A PRÁTICA DA ACUPUNTURA
Dentre todos os recursos de que dispõe a Acupuntura, a técnica do agulhamento é a mais conhecida em meio aos povos de todo o mundo.
Uma prática milenar que nasceu da interpretação dos fenômenos naturais e da própria natureza, que considera o homem como o principal participante do cosmo (JÚNIOR, MARTINS & AKERMAN, 2005). A Acupuntura é uma arte oriunda da tradição chinesa; se utiliza do agulhamento em pontos específicos que sealinham ao longo dos meridianos, dos quais trataremos mais adiante.
Dentre os recursos da Acupuntura, a técnica do agulhamento é a mais conhecida em meio aos povos de todo o mundo, e é apenas uma das técnicas terapêuticas que compõem um conjunto de saberes e procedimentos culturalmente constituídos, e dos quais não pode ser dissociada.
Isolada ou assomada a outras terapias alternativas, proporciona uma abordagem diferente da medicina ocidental, podendo ser adotada como recurso exclusivo ou complementar, e até facilitador da abordagem concomitante, sempre que a atenção esteja focada nos melhores resultados terapêuticos em favor do paciente.
Equilíbrio Yin e Yang
Somos como que uma grande bateria, onde, quase a totalidade das nossas funções decorrem da interação entre duas forças básicas, complementares e necessárias no equilíbrio da vida: energia Yin: negativa, fria, lunar, receptiva... e, energia Yang: positiva, quente, solar, atrativa... Da interação entre ambas se dá o equilíbrio e saúde ou o desequilíbrio e adoecimento.
Do desequilíbrio entre ambas, ou seja, o desequilíbrio energético é a causa principal dos transtornos que repercutem no físico, na psíque, no emocional, no espiritual. O Ser vivo entra num estado alterado em relação ao equilíbrio originalmente natural de sua unitotalidade múltipla.
Originalmente o Ser vivo, em especial, o Ser Humano é equilibrado, perfeito, saudável. É possível reaver o estado original do Ser Humano, a partir da utilização dos mecanismos de reequilíbrio, dispostos pela Natureza, na intimidade de nosso Ser, a partir de intervenções como a Acupuntura que age equilibrando as nossas energias.
Hábitos de Vida
Do nosso modo de viver se deriva toda uma dinâmica singular, particular e individual que reverbera na condução de nossas energias; estas seguem trajetos específicos ao longo de canais especializados de energia. Estes canais de energia não são verificáveis a partir de dispositivos físicos como os sentidos humanos ou aparelhos como o microscópio, uma vez que estes canais são constituidos de energia. Fazem parte da nossa ultra-anatomia, de nossa ultra-fisiologia.
Então, vejamos. A manipulação destes pontos, seja colocando calor, frio, fazendo sucção, massageando ou perfurando, produz mudanças especiais na funcionalidade de nossa unidade individual. Dos vegetais, dos elementos da natureza e dos alimentos se obtém tipos e subtipos de energias especiais para também se intervir nestes fundamentos energéticos do Ser. Estes, são recursos e métodos que formam o corpo dos princípios e de intervenção deixados pela tradição ancestral da Sabedoria Chinesa, conhecidos pelo nome de Acupuntura.
Metodologia
Os métodos disponíveis de diagnóstico e de tratamento utilizados pela acupuntura são os trazidos ao longo dos milênios. Foram desenvolvidos pela Sabedoria ancestral chinesa. Sua origem se perde na poeira dos milênios. Nada têm a ver com a medicina ocidental, nem com os preceitos ou com as funções privativas das ciências ocidentais. Não há medicamentos, fórmulas químicas, não msão necessários exames laboratoriais nem de imagem, nem tampouco intervenções cirúrgicas na prática tradicional da acupuntura.
Então, com Acupuntura não se trata doenças. Trata-se, como vimos, os transtornos energéticos de onde decorrem os transtornos. Não há doentes; há Seres que transitam num quadro de deficiência ou de excesso de energia, submetidos a transtornos do seu equilíbrio original. Por isso, é de imprescindível importancia atentarmos para o nosso modo de vida, nossos hábitos, nossa forma de pensar, de sentir, de agir e de reagir, nossa forma de falar, de andar... Começar nosso processo de cura, a partir da disposição pessoal em mudar-se, a si mesmo.
QUAIS OS MECANISMOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA?
O homem é um todo físico, corpo-mente-espírito, alimentado e movido por energias Yin e Yang, que o constituem, oriundas da energia cósmica e telúrica. Um leve desequilíbrio ocasiona alteração no equilíbrio dos elementos que o constituem, e vice-versa. O desequilíbrio pode se caracterizar por excesso, por deficiência ou por estase de energia ao longo de canais por onde fluem tipos e subtipos de energia essencial à vida.
Esses canais são os meridianos.
