação de como tomar o óleo de copaíba sugerida abaixo é dada por um dos principais fabricantes do produto:
Na primeira semana, uma gota ao dia (preferencialmente na parte da manhã), diluída em água já é suficiente adaptar o organismo e ao mesmo tempo garantir os benefícios do óleo de copaíba;
A partir da segunda semana, poderão ser ingeridas duas gotas ao dia (também misturadas à água ou suco), e assim sucessivamente durante as próximas semanas, até atingir uma quantidade máxima de 3-4 gotas ao dia.
Onde encontrar
Você poderá encontrar para comprar o óleo de copaíba em farmácias de manipulação ou em lojas e sites especializados em produtos naturais.
Procure sempre que possível dar preferência ao óleo de origem amazônica, considerado superior aos demais óleos extraídos de árvores de outras regiões brasileiras.
Uma das explicações para essa diferença seria o tipo de solo onde se encontra a copaibeira, visto como mais “rico” na área da grande floresta tropical.

Fonte: Mundo Boa Forma

 Óleo de Copaíba  e seus muitos Benefícios para a Saúde.

Cupuaçu é fruto rico em vitamina C e fortalece o sistema imunológico

De origem Amazônica, o cupuaçuzeiro produz 40 frutos por ano, em média, que são aproveitados como alimento e na indústria cosmética.

 Óleo de Copaíba  e seus muitos Benefícios para a Saúde.

              Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), também conhecido como cupu, pupu, pupuaçu, cacau-cupuaçu, tem origem na Amazônia Oriental.

Pode ser encontrado principalmente no Pará, Peru, Colômbia, México, Costa Rica, Panamá e Suriname.

Embora ocorra em uma região muito específica do Brasil, o cupuaçu já rompeu fronteiras e é amplamente usado pela indústria alimentícia e de cosméticos, que aproveitam a gordura natural da fruta.

A polpa é rica em fósforo e vitamina C. Dela são feitos sucos, sorvetes, iogurtes, doces e compotas.

A árvore pode chegar a 20 metros de altura durante a fase adulta. Os frutos são simples, mas exagerados, chegam a 25 centímetros de altura e têm variados formatos.

Cada planta produz, em média, 40 frutas por ano, de cor castanho-escura. É cultivado também em pequenas propriedades rurais, de agricultura familiar.     (Fonte: Terra da Gente)

 Óleo de Copaíba  e seus muitos Benefícios para a Saúde.

Veja também em nosso site: 

                5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
                 ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
                VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.
                ARGILA UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

 

 

                   Veja também em nosso site:

 

1) Tosse e Acupuntura   

2) Aviso Importante            

3) Zumbidos e Surdez           

4) Acabe com a Ansiedade Alimentar           

5) Deficiência do Coração - Estudo de Caso          

6) Para Evitar Enfermidades          

7) Eficácia do Tratamento com Acupuntura           

8) Bruxismo e Ranger de Dentes           

9) As Emoções podem curar e podem adoecer       

10) Dor de Cabeça Crônica

11) Banho de Assento - Benefícios e modo de fazer 

 

........................................................................................................................................ 

(NOTA) Robson Barbosa Lopes, o responsável pelo presente artigo é vegetariano e não tem vínculo religioso. Aliás, os vegetarianos e veganos que o são por motivos religiosos, representam a minoria inexpressiva.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Óleo de Copaíba e seus muitos benefícios para a Saúde.

Enviando Comentário Fechar :/