Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem.
Como a tradição arquimilenar da China compreende a inter-relação dos mistérios da natureza humana, climática e cósmica? Quais as relações entre elas?
PODEMOS COMPREENDER A AÇÃO DA NATUREZA CÓSMICA sobre a Natureza Humana a partir da revisão de apontamentos que compõe as bases da arquimilenar Medicina Tradicional Chinesa, versando sobre os ciclos naturais de dias e noites e as quatro estações do ano. Estes ciclos naturais mantém o pulsar da vida na Terra, e interagem influenciando de diversas formas todos os processos em todos os modos de vida, desde os seres mais primitivos e mais simples, como os unicelulares, até as estruturas mais complexas e pluricelulares, como o homem, de espécies, e porque não, do planeta.
OS SÁBIOS DE TODOS OS TEMPOS eram atentos aos detalhes da natureza na Terra e no Céu. Com isso, somaram consistentes percepções para repassar às civilizações futuras, até que algumas delas, poucas puderam chegar a nós, parte das quais, trataremos a seguir.
A "Primavera Boreal", no Hemisfério Norte, tem início em 20 de março e termina em 21 de junho. A "Primavera Austral", no Hemisfério Sul, tem início no equinócio de setembro, no dia 22, e termina no solstício de dezembro, no dia 21.
AS ESTAÇÕES DA NATUREZA MUDAM CICLICAMENTE
A sucessão das estações, como a transição do inverno para a primavera e da primavera para o verão, são ocorrências repletas de peculiaridades que se dão de forma muito sutil, passando, amiúde, desapercebidas pelos seres vivos, mas, imprescindíveis para a manutenção e equilíbrio da vida. Entre os extremos do inverno e do verão, a primavera tem um espírito mais descontraído.
Nossa vida ocorre por uma inter-relação estreita e permanente entre a natureza humana, a natureza cósmica e a energia planetária.
Os ciclos naturais ocorrem numa íntima relação entre dois polos opostos que foram chamados de Yin (-) e Yang (+).
Nessa visão a primavera é o momento do nascimento do Yang dentro do Yin.
OS CINCO ELEMENTOS DA NATUREZA
Só existem pelo pulsar dos polos Yin e Yang. O elemento madeira é o único elemento com vida entre os cinco elementos (água, madeira, fogo, terra e metal).
A PRIMAVERA, SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC), é a época do ano quando o fígado trabalha para purificar e eliminar as toxinas acumuladas durante o inverno. É um novo começo, rege o crescimento, desenvolvimento, ascensão, expansão, crescimento, os impulsos, desejos e a criatividade. Nela, o Yang tende a manifestar-se, há mais luz e mais calor.
As flores da primavera fazem dela a mais bela das estações, faz florescer a alma. Está associada ao vigor, à procriação, à juventude.
O ELEMENTO MADEIRA tem sua plenitude na primavera e se manifesta no vento, que por sua vez, move as folhas das árvores, viceja de ervas o solo fértil. O vento e o movimento das forças naturais influenciam o fígado, por isso ele é o órgão que mais pode ser afetado nesse período.
NO CORPO HUMANO, o órgão relacionado com o elemento Madeira é o Fígado e a víscera é a Vesícula Biliar; se relacionam com os olhos, com o movimento dos músculos e dos tendões.
Em nosso organismo, o Fígado assume um papel de liderança decisiva, como o de um general do exército que dirige as forças de todo o corpo. Decide quando, quanto e onde usar uma energia.
CADA SER VIVO É “REGIDO” de forma especial e mais intensamente pelas características de um ou de outro elemento da natureza. Pessoas com predominância do elemento madeira tem o corpo com formas angulosas, têm os nós dos dedos mais pronunciados e podem ter ranhuras na pele.
CADA ESTAÇÃO TEM SUAS ESPECIFICIDADES. Parece que na primavera as pessoas manifestam maior amabilidade, melhor humor, mais positividade, confiança; a mente fica mais aberta, ativa, receptiva, inovadora, expansiva, alegre. Nos sentiremos mais descontraídos e felizes quanto mais nosso fígado for saudável. Perdoar pode ser mais natural e mais fácil, na primavera. É a época adequada para abrir novos caminhos, novos rumos, transformar qualquer atividade humana.
