OS SEGREDOS DO CHÁ MAIS POPULAR DO BRASIL - Chá de Boldo

OS SEGREDOS DO CHÁ MAIS POPULAR DO BRASIL - Chá de Boldo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Este chá figura entre os mais conhecidos e mais utilizados em nosso país, sendo uma das muitas receitas caseiras, fruto de longa tradição, muito lembrado em momentos de transtornos digestivos.

Boldo (Peumus boldus Molina) é uma erva muito popular no Brasil, conhecido por vários nomes populares. Tem origem africana. É eficaz no combate aos gases intestinais, diarreia, suores frios, mal- estar, cistite, obstipação e prisão de ventre, colesterol, auxilia na quebra de moléculas de gordura no organismo, acelera a produção de bílis; muito usado para problemas no fígado, hepatite, melhora o funcionamento da vesícula biliar, ajuda na digestão, auxilia no tratamento da gastrite e da intolerância alimentar, infecções intestinais, vômitos, reduz azia e o efeito danoso das bebidas alcoólicas. Recentes estudos tem seu foco na sua ação como antioxidante, antifúngico e antibacteriano 

Chá de Boldo.

Nossos avós tomavam uma xícara de chá, fresco e leve, antes das refeições; às vezes só masceravam rapidamente a folha verde numa xícara, adicionavam um pouco de água em temperatura ambiente e sorviam quase que imediatamente após, num só gole, fazendo um estalido da língua como que dizendo que estava bom e amargo, ao mesmo tempo.
O boldo é facilmente encontrado nos quintais das casas, nos supermercados, farmácias e em lojas de produtos naturais. 
Deve ser evitado: por gestantes, em casos de obstrução da vesícula biliar e por pessoas que fazem uso de anticoagulantes. É sempre seguro buscar orientação de profissionais da saúde. 

Chá de Boldo.

Pessoas que tem aversão ao amargo precisam compreender que precisam se esforçar um pouco, já que é tão benéfico para a saúde. Nestes casos, será prudente considerar que mecanismos perversos de nossa constituição nos faz gostar do que é nocivo (açúcar branco e doces, aditivos químicos, refrigerantes, frituras, embutidos, lanches), e, por outro lado, nos faz rejeitar o que é benéfico e necessário para nossa saúde: açúcar mascavo, arroz e farináceos integrais, verduras cruas e “in natura”, atividades físicas sob o Sol, etc. (Robson Barbosa Lopes)

.....................................................................................................................................…

 

Veja mais ARTIGOS RELACIONADOS neste site:

                 Chás caseiros tradicionais - Dicas, Preparo e Indicações

                 Anis estrelado, um chá delicioso e repleto de benefícios

                 CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CHÁ VERDE

 

E MAIS= 

1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?  
2) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA 
3) Vídeo: Tratamento com Acupuntura  
4) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO 
5) AVISO IMPORTANTE  
6) PARA EVITAR ENFERMIDADES 
7) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA 
8) O Outono pela Medicina Tradicional Chinesa, os mistérios desta estação climática e sua relação com a saúde e a doença 
9) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças? 
10) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos.     
11) O ALHO E A CEBOLA NA ALIMENTAÇÃO. São sempre benéficos? Revendo nossos temperos. 
12) CROSTINI DE AVOCADO* E COGUMELOS - Receita          
13) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para OS SEGREDOS DO CHÁ MAIS POPULAR DO BRASIL - Chá de Boldo

Enviando Comentário Fechar :/