Quibe vegetariano de forno - Receita
Segunda Sem Carne: Quibe vegetariano de forno com ARROZ DE FORNO super rápido, acompanhamento de gelatina de agar-agar e suco detox
A ‘Campanha Segunda Sem Carne’ é um convite global para que as pessoas, empresas e governos, somente neste dia da semana, deixem fora de seus pratos e bandejões a suculenta picanha, o peito de frango grelhadinho e até aquele irresistível peixe ensopado, em benefício da saúde humana, dos animais e da preservação do planeta. Vale parar, refletir e agir. Afinal, para se produzir um quilo de carne são gastos pelo menos sete quilos de grãos para alimentar animais destinados ao abate e, em média, 15 mil litros de água.
E já que hoje é segunda, a Revista Ecológico separou uma receita deliciosa e sem carne. Confira:
Quibe vegetariano de forno:
Ingredientes:
1 xícara de trigo para quibe
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de abobrinha ralada
1 xícara de salsinha e uma de hortelã crua
Temperos verdes a gosto
200g de mussarela
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Curry a gosto
6 tomates maduros cortados em pequenos cubos
Azeite de oliva
Modo de preparo:
Exige o preparo antecipado da farinha do quibe:
Deixe a farinha de quibe em molho com água durante três horas, colocando a água até um centímetro acima do nível do quibe
Depois, aperte bem a farinha retirando o excesso de água e coloque em uma vasilha à parte
Molho de tomate:
Em uma panela ou caçarola pequena, coloque o óleo de oliva e frite metade doas ervas aromáticas juntamente com uma pitada de sal, pimenta e curry
Depois que dourarem ligeiramente, coloque os tomates e deixe fritar em fogo baixo até reduzir a água
Deixe o molho reservado
Massa do quibe:
Misture com a farinha de quibe hidratada a cenoura, a abobrinha, as ervas para tempero restantes cruas, um pouco de sal, pimenta-do-reino e uma pitada de curry
Com as mãos misture bem os ingredientes amassando-os até dar liga, caso não dê liga pode-se acrescentar um pouco de farinha de trigo integral (apenas para dar liga à massa, não muito)
Em uma assadeira devidamente untada, coloque metade da massa de quibe e cubra o fundo, espalhe o molho de tomates que havia reservado e coloque a mussarela em cima e depois cubra com a massa restante
Pressione a massa ligeiramente para que fique firme e compacta
Leve ao forno pré-aquecido e asse em fogo médio por cerca de 20 a 30 minutos
Fonte: Revista Ecológico
NOTA: O responsável pelo Espaço Terapêutico Fu Hsi lhe apresenta esta adaptação da receita constante em Revista Ecológico, tendo tomado a liberdade de fazer substituições para tornar a receita ainda mais deliciosa.
ARROZ DE FORNO SUPER-RÁPIDO
INGREDIENTES
Você acha gelatina saudável?
Se você consome gelatina e oferece às crianças achando que é um produto saudável e que faz bem para a pele, está na hora de mudar este conceito.
As gelatinas comuns, vendidas nos supermercados, são compostas de aromatizantes e corantes artificiais. Alguns corantes utilizados no Brasil são proibidos em vários outros países. Em relação ao colágeno, a quantidade contida nas gelatinas é muito pequena, portanto, elas não são fontes de colágeno.
Uma pesquisa feita pela Pro Teste Associação de Consumidores detectou excesso de açúcar, presença de edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar e presença de corante artificial relacionado à hiperatividade no público infantil.
Fonte: Fernanda Magro Nutricionista
OBSERVAÇÃO: Um excelente substituto para a gelatina é o Ágar-Ágar, que é vegetal.
Os benefícios do Ágar-Ágar como substituto da gelatina
Sabemos que a gelatina convencional possuí certos produtos animais na composição como ossos, pele o outras partes da cartilagem, tornando inviável seu consumo por vegetarianos e pessoas adeptas de um estilo mais saudável de vida.
Uma boa opção para substituir a gelatina é o ágar-ágar, que ao invés de ter proteína animal é vegetal. Essa substância provem de algas marinhas, possui um sabor neutro e é rica em sais mineiras. Retirada de vários tipos de espécies de algas marinhas que por sua mistura de agarose e agaropectina dão a textura gelatinosa. Muito usada na culinária japonesa ela é isenta de gordura e carboidratos. E pasmem, contém 94,8% de fibras solúveis!
Um estudo realizado por Hiromichi Maeda avaliou a eficácia da combinação de uma alimentação de ágar-ágar com uma dieta japonesa convencional para pacientes obesos com intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2. Os resultados foram publicados em 2005 no Diabetes, Obesity and Metabolism Journal. Setenta e seis pacientes foram aleatoriamente colocados em uma dieta convencional ou uma dieta convencional com agar agar durante 12 semanas. O peso corporal de ambos os grupos, gordura corporal, distribuição de gordura, índice de massa corporal, controle glicêmico, pressão arterial, resistência à insulina e gordura e lipídios foram medidos antes e após o período experimental. Os resultados revelaram que a dieta do ágar-ágar produziu perda de peso significativa devido à manutenção da redução da ingestão de calorias e melhora o metabolismo. Outros benefícios associados com ágar-ágar incluem sua capacidade para reduzir a inflamação, acalmar o fígado, e proporcionar alívio para os pulmões. Ela absorve glicose no estômago, que passa rapidamente através do sistema digestivo e inibe que o corpo retenha e armazene gordura em excesso. Suas propriedades de absorção de água também ajudam na eliminação de resíduos tóxicos do corpo.
Fonte: Plantas Medicinais e Fitoterapia
P.S.: Veja mais receitas vegetarianas e veganas neste site e na nossa página do Facebook
Veja mais ARTIGOS RELACIONADOS neste site:
1) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
2) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos.
3) BIFE VEGANO - Receita muito fácil. UMA DELÍCIA!!
4) CROSTINI DE AVOCADO E COGUMELOS receita
5) TRANSFORMANDO PARADIGMAS. CORRIGINDO CRENÇAS PESSOAIS. MUDANDO O MEU MUNDO A PARTIR DE MIM - Vídeo
6) RED-RED DE GANA - BARBARELISMUS receita
7) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
8) TRISTEZA E DESÂNIMO PROFUNDOS? EXCESSO OU FALTA DE APETITE? DESCONFORTO NO ESTÔMAGO? - Vídeo
9) FALANDO SOBRE CALATONIA
10) HELIOTERAPIA- O Sol como Remédio
11) ARGILA UM GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA
12) SOPA DE FEIJÃO-PRETO COM MOSTARDA, ACOMPANHAMENTO E SOBREMESA
13) TRANSTORNOS DA VISÃO, RINITE E SINUSITE - Vídeo
14) DEPRESSÃO OU TRISTEZA?
15) DORES DO SISTEMA LOCOMOTOR E O MÉTODO DE KINESIO TAPING
16) A PACIÊNCIA ESTÁ CURTA? INTOLERANTE? JÁ NÃO SE SUPORTA? QUERIA SUMIR? - Vídeo
17) OBESIDADE – EXCELENTES RESULTADOS COM ACUPUNTURA ALIADA A AURICULOTERAPIA
18) DISFUNÇÃO ERÉTIL OU IMPOTÊNCIA SEXUAL
19) SÍNDROME DO PÂNICO, SOB O OLHAR DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
20) CINCO ELEMENTOS - AS BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Quibe vegetariano de forno - Receita