Atenção!
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste SITE são baseadas nas antiquissimas artes preventivas e curativas orientais, especialmente da Medicina Tradicional Chinesa, e para somar, procuramos ainda mais enriquecer com a contribuição das tradições mais comuns em nossa rica e diversificada cultura brasileira.
As"Dicas de Saúde", neste site, somam informações apenas de caráter educativo, baseadas na tradição popular e em informações produzidas por fontes confiáveis e preocupadas com o bem humano.
Buscamos difundir boa informação para todos aqueles que desejam ou precisam fazer algo em benefício da própria saúde ou da saúde do próximo.
SEMPRE se deve recorrer ao médico ou a um competente profissional da Saúde, de confiança, para dirimir qualquer dúvida em relação à saúde.
Como o médico ou outro profissional de saúde nem sempre estão por perto, nem sempre acessíveis, TODAS AS PESSOAS PODEM E DEVEM TER INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E APRENDER A ZELAR DE SEU PRÓPRIO BEM ESTAR FÍSICO, PSÍQUICO E EMOCIONAL.
É muito confortável ter informações sobre saúde, ter ciência de medidas gerais que possam aliviar o sofrimento e evitar complicações possíveis, enquanto não chega a ajuda médica ou especializada.
Saber sobre os cuidados à saúde é mais que um direito, é uma responsabilidade de cada um de nós. Conte sempre com a atenção de seu terapeuta.
Os conhecimentos de saúde não devem se constituir num segredo, mas, devem estar livremente acessíveis a todos, e a população deve ser incentivada a participar ativamente no processo de se responsabilizar pela própria saúde.
A auto ajuda bem orientada e consciente, faz a diferença para a edificação de uma sociedade saudável. O saber tradicional não produz qualquer conflito com o saber técnico.
Aplicar o Saber Tradicional é reatar o pertencimento à nossa linhagem, à nossa tradição, à nossa cultura, é valorizar a dedicação de nossos ancestrais, conferindo-lhes reconhecimento e mérito.
A imprensa sempre tem divulgado o quanto milhares de pessoas padecem sob a contemplação impotente dos Sistemas de Saúde, incapaz de ações efetivas para fazer frente ao sofrimento humano.
Buscamos de alguma forma servir em favor de alguma solução para este velho, injusto e angustiante problema humano: Os representantes do Saber Tradicional e do Saber Científico, juntos, harmonicamente, devem servir para o bem da humanidade.
As condições a que nossa sociedade está relegada reclamam de quem tenha a coragem de carregar a responsabilidade do servir, como uma missão para si, de prencher "espaços cegos", lacunas, lapsos e omissões, onde não chega a ação dos profissionais da assistência e da educação na saúde.
Fazendo uma breve auto biografia:
Nasci em Lençóis Paulista; morei também em Araraquara, São Paulo, Taquaritinga, Barra Bonita, Novo Horizonte (estas em São Paulo) e Londrina/PR. Por último, vim de Ourinhos/SP para Jundiaí/SP, em 1977, onde segui trabalhando, também em São Paulo/SP, como profissional da área de saúde por mais de 30 anos.
Como sempre pulsou em mim um coração de Terapeuta, em 1999 concluí meu Curso Livre de Qualificação Profissional para Acupuntura, Moxabustão e Ventosaterapia. Desde o ano de 2000, todos os dias eu tenho estudado com afinco as matérias relativas às terapêuticas, especialmente as oriundas da tradição oriental (acupuntura) e naturoterapia.
Desde então, tenho participado de muitos cursos de atualização e tenho praticado tudo o quanto aprendi, sem perder uma oportunidade sequer, e não paro de me surpreender com os excelentes resultados que este conjunto de saberes é capaz de gerar em bem da saúde e do bem estar humano. Se não fosse uma ciência eu poderia achar ser uma fascinante magia.
Coordenei, como voluntário, em espaços públicos de Jundiaí, semanalmente, por mais de sete anos, um conjunto de técnicas oriundas do saber tradicional do Oriente como meditação, relaxamento, pranayama (exercícios respiratórios), fisioestimulação sistêmica, xián gong, etc.
Após ter me aposentado, intensifiquei a minha dedicação com exclusividade à Acupuntura, oferecendo de bom grado a maior parte de minha atenção e esforços na busca da excelência.
Vivo encantado com o que faço: Acupuntura.
(Robson Barbosa Lopes)
Veja Também em nosso site Artigos:
1) DICAS DE SAÚDE - DIVERSAS
2) HELIOTERAPIA- O Sol como Remédio
3) DETOX Desintoxicação - Receita
4) Feijoada Vegetariana - Receita
5) 5 MOTIVOS PARA CONSUMIR O ÓLEO DE COCO
6) Fitoterápicos - Plantas como remédio
7) Acupuntura - uma Visão Geral e Resumida
8) ALIMENTOTERAPIA . Como a Medicina Tradicional Chinesa compreende os alimentos e suas funções. Como auxilia no tratamento de doenças?
9) VEGETARIANISMO E VEGANISMO – fundamentos e história. Avaliando alimentação e suas interfaces: da religião, da razão, da ética , da lei, dos costumes humanos
10) EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ACUPUNTURA NO BRASIL
11) Os melhores remédios para os nossos sofrimentos
Assista também depoimentos e entrevistas em Videos
Entrevistando caso complexo Tratado com Acupuntura
COMO LIDAMOS COM O COTIDIANO? MUDANDO PADRÕES
PENSAMENTOS ACELERADOS? PENSAMENTOS NEGATIVOS? DESCUIDO DA APARÊNCIA PESSOAL? TRANSTORNOS DO SONO?
Entrevista sobre Saúde e bem estar com Acupuntura Sistêmica
AUTOCUIDADOS PARA O PULMÃO E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
TRANSTORNOS URINÁRIOS E DOS OSSOS. ESGOTAMENTO. IMPOTÊNCIA. FRIGIDEZ.
AUTO TRATAMENTO: TRANSTORNOS DO NARIZ, OLFATO. PELE. MUCO (SECREÇÕES)
MASSAGEM ENTRE FAMILIARES: AFETO + CUIDADOS= AMOR
Assista o Vídeo, abaixo, sobre exercício da Acupuntura
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Atenção!