HELIOTERAPIA - O SOL COMO REMÉDIO

HELIOTERAPIA - O SOL COMO REMÉDIO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A exposição diária e controlada ao Sol, chamada Helioterapia, pode melhorar o humor, a pele, muitas patologias e até mesmo sintomas de transtornos do cérebro.

Adotada desde a Antiguidade pelos gregos, a helioterapia, ou a terapia do sol, é uma opção de tratamento alternativo. Como o nome indica, os raios solares são os principais agentes desse método. Radiação ultravioleta, raios infravermelhos e luz visível são utilizados no tratamento de enfermidades. Entenda a seguir como o método funciona e como você pode se beneficiar dele.

"Quando admiro a maravilha de um pôr-do-sol ou a beleza da lua, minha alma se expande em reverência ao Criador."

 

A Helioterapia, ou o sol como remédio natural, pode tratar várias doenças. É um tratamento alternativo, onde os raios solares, essenciais para a vida no planeta, são os principais ingredientes. Esta técnica da Medicina Alternativa é utilizada desde a antiguidade, tendo sido adotada pelos gregos. Na antiga civilização os doentes eram expostos ao sol moderado para acelerar o processo de cura. Vale ressaltar que é provado cientificamente que o sol tem reflexo direto no humor do ser humano, fator que está ligado ao nosso estado de saúde.
O corpo produz Vitamina D de maneira natural quando exposto ao sol. Logo, a Helioterapia é recomendada para que o organismo consiga repor seu “estoque” desta vitamina, que é fundamental para a absorção adequada de cálcio nos ossos. Basta uma pequena dose de exposição diária ao sol para nutrir o organismo com esta vitamina.
Entretanto, há que ressaltar os perigos se houver excesso de exposição aos raios ultra violeta. Passar horas sob o sol pode desencadear irritações, queimaduras, e até mesmo câncer de pele. A maneira adequada para beneficiar-se da Helioterapia é aproveitar os primeiros raios da manhã, optando por pequenas doses, que podem variar entre 15 e 20 minutos de exposição. Quem possui a pele branca, ou mais sensível, não deve ultrapassar 10 minutos diários.
Helioterapia usa o sol para curar doenças Há que ter em mente que esta terapia deve provocar bem-estar. Qualquer desconforto deve ser considerado como sinal de alerta, ou para diminuir o tempo, ou até mesmo para pausar a terapia.

 

Fonte: Bolsa Saúde de Mulher

Helioterapia usa o sol para curar doenças

HELIOTERAPIA - O SOL COMO REMÉDIO

A radiação ultravioleta (UV) estimula a produção de vitamina D pelo organismo, o que favorece a absorção de cálcio e fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico. Enquanto isso, a radiação infravermelha (IV) estimula o fluxo sanguíneo na superfície do corpo. Os primeiros raios solares da manhã são essenciais em pequenas doses, que podem variar entre 15 e 20 minutos de exposição sem filtro solar. Quem possui a pele muito clara ou mais sensível não deve ultrapassar os dez minutos diários. Segundo a Dra. Margarida Maria Murbach Carneiro, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os benefícios da helioterapia são diversos. "Pode ser utilizada no tratamento da psoríase, do vitiligo e da dermatite atópica, mostrando resultados efetivos em grande parte dos casos", explica.
A médica credita os bons resultados aos efeitos imunossupressor e anti-inflamatório da técnica, que também estimula a produção de vitamina D. A doutora difere, ainda, a helioterapia da fototerapia. Essa última utiliza somente a radiação ultravioleta, de forma artificial. A vitamina D, além de aumentar a fixação de cálcio nos ossos, também tem papel protetor contra alguns tipos de câncer e pode colaborar na diminuição dos sintomas da esclerose múltipla. Uma pesquisa publicada na revista Câncer Epidemiology Biomarkers and Prevention mostrou que a exposição ao sol reduziu o risco de câncer de mama em mulheres em fase de menopausa. Segundo o estudo, as voluntárias que moravam em lugares ensolarados possuíam 50% menos risco de apresentar câncer de mama em comparação àquelas de regiões mais nubladas.

Cuidados da helioterapia

A dermatologista aponta que a helioterapia deve ser realizada com curtas exposições solares, de forma a evitar a queimadura solar. "O tempo seguro dessa exposição varia conforme a cor da pele, sendo essa terapia contraindicada a pessoas com antecedentes pessoais de câncer da pele ou doenças de fotossensibilidade, como o lúpus, por exemplo", indica. Há um alerta para que a exposição ao sol na helioterapia seja feita de forma moderada. O excesso de radiação solar pode provocar doenças como câncer de pele, envelhecimento precoce e inflamações da córnea. Além disso, as células da pele têm memória, o que significa que os danos ao organismo são cumulativos. O sol que você pega no dia a dia deve ser suficiente para evitar a carência de vitamina D no organismo. Entretanto, para garantir os benefícios da helioterapia, você deve se expor no início da manhã, antes das 10h, e no fim da tarde, após as 16h.

Fonte: Vivo mais Saudável

           Veja também em nosso site:

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  

2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 

3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura

4) TRANSFORMANDO PARADIGMAS. CORRIGINDO CRENÇAS PESSOAIS. MUDANDO O MEU MUNDO A PARTIR DE MIM  - Vídeo

5) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO

6) DESCONTROLE EMOCIONAL. SOFRIMENTO INTERNO. CHORO EXCESSIVO OU RISO EXAGERADO/DESMOTIVADO  - Vídeo

7) PARA EVITAR ENFERMIDADES

8) TRISTEZA E DESÂNIMO PROFUNDOS?  EXCESSO OU FALTA DE APETITE? DESCONFORTO NO ESTÔMAGO? - Vídeo

9) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA

10) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação

11) COMO LIDAMOS COM O COTIDIANO? MUDANDO PADRÕES – Vídeo

12) Diagnostico e Tratamento - Zumbidos e Surdez (Estudo de Caso)

13) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem

14) PENSAMENTOS ACELERADOS? PENSAMENTOS NEGATIVOS? DESCUIDO DA APARÊNCIA PESSOAL? TRANSTORNOS DO SONO? - Vídeo

15) Cataplasma - Um tratamento tradicional e muito fácil

16) Banho de Assento - Benefícios e modo de fazer

17) ARGILA, UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

18) TRANSTORNOS URINÁRIOS E DOS OSSOS. ESGOTAMENTO. IMPOTÊNCIA. FRIGIDEZ - Vídeo

19) OZONIOTERAPIA – UM EFICIENTE RECURSO PARA TRATAMENTO DA SAÚDE E PARA ESTÉTICA

20) FRIGIDEZ SEXUAL FEMININA SOB O OLHAR DA ACUPUNTURA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para HELIOTERAPIA - O SOL COMO REMÉDIO

Já temos 5 comentário(s). DEIXE O SEU :)
DEBORA Del Passo

DEBORA Del Passo

Adorei
★★★★★DIA 08.02.20 20h21RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Ah! Que lindo. Gratidão por seu carinho e sua gentileza da mensagem. Apareça sempre.
★★★★★DIA 19.02.20 09h22RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Ganhei meu dia. Uhuuuuu
★★★★★DIA 14.04.20 17h27RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Maria Auxiliadora pereira

Maria Auxiliadora pereira

Foi importante para reforçar minha decisão de morar na praia .grata
★★★★★DIA 04.08.18 21h05RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Robson Barbosa  Lopes

Robson Barbosa Lopes

Sol e Mar? Nossa. Você quer se livrar de todos os males do Universo, né?!

Brincadeira. Seja muito feliz.
★★★★★DIA 15.08.18 19h05RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/