Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Analisando o rebaixamento da libido feminina, à luz da Medicina Tradicional Chinesa - M.T.C.

 

Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

Mesmo após a Revolução Sexual, a sexualidade feminina ainda é cheia de mistérios e equívocos. Há algum tempo, as mulheres eram consideradas loucas se demonstrassem qualquer interesse em sexo. Acreditava-se e, ainda existem culturas que acreditam, que a mulher é fria por natureza, que sua sexualidade está voltada única e exclusivamente para a maternidade e para servir a sexualidade masculina.

Em agosto de 1998, foi realizado o I Consenso Internacional de Disfunção Sexual Feminina - DSF, em Amsterdam- Holanda, onde a DSF foi considerada pela primeira vez um problema multicausal e multidimensional, combinando fatores biológicos, psicológicos e interpessoais, que afetam de 20 a 50% das mulheres. (ANKIER, 2004)

Atualmente, um estudo realizado nos EUA, Reino Unido e Suécia, indicou que 40% das mulheres com idade entre 18- 59 anos apresentam queixas sexuais significativas e, dessas, 33% tem déficit do desejo sexual (BALLONE,2004). Segundo Ballone (2005), a DSF atinge 51%das mulheres, número maior que a incidência da disfunção sexual masculina, que fica em torno de 48%.

Devido ao grande número de queixas de desejo sexual hipoativo ou, falta de libido, que encontramos em nosso dia- a-dia, optamos por avaliar quais as possíveis causas dentro da visão da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, já que esse assunto foi pouco estudado.



Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

 

Foi realizada pesquisa de campo, com uma pré-seleção para separar um grupo de mulheres que não faziam uso de qualquer medicamento e que não apresentavam alterações geniturinárias. O grupo foi fechado com 08 mulheres na faixa etária de 25 a 35 anos, sendo que todas preenchiam os requisitos citados.

O tratamento foi realizado duas vezes por semana, no período de 28 de setembro a 30 de outubro de 2009 (cinco semanas), totalizando 10 sessões, sendo que a auriculoterapia foi feita somente uma vez na semana, e as pacientes foram orientadas a estimular os pontos em forma de pressão durante 20 segundos cerca de 3 a 5 vezes ao dia.

Elaboramos uma ficha de avaliação (em anexo ) e utilizamos o Quociente Sexual de Carmita Helena Najjar Abdo ( em anexo) antes e após o tratamento. Esse Quociente Sexual foi idealizado e validado com o intuito de obter uma escala que abrangesse a avaliação dos vários domínios da atividade sexual da mulher (desejo, excitação, orgasmo e seus respectivos psicofísicos ) e que fossem de fácil entendimento para as pacientes. Ele se compõe de 10 questões, cada qual devendo ser respondida numa escala de 0 a 5 ( 0 = nunca; 1 = raramente; 2 = ás vezes, 3 = 50% das vezes; 4 = maioria das vezes e; 5 = sempre). O resultado da soma das 10 questões deve ser multiplicado por dois, o que resulta num índice total que varia de 0 a 100. Na sétima questão, a autora propôs tratamento diferente, ou seja, o valor da resposta dada (de 0 a 5) deve ser subtraído de 5 para se ter o escore final dessa questão.

Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

 

Os resultados de maior valor indicam melhor desempenho ou satisfação sexual, a saber:

81 - 100 pontos = bom a excelente

61 - 80 pontos = regular a bom

41 - 60 pontos = desfavorável a regular

21 - 40 pontos = ruim a desfavorável

0 - 20 pontos = nulo a ruim

Feita a avaliação, elaboramos o diagnóstico e a proposta de tratamento foi a seguinte:

  • Acupuntura nos pontos BP6 ( bilateral) ,R3 (bilateral), B17 (bilateral), B 23 (bilateral) e VG 4.

  • Moxabustão em cachimbo no trajeto de VC3 a VC8,com objetivo principal em VC3, VC4, VC6 E VC8.

  • Auriculoterapia : Shen men, Simpático, Órgãos genitais externos, tensão, supra renal, Fígado e Rim.

E assim, realizamos o tratamento conforme citado anteriormente; lembrando que existem outros pontos interessantes para tratar os distúrbios sexuais femininos, mas para nossa praticidade escolhemos os pontos localizados mais na região posterior do corpo.

