As Emoções podem curar e podem adoecer.
As emoções podem resultar em intercâmbio prazeroso consigo e com o meio externo, ou causar transtornos energéticos importantes.
Nosso mundo emocional é fantástico e suas interações com os demais recursos que a natureza nos dotou é algo tão complexo quanto maravilhoso.
Podemos citar as emoções principais: alegria (euforia), raiva (ira, rancor), preocupação, melancolia (tristeza), medo e terror (pânico).
As emoções estão inter-relacionadas com os 5 Elementos (fogo, metal, terra, água, madeira) que compõe as bases da Medicina Tradicional Chinesa. A compreensão adequada desses tópicos são matérias de estudos obrigatórios para o Acupunturista, as bases para orientar a prevenção de doenças, bem como para fazer diagnósticos e planejar tratamentos.
Nossas emoções são consideradas normais e saudáveis quando são equilibradas e não excessivas.
Quando descontroladas, se forem intensas e mantidas por alongado período de tempo, podem ser capazes de causar desarranjos físicos e energéticos muito importantes, interferindo negativamente na normalidade do fluxo de energias que regulam os nossos complexos mecanismos biopsicoenergéticos.
As emoções desenfreadas afetam os Zang Fu (Zang ou órgãos: coração, pulmão, baço-pâncreas, rim, fígado, e, Fu ou vísceras: intestino delgado, intestino grosso, estômago, bexiga, vesícula biliar). Afetam os meridianos relacionados com os referidos órgãos e vísceras, de acordo com suas relações com os 5 Elementos e causam síndromes de excesso ou de deficiência do Yin (energia de polaridade negativa) e Yang (energia de polaridade positiva), podendo também gerar síndromes de estase, impedindo a circulação normal das energias que alimentam os diferentes departamentos de nossa natureza pessoal.
Desta maneira, o desenvolvimento das doenças depende basicamente de dois fatores: da resistência do corpo e da força dos patógenos (fatores causadores da doença: calor, secura, umidade, frio, vento).
Se a resistência (energias de defesa ou wei chi, saúde dos órgãos e vísceras ou Zang Fu, equilíbrio emocional, entre outros) do corpo estiver forte, a doença não consegue invadir o corpo.
Porém grande percentual das doenças têm origem nas alterações e desequilíbrios emocionais. Os chineses foram os primeiros a reconhecer os mecanismos psicossomáticos na inter relação saúde e doença.
Portanto, boa parte das causas das nossas doenças bem como os mecanismos naturais de barreira ou de defesa e de auto reparação fazem parte de nós mesmos, já estão dentro do corpo, constituem o Ser.
Então, havendo desequilibrios, as doenças prosperarão.
Por esta razão, na Acupuntura é dada muita ênfase à prevenção das doenças, à necessidade de observarmos um modo de vida harmônica e intimamente relacionada com a natureza, conscientemente dirigida e equilibrada, bem como indica o tratamento precoce das desarmonias.
No famoso livro Huángdi (黃帝) Nèijīng (内經), considerado a “bíblia” da Acupuntura, está escrito que “tratar uma doença após sua manifestação é como esperar ter sede para cavar um poço”. (Robson Barbosa Lopes)
(Edward Bach foi um médico britânico, desenvolveu as essências florais de Bach, uma forma de medicina alternativa inspirada em clássicas tradições homeopáticas. Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.)
TENSÃO EMOCIONAL TRATADA COM ACUPUNTURA MELHORA
A vida é um eterno aprendizado, e a forma como lidamos com adversidades, é determinante para o nosso bem estar. A ansiedade atualmente, parece estar entranhada nas nossas atitudes. Tristeza, medo, raiva, euforia, preocupação,…fazem parte do cotidiano e todos nós temos períodos em que perdemos o equilíbrio momentaneamente, sendo esse desequilíbrio evidenciado através da tensão emocional. Isso é normal! Porém, a intensidade e/ou persistência nesse processo traz grandes prejuízos para a saúde.
Ter disciplina emocional não é uma coisa que se aprende de uma hora para outra. A acupuntura, o tratamento através da orelha (auriculoterapia), e o shiatsu (massagem corporal) atuam no campo emocional de uma forma muito especial, promovendo equilíbrio , e apaziguando assim o turbilhão de emoções.
A acupuntura equilibra o organismo através da manipulação energética, e estabiliza de forma saudável as emoções!
Se temos medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação, será necessário compreender que cada emoção está ligada ao funcionamento de um dos cinco órgãos: rim (medo), fígado (raiva), coração (euforia), baço (preocupação) e pulmão (tristeza). Estes por sua vez, possuem relação direta com os cinco elementos/movimentos energéticos, que são respectivamente: água, madeira, fogo, terra e metal.
No que tange as emoções, encontramos a seguinte citação nos Fundamentos da Medicina Chinesa: “Tensão emocional causa desarmonia dos órgãos internos. E uma desarmonia dos órgãos internos pode causar desequilíbrio emocional”(MACIOCIA).
