BANHO DE ASSENTO - Um Tratamento Eficiente

BANHO DE ASSENTO - Um Tratamento Eficiente
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Os banhos de assento fornecem ao organismo um melhor condicionamento preventivo e terapêutico perante vários problemas de saúde.

Como fazer banho de assento

Os banhos de assento são fáceis de fazer e podem ser feitos na banheira ou numa bacia grande. Estes fornecem ao organismo um melhor condicionamento preventivo e terapêutico perante vários problemas de saúde. Eles atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico.

Pode fazer um banho de assento para aliviar sintomas de dor, tratar de hemorroidas, após procedimentos cirúrgicos, como a episiotomia. Para fazer um banho de assento sente-se numa quantidade de água morna suficiente para cobrir a área afetada. Este banho é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre.

Pode-se realizar um banho de assento quente, frio ou alternado (quente e frio), dependendo daquilo que se pretende tratar.

Instruções

O banho de assento quente deve fazer-se durante cerca de 20 minutos a uma temperatura de cerca de 50ºC, se esta temperatura não for suportável poderá ser inferior. A melhor altura do dia para fazer este banho é à noite, ao deitar, evitando qualquer banho de seguida. Os pés não devem tocar diretamente no chão e deverá estar agasalhada, apenas com a parte da pélvis mergulhada na água.

Este banho é benéfico para doenças genitais, perineais e pélvicas como corrimentos vaginais, cólicas uterinas e intestinais, inflamações e infeções dos ovários, menstruação irregular, esterilidade, inflamações da próstata, cistite, hemorroidas e fissuras anais. Também facilita a recuperação dos tecidos após o parto, é aconselhável fazer uma semana após este. Poderá também não utilizar apenas a água quente simples, mas preparar um chá e fazer o banho com este. É aconselhável fazer banhos diários durante cerca de 21 dias seguidos.

O banho de assento frio faz-se da mesma forma que o anterior, usando água fria a cerca de 10ºC. Deverá ser um banho rápido, não permanecendo mais de 5 minutos e deverá enxaguar-se de imediato. É bastante benéfico para tratar infeções de ovários, testículos, útero, bexiga, vagina, pênis e prisão de ventre. O tratamento deve ser feito pela manhã e ao deitar, durante 30 dias duas vezes por dia.

No banho de assento alternado (quente e frio) deverá utilizar duas bacias, uma com água fria a 10ºC e outra com água quente a 45ºC. Deverá começar na água fria, permanecendo durante cerca de 5 minutos, e de seguida ir para a água quente, durante 1 minuto, deverá repetir este procedimento 5 vezes. O banho de assento alternato é benéfico para o tratamento de tumores malignos, infeções de difícil tratamento e para os casos em que o banho de assento de água quente ou fria não surtiu efeito. Este tratamento deve ser feito ao deitar, durante 21 dias.

Fonte: Vanessa Lopes

 

           Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura 
4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO   
5) AVISO IMPORTANTE 
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES
7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
8) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação
9) As Emoções podem curar e podem adoecer
10) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para BANHO DE ASSENTO - Um Tratamento Eficiente

Enviando Comentário Fechar :/