Feijoada Vegetariana - Receita

Feijoada Vegetariana - Receita
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Apresentamos uma receita de Feijoada Vegetariana Completa, de baixos índices calóricos, natural, saudável, deliciosa

 Feijoada Vegetariana de baixas calorias

A feijoada vegetariana é o sonho de qualquer amante de comidas brasileiras que deseja saborear esse prato típico, ao mesmo tempo se mantendo fiel a seu estilo vegetariano. Alguma pessoas escolhem fazer a feijoada vegetariana mais por ser uma opção menos calórica do prato. Carnes gordurosas, acompanhamentos incrementados, cerveja, arroz, enfim, consumir a receita tradicional é o mesmo que comer uma bomba calórica. Por outro lado, ao comer a feijoada vegetariana, o risco de ganhar barriga é menor e você fica sem aquele peso de ter comido além da conta colocando em risco sua dieta para emagrecer.
Vamos ver a seguir algumas dicas do que você pode incluir na sua feijoada vegetariana e também formas de evitar um prato calórico demais.

Evitar Acompanhamentos Pesados

A primeira dica ao preparar ou se alimentar com feijoada vegetariana está em deixar de lado os acompanhamentos que engordam, tais como farofa, mandioca frita, entre outros típicos adicionais que fazem parte da feijoada brasileira. Tenha em mente que, ao preparar uma feijoada vegetariana, não devem haver outros alimentos secundários que fazem engordar.

Um Toque de Laranja

Adicionar laranja na feijoada leve, além de enriquecer o sabor, também ajuda a melhorar o processo de digestão do organismo humano, ou seja, auxilia no emagrecimento. Há quem diga que este fruto é calórico. Porém, estudos da UNESP/Araraquara, universidade pública do interior de São Paulo, dizem que o consumo aumenta a sensação de saciedade, ou seja, após consumir, a pessoa demora mais tempo para sentir forme novamente.
Como se sabe, o feijão está repleto de fibras solúveis, ideais para ajudar o corpo a emagrecer. Porém, este tipo de alimento, para a receita de feijoada vegetariana light, precisa ser feito com o mínimo de tempero possível. O consumo sem sal, ou pouco sal, ajuda a controlar o peso, aumenta saciedade e auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue. Vale frisar que há 15 gramas de fibras para cada xícara de feijão. Cuidado para não comprar produtos repletos de sal, como aqueles vendidos em latas, por exemplo.
 

Nabo Cru na Feijoada Vegetariana

Especialistas indicam que nabo cru é um alimento repleto de antioxidantes capazes de ajudar no emagrecimento. De forma frequente se encontra nas sopas desintoxicantes, presente em receitas para ajudar a emagrecer. Outro fato que a credencia para a feijoada vegetariana está no baixo valor calórico. Ou seja, é possível comer bastante sem risco de engordar. Há quem diga que a raiz tem propriedades de calorias negativas, isto é, faz o organismo perder peso. Tem riqueza de fibras e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Usar Berinjela

A berinjela é bem vinda à sua feijoada vegetariana light. Sua água é usada de forma frequente em receitas para emagrecer. Além de trazer muitas fibras que ajudam a saciar por longo tempo a fome, também combate problemas no intestino e melhora o equilíbrio nos índices de colesterol. Quase não existe taxa de gordura. Aproveite para comer a casca, que possui propriedades antioxidantes.

Tofu para Substituir Carne

Por se tratar de um alimento derivado da soja, tofu pode ser o incremento ideal para a feijoada vegetariana ficar com um pouco mais de graça. Tem proteína e ao mesmo tempo oferece poucas calorias. Em 30 gramas, existem apenas 40 kcal. Para se ter ideia do baixo valor, a porção do queijo branco, com o mesmo peso, tem 70 kcal. É um alimento ideal para diminuir a gordura do corpo sem perder músculos.

Dicas de Tempero para a Feijoada Vegetariana

  1. Com riqueza de minerais, fibras e vitaminas, folhas de louro ajudam ao organismo funcionar com melhor qualidade. Atua para que o sistema digestivo trabalhe em maior velocidade. Pesquisas indicam haver excesso de ácido linoleico neste tempero, responsável por quebrar células adiposas, ajudando a perder peso.
  2. Uma colher de café rasa de cominho outra cheia de pimenta vermelha
  3. Salsinha picada também é uma boa dica, visto que em 100 gramas há apenas 56 calorias. Esta quantidade consegue adicionar um sabor diferente e saboroso à feijoada vegetariana. Para esta porção, há 3 gramas de fibras.
  4. Adicione tomate picado, sem casca ou semente, azeite e pimenta do reino, uma combinação com poucas calorias e grandes propriedades capazes de ajudar no processo de emagrecimento.

Receita 

Calorias por porção: 365 kcal (2 conchas cheias).

Rendimento: 8 porções.

Ingredientes: ½ quilo de feijão preto; 1 berinjela cortada em cubos e sem sementes; 1 folha de louro; 1 xícara de nabo cru; 1/2 laranja pera com casca e sem semente, uma colher de café de cominho outra de pimenta vermelha picada,uma colher de café de coentro em pó, 1/2 pimentão verde picado em pedaços medios, 1 xícara de tomate picado sem pele; 2 xícaras de tofu defumado (cortar em cubos); 1 xícara de chuchu (cortar em cubos); 1 colher de sopa de azeite; 4 folhas de repolho cortadas em pedaços grandes, 6 xícaras de água (chá), 1 xícara de proteína de soja graúda, salsinha, pimenta e sal.
Modo de Preparo: Deixe de molho o feijão preto à noite. Deixar a proteina de soja de molho em água quente por 5 minutos. Coloque-a em uma peneira, lave em água corrente até sair toda a cor e esprema bem para tirar o excesso de água e fritar com shoyu. Jogue a água em que o feijão ficou de molho e acrescente água limpa novamente na proporção de 1 parte de feijão para duas de água e cozinhe em panela de pressão com o louro, com a laranja com casca, e a proteína de soja preparada, por mais ou menos 50 minutos. Adicione o resto, menos salsinha e o tofu, ambos apenas entram na receita ao final, após os ingredientes serem cozidos e o caldo estiver engrossado. Se for colocar óleo e sal do himalaya, que seja moderado.
Aqui não foram incluídos os acompanhamentos tradicionais da Feijoada: Molho de pimenta, Couve refogada simples, Arroz simples, Banana à milanesa, Farofa de dendê crocante, Laranja.

Fonte : Mundo Boa Forma - Receita adaptada e oferecidos acompanhamentos por Robson Barbosa Lopes

Queijos, requeijão e manteiga veganos

 

Veja também em nosso site: 

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA  
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura  
4) Estudo de Caso - Paralisia Facial 
5)  Dor na coluna, Dor Ciática Lombalgia  
6) Soluções naturais para aliviar as ondas de calor da menopausa  
7) Atividades Físicas - Indispensável para todos os Seres (AULA)  
8) Batata Doce - um superalimento  
9) O Inverno sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa  
10) As Emoções podem curar e podem adoecer  
11) Lian Gong - Uma Atividade Física fácil, de Excelentes Resultados  
12) Dica de Saúde - ACNE  
13) Cone Chinês ou Cone Hindu e os seus benefícios
14)  Diagnóstico na Medicina Chinesa
15) SOBRE O TAO COMO FUNDAMENTO DA MEDICINA CLÁSSICA CHINESA 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para Feijoada Vegetariana - Receita

Enviando Comentário Fechar :/