3. RESULTADOS
O principal diagnóstico energético encontrado nas avaliações foi estagnação doe Qi e Xue com deficiência de BP, conforme gráfico a seguir:



Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

 

Gráfico 1 - Principais diagnósticos energéticos encontrados


Analisando o Quociente Sexual das 8 mulheres avaliadas encontramos os seguintes resultados antes do tratamento com a acupuntura:

Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

Gráfico 2 - Resultados do Quociente Sexual antes do tratamento

 

Após as 5 semanas de tratamento e feita a reavaliação o Quociente Sexual se alterou na maioria dos casos, como mostramos no seguinte gráfico :



Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

Gráfico 3 - Resultados do Quociente Sexual após o tratamento


Lembrando que o Quociente Sexual não se refere somente ao desejo sexual, mas a todo o contexto que engloba a sexualidade feminina ( desejo e interesse sexual, excitação pessoal e sintonia com o parceiro, orgasmo e satisfação sexual). Isolando somente a respeito do desejo sexual, tivemos relatos de melhora em 75 % dos casos , onde as pacientes relatam maior disposição para o sexo.
Embora este estudo não englobe outras alterações e evoluções vale ressaltar, para futuros estudos, que as mulheres referiram melhora em outros aspectos de suas vidas, como:

 

  • Maior disposição para as atividades do dia- a - dia;

  • Melhora dos sintomas da TPM;

  • Melhora do quadro emocional. Destacando-se a ansiedade;

  • Melhora do quadro de constipação intestinal, que era presente em alguns casos.


Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

CONCLUSÃO

A disfunção sexual feminina mais encontrada é a diminuição do desejo sexual; com o estudo pudemos concluir que a acupuntura é um excelente tratamento, sendo que consegue melhorar outros aspectos físicos e emocionais de cada paciente em particular.

É importante que, para um resultado positivo com a acupuntura, seja feita uma avaliação minuciosa com relação á causa da disfunção, pois alguns casos necessitam de outros tratamentos complementares.


Fonte: Acupuntura no tratamento do desejo sexual hipoativo em indivíduos do sexo feminino - TANABE K. C.; OLIVEIRA M. C. T. - CETN


FINALIZANDO

A “acupuntura trata pessoas, e não doenças”, afirma o Doutor Mauro Begio que já Clinica na área há 48 anos.

A acupuntura é a grande pedida para a solução de problemas que atinge boa parte da população mundial como: depressão, insônia, síndrome do pânico, impotência masculina, frigidez feminina, enxaquecas, diabetes, infertilidade, problemas ginecológicos, pólipos nasais, bursites no ombro, artrites reumatoides, fibromialgia, artrose, osteoporose, nervo ciático, esporão, sinusite, renite, asma, bronquite, crise renal, hérnia de disco, etc.

No tratamento com acupuntura são utilizadas apenas algumas agulhas em pontos estratégicos do corpo. Os sinais e sintomas que a pessoa expressa é o que vai orientar o tratamento na melhora do funcionamento por inteiro de todo o metabolismo, e estará á caminho para o poder da cura natural.

Fonte: Acupuntura do Brasil

Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

 

Veja também em nosso site:

1) QUIBE VEGETARIANO DE FORNO – RECEITA

2) POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PNPIC)

3) FITOTERÁPICOS

4) ACUPUNTURA NA DOENÇA DE ALZHEIMER: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

5) ESTUDO DE CASO: DOR DE CABEÇA CRÔNICA – QUADRO DE YANG DO FÍGADO

6) DEPOIMENTO SOBRE TRATAMENTO COM ACUPUNTURA TRADICIONAL SISTÊMICA – VÍDEO

7) BRUXIMO. RANGER DE DENTES E A ACUPUNTURA

8) CURRY DE GRÃO DE BICO COM TOFU DEFUMADO – RECEITA

9) CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CHÁ VERDE

10) ANSIEDADE ALIMENTAR - UM DESCONTROLE

11) DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA

12) FEIJOADA VEGETARIANA – RECEITA

13) DIARREIA - SEGUNDO A VISÃO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

14) QUEIJO, REQUEIJÃO E MANTEIGA VEGANOS – RECEITA

15) ÓLEO DE COPAÍBA E SEUS MUITOS BENEFÍCIOS

16) RINITE ALÉRGICA:  TRATAMENTO COM ACUPUNTURA

17) PANQUECA DE MASSA INTEGRAL E SOBREMESA – RECEITAS

18) OBESIDADE – EXCELENTES RESULTADOS COM ACUPUNTURA ALIADA A AURICULOTERAPIA

19) DISFUNÇÃO ERÉTIL OU IMPOTÊNCIA SEXUAL

20) SOPA DE FEIJÃO-PRETO COM MOSTARDA, ACOMPANHAMENTO E SOBREMESA

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Frigidez Sexual Feminina sob o olhar da Acupuntura

Enviando Comentário Fechar :/