A medicina chinesa nos ensina também que as emoções estão relacionadas aos zang/fu(órgãos e vísceras). Sendo assim refere que: o medo está ligado a energia do rim; a raiva tem correlação com a energia do fígado; a alegria (estado de excitamento excessivo) está associada a energia do coração; a preocupação se manifesta da energia do baço-pâncreas; e a angustia, aflição e tristeza encontra-se na energia do pulmão.
As emoções são estímulos mentais e fazem parte do contesto humano naturalmente. Porém, a tensão emocional quando duradoura e/ou intensa se torna perversa, e afeta diretamente o equilíbrio dinâmico do QI de forma contundente. A estagnação de QI quando não corrigida desencadeia outros desequilíbrios na saúde e nos julgamentos e respostas do indivíduo frente a estressores externos.
“A natureza de um Órgão Interno ressoa com uma emoção. Cada Órgão Interno tem uma natureza positiva que se transforma em emoções negativas sob a influência da tensão emocional das circunstâncias da vida”(MACIOCIA).
Sendo o equilíbrio dinâmico e saudável do QI (energia) na circulação energética (meridianos de energia), fator essencial para o bom estado emocional e fisiológico do indivíduo. O terapeuta através da medicina tradicional chinesa, manipula esse campo energético, equilibrando a dinâmica do QI, se utilizando, por exemplo, da teoria dos cinco elementos para a manutenção do bem estar, promovendo saúde através dos estímulos com a agulha (sedar e tonificar, equilibrar) manipulando os pontos específicos nos meridianos, equilibrando o sistema como um todo, inclusive o emocional.
Os cinco elementos, contidos em yin e yang, são fonte energética para a estruturação de energia dos Fang/Fu (órgãos e vísceras).
Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra, e metal. Eles funcionam de forma integrada num fluxo de geração e controle, para manutenção da homeostase energética.
A tensão emocional tratada com acupuntura melhora e melhora muito!
Fonte: ACUPUNTURA NATURAL
Assista o vídeo com Dicas de Auto Ajuda e Saúde com Carlos Arakaki
Veja também em nosso site:
1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?
2) RELACIONAMENTOS E MUDANÇAS. MEDOS E SOFRIMENTOS PELAS PERDAS E ROTINAS - Vídeo
3) TRATAMENTOS ALTERNATIVOS E COMPLEMENTARES PARA OS OLHOS, LÁGRIMAS, VISÃO E TENDÕES - Vídeo
4) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA
5) Vídeo: Tratamento com Acupuntura
6) PROBLEMAS MUSCULARES, DO ESTÔMAGO E DA SALIVA: AUTOCUIDADOS – Vídeo
7) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO
8) SOBRE AS DICAS DE SAÚDE: ATENÇÃO – AVISO IMPORTANTE
9) DICAS DE NATUROTERAPIA - PARA EVITAR ENFERMIDADES
10) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
11) PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – VÍDEO
12) Cone Chinês ou Cone Hindu e os seus benefícios
13) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
14) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos
15) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos
16) CROSTINI DE AVOCADO E COGUMELOS - Receita
17) DOR DE CABEÇA. CUIDANDO- SE COM TERAPIAS NATURAIS AUTO APLICADAS - Vídeo
18) CINCO MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
19) OZONIOTERAPIA – UM EFICIENTE RECURSO PARA TRATAMENTO DA SAÚDE E PARA ESTÉTICA
20) FRIGIDEZ SEXUAL FEMININA SOB O OLHAR DA ACUPUNTURA
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para As Emoções podem curar e podem adoecer.
Célia Simões
um vídeo, experimento uma receita.... Devo admitir que os efeitos e os benefícios
da acupuntura fazem bem não apenas para o nosso corpo, mas para nossa mente e até mesmo,
para nossa alma... Li o artigo acima e confesso que preciso controlar minhas emoções, principalmente no que diz respeito ao coração, pois apesar de amar o que faço, pegar quatro coletivos e cuidar de 40 crianças por oito horas diariamente, não é uma tarefa fácil, isso causa grande estresse... Amei o artigo!!! Parabéns meu amigo... Forte abraço e meu carinho... =)
Robson Barbosa Lopes
Célia Simões
a ação e os efeitos benéficos da acupuntura não apenas para o nosso corpo, mas para a nossa
mente e diria até, para a nossa alma.... Li o artigo acima e cheguei a conclusão de que preciso
cuidar mais das minhas emoções, principalmente no que diz respeito ao coração, pois embora amando o que faço, pegar quatro coletivos e cuidar de 40 crianças diariamente por oito horas,
não é uma tarefa fácil, isso causa grande estresse... Parabéns meu caro amigo. Amei esse artigo!!
Um forte abraço e meu carinho... =)
Robson Barbosa Lopes
Hilton Bacelar
Robson Barbosa Lopes