ARGILA: UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

ARGILA: UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A argila é um ótimo recurso natural, tanto em tratamentos estéticos como em tratamentos de diversas patologias.

“A Terapia Holística lança um olhar além do corpo físico, em direção ao corpo astral, mental, emocional e etérico. A Terapia Holística olha para o Ser em sua totalidade. A Terapia Floral, Cromoterapia, Homeopatia, Acupuntura,Fitoterapia, Massoterapia, Aromaterapia, Cura Prânica e outras terapias naturais ajudam a colocar todos esses corpos em harmonia; onde há harmonia há bem-estar e onde há bem-estar há saúde.”

Argila é um mineral de rochas sedimentares, composto por partículas extremamente pequenas de um ou mais argilomineral. Argilominerais são minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro, podendo conter elementos alcalinos - sódio, potássio - e alcalinos terrosos - cálcio, magnésio, sendo que a sua composiçãoque lhes conferem diversas tonalidades e propriedades. 
 Quando são picados por uma cobra venenosa ou ferroados por uma abelha ou vespa, põem argila úmida sobre o ferimento e o veneno sai, não incha e a dor é eliminada em poucos instantes. A argila medicinal refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará. Pode-se usar a argila medicinal em uso interno e externo.

 Ela serve para: 

  • Inflamações do útero - cataplasma sobre o ventre se elimina a causa desse mal.
  • Úlceras e Gastrite - cataplasma sobre o ventre todos os dias durante algumas horas.
  • Eczemas - é preciso limpar o sangue. Aplicar uma camada de 2 cm de argila em cima, depois lavar com suco de limão ou chá de confrei. Tomar uma colherinha de argila com água em jejum. Polvilhar com pó bem fino de argila pura.
  • Erisipela - cataplasma fria de argila resolve.
  • Febres internas e externas - deve-se aplicar continuamente argila fria até a febre desaparecer.
  • Infecções - usar cataplasma de argila com carvão moído ou então malva branca ou babosa.
  • Prisão de Ventre - em uso interno, em algumas pessoas apenas, ela provoca prisão de ventre tomada em jejum. Tomando à noite isto é difícil de acontecer.
  • Doenças dos Nervos - a argila é o melhor calmante que existe para os nervos. Portanto caminhar descalço na terra ou grama molhada de manhã cedo é remédio especial.
  • Picadas Venenosas a argila absorve os venenos das picadas de insetos. É preciso colocar já a argila úmida no local da picada e trocar frequentemente como faz o índio. Não se deve demorar, para que o veneno não se espalhe no sangue.
  • Cólicas dos Rins, Fígado e Vesícula o cataplasma de argila ajuda porque a terra é o maior calmante de dores que se conhece.
  • Cortes e Feridas - argila evita infecções e absorve as impurezas dos cortes. Geralmente não fica cicatriz. Se for nos pés ou mãos, basta coloca-los dentro da argila numa bacia.
  • Acnes e Espinhas passar um pouco de argila no rosto, deixar secar, depois esfregar com um limão cortado ao meio ou passar suco de limão. Também é bom tomar bastante suco de limão e um pouco de argila.
  • Verrugasse curam aplicando frequentemente argila fria, cerca de 2 cm de grossura, e perseverar no tratamento que poderá demorar.
  • Enxaquecas - colocar argila fresca na nuca durante 2 horas mais ou menos.
  • Assaduras nas crianças - cura-se passando pó de argila.
  • Faringite e amigdalite - usar cataplasma grossa de argila no pescoço mais ou menos durante 2 horas. Depois fazer gargarejos com suco de limão puro.

 

 Como usar a Argila Medicinal

Como Cataplasma: A Argila Medicinal deverá ser de boa procedência, pura, não importa a cor, sendo que a argila verde a mais fácil de manusear. A Argila deve ser guardada em embalagens que não enferrugem ou oxide como é o caso do ferro, cobre e alumínio. Ao usar, misturar água mineral e deixar em repouso um tempo até que a argila se desmanche por si. Misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um banco ou mesa panos dobrados e em cima destes uma fina camada de argila preparada, de 1/2 a 2 cm de espessura, não mais porque o barro precisa esquentar com o calor do corpo.
Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve e em seguida a argila por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva. Deixar pelo menos durante 1 hora este cataplasma de argila, mas se estivermos tratando de feridas internas, como por exemplo uma úlcera duodenal então é bom deixar durante mais tempo, 2, 3 ou 4 horas para fazer um melhor efeito, ou uma noite inteira. De manhã tomar um banho ou passar pano úmido para tirar. Se a argila estiver seca é porque tem febre interna ainda.

Importante


Só se coloca argila fria se a parte do corpo a ser tratada estiver quente, porque a argila tem que amornar com o calor do corpo. Se a parte do corpo estiver fria deve-se colocar argila morna aquecida ao sol ou em banho maria. Se durante a aplicação a pessoa estiver com frio e não conseguir esquentar a argila, retirar o cataplasma.
Não usar mais de uma vez a mesma argila porque ela puxa impurezas do corpo e lavar bem o panos antes de usá-los novamente. Perseverar, isto é, quando se começa o tratamento com argila não se deve interromper, mas sim continuar a fazer cada dia até estar completamente curado.
Não estranhe as reações que a argila pode provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadamente, comichões, úlceras que parecem aumentar e muda a cor da carne da ferida e a carne podre cai dando lugar à carne nova.
Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo com o organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. Devemos dosar as aplicações de acordo com a resistência do organismo doente, isto é, se provocar dor muito aguda, faça menos aplicações ou aplicações menos demoradas.
Não convém usar plástico ao redor da argila, porque impede a ventilação e esquenta muito a argila.
A água com a qual se mistura a argila deve ser pura, natural e pode ser substituída em certos casos por chás de plantas medicinais como confrei, alfafa, camomila etc... O cataplasma de argila sobre o ventre deve atingir desde o peito até a virilha, é errado aplicar só do umbigo para baixo.
Sempre que fizer o cataplasma de argila cuide para que os pés estejam bem quentes. O uso da argila medicinal não exclui tratamento médico adequado, é um complemento a mais para a manutenção da saúde.
Fonte: Janice Angelotti - Terapeuta Floral

 

Diversos benefícios que se pode alcançar através do uso da argila por qualquer ser vivo. "Da terra viemos, da terra vivemos e à terra voltaremos". Espero que você aprecie e aproveite os benefícios desse excelente recurso natural 

 

                   

Veja também em nosso site:

                 HELIOTERAPIA- O Sol como Remédio
                 DETOX  Desintoxicação - Receita
 

     E MAIS= 

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA  
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura  
4) Estudo de Caso - Diagnóstico e Tratamento de Zumbidos e Surdez  
5) AVISO IMPORTANTE  
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES 
7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA 
8) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação 
9) Banho de Assento - Benefícios e modo de fazer 
10) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para ARGILA: UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

Enviando Comentário Fechar :/