PRIMAVERA E SAÚDE
Contrariar os movimentos da natureza, adotar hábitos de vida em dissonância com os movimentos naturais resultam em adoecimentos. Então, na Primavera, todas as partes do nosso corpo como órgãos, sentidos e tecidos, que estejam relacionadas com o elemento madeira, precisam estar protegidos, pois, podem estar sujeitos a desequilíbrios específicos. Vejamos.
A PRIMAVERA E AS DOENÇAS ESPECÍFICAS: é uma estação de alta incidência de doenças típicas, geralmente relacionadas ao "vento", que é um dos fatores externos (vento, frio, calor, umidade, secura) que podem causar doenças. Esse vento patológico geralmente se combina com outros fatores como: umidade, calor ou frio.
INTERAÇÃO PERVERSA ENTRE OS MERIDIANOS: O Fogo alimentado pela Madeira pode atacar o Metal cujo órgão que está associado é o Pulmão, ficando, assim, enfraquecido e mais predisposto a alergias e problemas respiratórios, porexemplo.
AS FLORES PREDOMINAM NA PRIMAVERA, quando o pólen de certas plantas ou árvores, nessa época do ano, tornam-na uma estação delicada para os alérgicos. Um tempo em que podem frequentemente ocorrer crises como urticárias e erupções de pele, sinusites, rinites, corrimento nasal, comichão, espirros e sintomas respiratórios. Nem todas as pessoas são afetadas pelas alergias sazonais; muitas passam ilesas pela estação. São decisivos os fatores pessoais como predisposição e barreira imunológica, hábitos gerais de vida como alimentação, uso de remédios, exposição a substâncias alergênicas, tabaco e outras drogas, animais e plantas, ambiente de trabalho, etc.
NA NATUREZA HUMANA NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS. O estudo mais apurado leva a entender então, que as alergias não são todas iguais, cada manifestação é uma entidade única e singular, logo, o tratamento não pode ser igual para todos os casos que guardam aparente semelhança entre si. O olhar especializado somado à técnica apurada põe luz sobre a real compreensão de cada caso. A Medicina Tradicional Chinesa tem recursos variados que ajudam a harmonizar de forma natural o funcionamento de todos os órgãos e sistemas no organismo humano, inclusive do aparelho respiratório, o que se traduz em reequilíbrio energético, portanto, mais saúde e melhor qualidade de vida.
A AÇÃO ENERGÉTICA DO ELEMENTO MADEIRA
Pode ser compreendida a partir do estudo sobre a maneira peculiar do Fígado e da Vesícula Biliar, estruturas que necessitam de liberdade, de espaço, pois são muito sensíveis a todas as formas de estancamento, bloqueio ou repressão física, emocional ou mental, já que estas disfunções impedem a livre circulação do Qi (energia) neste meridiano e nestes órgãos, por consequencia. O Fígado assegura o bom fluxo de Qi ou energia através do corpo.
PARA O BOM ÊXITO NO TRATAMENTO com acupuntura é indispensável restabelecer a normalidade do fígado, quando frente a qualquer transtorno físico, psíquico ou emocional, seja como evento único ou associado a outros sinais e sintomas.
TRANSTORNOS ENERGÉTICOS NO FÍGADO E VESÍCULA BILIAR irão prejudicar a circulação de energia pelo meridiano do elemento madeira, movimentando um processo cíclico, global e interdependente, provocando bloqueios, sinais e sintomas cada vez mais generalizados, recorrentes, profundos e intensos, piores quanto mais intensa, prolongada e incontida for a raiva, irritabilidade, frustração, tédio, explosividade, agressividade.
SINAIS E SINTOMAS ESPECÍFICOS DE TRANSTORNO DO MERIDIANO DO FÍGADO: tensão física e psíquica; estresse emocional; rigidez muscular, inchaço ou inflamação nas articulações; dores pelo corpo e principalmente dores de cabeça intensas, pulsáteis e de repetição; cólicas menstruais mais intensas; insônia; desequilíbrio hormonal; olhos secos ou fadiga visual; transtornos digestivos, etc.