A concepção tradicional chinesa leva à abordagem terapêutica eficiente, orienta a correção destes desequilíbrios, propiciando a retomada do estado normal de saúde. Entretanto, a acupuntura não se restringe em somente fazer frente aos fatores perversos, nem aos agentes agressores externos, causadores de acometimentos físicos, psíquicos, emocionais. Não visa apenas tratar o local comprometido do corpo. A visão não é departamentalizada, mas, abrangente, holística, global e uni total, visando sanar os transtornos imediatos e mediatos, locais e sistêmicos. (Robson Barbosa Lopes)
A saúde humana é muito complexa para ser tratada de uma só maneira. Por isso, a medicina tradicional chinesa engloba uma série de outras ferramentas que complementam seus tratamentos. A auriculoterapia, as moxas, as ventosas, a cranioacupuntura, os pontos shu antigos são apenas alguns
Dr, WuTou Kwang - Fundador do Ceata - Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas, fala sobre a Luta pela Acupuntura livre no Brasil.
Wu Tou Kwang - Currículo Resumido (atualizado em jan 2012)
1. 1º aluno da Faculdade de Medicina da USP no vestibular de 1970
2. 1º aluno da Faculdade de Medicina da USP na formatura em 1975
3. Especialista em Cirurgia Vascular, Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar
4. Médico assistente do Hospital das Clínicas da USP, na disciplina de Radiologia Intervencionista de 1982 a 2008, responsável pelos exames radiológicos venosos e linfáticos
5. 1º médico a colocar próteses metálicas (filtro de cava) por cateterismos no Brasil
6. Médico mais processado do país pelo CFM, tem 12 denúncias e 6 processos éticos por defender Acupuntura e Fitoterapia para todos os profissionais de saúde, já com cassação definida pelo CRM-SP em 2012
7. O único médico do Brasil a processar o CFM
8. Prêmios Ignatz Von Peczely de pioneirismo em Iridologia, concedidos pela Associação Mundial de Irisdiagnose em 1998 e em 2009
9. Homenagem pelo Conselho Parlamentar das Comunidades, Raízes e Culturas Estrangeiras da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 2003
10. Cidadão Honorário Paulistano em 2007
11. Prêmio Honra ao Mérito pela Atuação Meritória em prol da MTC no Brasil, concedido pela Unidade Superior de Ensino da Liga de Pesquisa em Acupuntura da Escola Superior de Ensino do Instituto Brasil-China de Acupuntura, Belo Horizonte, em 2005
12. Prêmio Honra ao Mérito pela Atuação Meritória em prol da MTC no Brasil, concedido pela Unidade Superior de Ensino da Liga de Pesquisa em Acupuntura da Escola Superior de Ensino do Instituto Brasil-China de Acupuntura, Belo Horizonte, em 2008
13. Prêmio Acupunturista Notável pela Associação dos Fisioterapeutas Acupunturistas do Brasil, no II Congresso Brasileiro de Acupuntura, em 2009
14. Professor de Acupuntura e Terapias Naturais desde 1981 tendo formado 7.600 acupunturistas e terapeutas até 2012
15. Fundador e Presidente das seguintes entidades: CEATA - Centro de Estudo de Acupuntura e Terapias Alternativas em 1981; ANAMO - Associação Nacional de Acupuntura e Moxabustão em 1983; ABREFLOR em 1991; CONBRAC – Conselho Brasileiro de Acupuntura em 2000; ABRAPHYTO em 1997
Veja também em nosso site:
1) DOR DE CABEÇA. CUIDANDO- SE COM TERAPIAS NATURAIS AUTO APLICADAS - Vídeo
2) TRANSTORNOS DOS VASOS SANGUÍNEOS, DO SUOR, DA LÍNGUA E DA FALA - Vídeo
3) Acupuntura está indicada para tratar que casos?
4) Tabagismo! Vamos dar um ponto final nisso
5) A PACIÊNCIA ESTÁ CURTA? INTOLERANTE? JÁ NÃO SE SUPORTA? QUERIA SUMIR? - Vídeo
6) Vídeo: Tratamento com Acupuntura Tradicional Sistêmica - Entrevista
7) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO
8) AVISO IMPORTANTE
9) FALANDO SOBRE CALATONIA
10) TOSSE E ACUPUNTURA. E MAIS, VÍDEO: Tratamentos com o Do-In
11) ÓLEO DE COPAÍBA E SEUS MUITOS BENEFÍCIOS
12) PARA EVITAR ENFERMIDADES - DICAS ÚTEIS
13) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
14) Quibe vegetariano de forno - Receita
15) DESCONTROLE EMOCIONAL. SOFRIMENTO INTERNO. CHORO EXCESSIVO OU RISO EXAGERADO/DESMOTIVADO - Vídeo
16) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
17) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – Fundamentos e História. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética, da lei, dos costumes humanos
18) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos
19) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita
20) CINCO MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para A PRÁTICA DA ACUPUNTURA