PARA MODIFICAR ESTE PROCESSO será necessário desbloquear a energia do elemento madeira, se dedicando a atividades de criatividade, de expressão artística e espiritual; alimentação mais natural e saudável; atividades físicas, tai chi, qi gong, alongamento, ciclismo e caminhadas sob o Sol; evitar excesso de TV e computador, fazendo pausas de 15 minutos a cada uma hora.
NA PRIMAVERA ESTÁ INDICADO o consumo de alimentos frescos e neutros, de cor verde, como espinafres, espargos, acelga, alfafa, salsa, dente-de-leão; brotos e germinados como alfafa, lentilha, moyashi, girassol, etc.; feijões; algas; frutas da época, cúrcuma.
Os chás indicados são de carqueja, equinácea, boldo, alcachofra, hortelã, melissa, passiflora,estes, são calmantes e desobstruem o fígado.
NA PRIMAVERA DEVEMOS REDUZIR o consumo de carnes, lácteos como o iogurte e o queijo, cafeína e atividade física excessiva. Não abusar dos alimentos ácidos como tomate, maçã, limão, laranja, pois o ácido é o sabor que corresponde ao Fígado e pode danificar a energia deste órgão. Alimentos mais cozidos devem ser evitados na primavera e preferidos no inverno.
Recomenda-se também melhor higiene e mais proteção para os olhos, nariz e para a pele.
EVITAR USO EXCESSIVO E DESNECESSÁRIO DE PRODUTOS QUÍMICOS, inclusive os específicos para a higiene e limpeza.
É importante evitar a ação danosa do vento no corpo, por isso precisamos proteger, cobrir o pescoço e a base do crânio, onde se situa o vigésimo ponto da Vesícula Biliar (VB20 - Fengchi- porta do vento). Assim, evitamos torcicolos, cervicalgias ou espasmos cervicais, dores em repuxão no pescoço.
A PREVENÇÃO É SEMPRE UMA ESCOLHA MUITO SÁBIA em qualquer estação para privilegiar o equilibrio e o harmonioso fluxo energético pelos meridianos, especialmente no período de mudança das estações. Cada mudança de temporada tem condições específicas que agem de modo exclusivo sobre nosso corpo. Cada estação da natureza tem os seus próprios pontos constitucionais específicos, cuidados preventivos e condições mais favoráveis ou desfavoráveis no modo de se alimentar, de se vestir, etc...
PARA BENEFICIAR O FÍGADO devemos evitar o álcool, exposição a substâncias químicas tóxicas, óleo e outras gorduras de má qualidade, excesso de açúcar e uso de drogas.
A ACUPUNTURA EQUILIBRA pequenas desarmonias antes que se tornem problemas sérios. É muito eficiente para garantir melhora da função de todos os órgãos e sistemas, inclusive do meridiano do Fígado e com isso, pode restaurar o equilíbrio para o bom funcionamento de todo o corpo.
O PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO DE ACUPUNTURA
Depende de um adequado e minucioso diagnóstico específico para o caso, identificando quais excessos e quais deficiências são encontradas na compleição energética do paciente. Assim, se pode de maneira correta tonificar as deficiências; drenar os excessos; dispersar as estagnações, harmonizar a rede auxiliar, visando promover o fluxo de Qi, fortalecer o “wei qi” ou “Qi defensivo” e o pulmão, resolver os sintomas-chave assim como tratar a raiz dos transtornos energéticos que desencadeiam a doença, tonificar e equilibrar os órgãos deficientes do corpo e expulsar qualquer agente patogénico exterior, corrigir a “invasão de vento”, toxina ou calor que esteja presente, melhorar as defesas do sistema imunitário de todo o organismo. Algumas ervas podem ser associadas, tais como a raiz Astragalus membranaceus (Huang Qi em mandarim) para tonificar a energia dos Pulmões, Bai Ju Hua, Flos Chrysanthemi Morifolii Albae, dependendo de cada caso
CONCLUINDO: Em nossa prática temos constatado que a Acupuntura auxilia os pacientes a necessitarem cada vez menos de remédios, já que ao reavaliar, seus médicos constatam a necessidade de adequação do tratamento, reduzindo e até suspendendo completamente a medicação inicialmente prescrita para o tratamento do quadro existente antes de iniciado o tratamento complementar com acupuntura. Com o tratamento regular de acupuntura, de forma geral, as patologias vão reduzindo a intensidade e frequência dos sinais e sintomas, fortalecendo globalmente o sistema imunológico, prevenindo ocorrências de novas doenças. Se mesmo assim ocorrerem por qualquer motivo que seja, surgem de forma mais branda, de curta duração e mais fácil controle e resolução. (Robson Barbosa Lopes)
23 de setembro - Início da Primavera
(Por Me. Rodolfo Alves Pena)
O início da primavera, oficialmente, data no dia 23 de setembro no hemisfério sul. Esse é o dia do ano em que os dias e as noites possuem igual duração.
A primavera é conhecida como a estação das flores, embora essa não seja necessariamente uma regra
Todos os anos, no dia 23 de setembro, tem-se oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. Mas, nessa data, é primavera apenas no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono.
Do ponto de vista técnico, a primavera não necessariamente coincide com a sua data oficial. Por exemplo: no ano de 2014, o seu início correto, segundo o portal Climatempo, foi às 23h29 do dia 22 de setembro.
Mas o que marca, astronomicamente, o início da primavera?
A data de início da primavera possui relação com um fenômeno chamado equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.
É válido lembrar, porém, que o equinócio exato só ocorre em um momento do ano, pois logo depois a luz solar vai gradativamente se inclinando para o hemisfério sul, fazendo com que, aos poucos, os dias vão se tornando cada vez maiores do que as noites. Quando esse processo atinge o seu ponto máximo, ou seja, o momento em que o dia estiver maior o possível, temos o solstício, que costuma ocorrer no dia 21 de dezembro, encerrando a primavera e iniciando o verão.
Perceba, porém, que as estações do ano são apenas convenções. Pois, se pensarmos bem, a data de início da primavera é apenas o ápice do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação. Pois, à medida que o tempo passa, mais próximo do verão estamos e gradativamente temos “menos primavera” com o passar dos dias.
É válido mencionar que, não necessariamente, a primavera é a “estação das flores”. Isso porque essa estação provoca diferentes efeitos sobre os diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido. No Brasil, por exemplo, nesse período, muitas regiões começam a receber as fortes chuvas, que costumam se iniciar no final do mês de setembro e no início do mês de outubro, prolongando-se durante quase todo o verão.
No Brasil, é também durante a primavera que o fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no norte e no nordeste.
Fonte: Brasil Escola
Manter a harmonia e a saúde na estação da Primavera através da visão da medicina tradicional chinesa. Introdução básica sobre premissas, teoria, dietética e fitoterapia.
Veja também em nosso site:
1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura
4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO
5) AVISO IMPORTANTE
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES
7) TRANSTORNOS DA VISÃO, RINITE E SINUSITE - Vídeo
8) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
9) OS SEGREDOS DO CHÁ MAIS POPULAR DO BRASIL - Chá de Boldo
10) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
11) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos
12) PARECE QUE O MUNDO VAI CAIR NA SUA CABEÇA? ESTÁ A PONTO DE EXPLODIR? - Vídeo
13) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos
14) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita
15) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
16) REFLEXÕES DO TERAPEUTA – MÁXIMAS, FRASES E MENSAGENS
17) DICA DE SAÚDE – ACNE, CRAVOS E ESPINHAS. Vídeo: LIMPEZA DE PELE CASEIRA: CLAREIA A PELE E REMOVE CRAVOS E PREVINE DE ESPINHAS
18) CONE CHINÊS OU CONE HINDU E OS SEUS BENEFÍCIOS - UMA TERAPIA MILENAR INDICADA PARA MUITOS TRANSTORNOS
19) A PACIÊNCIA ESTÁ CURTA? INTOLERANTE? JÁ NÃO SE SUPORTA? QUERIA SUMIR? - Vídeo
20) CATAPLASMA – UM TRATAMENTO TRADICIONAL
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem.
Hilton Bacelar
Robson Barbosa Lopes