Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
Inspirar, Expirar. Respirar corretamente pode ser um dos melhores segredos para uma vida saudável. Previne e trata doenças. Existem muitas práticas e métodos de exercícios respiratórios oriundos da tradição antiga como a chinesa, indiana, maia e até da fisioterapia, mais recentemente.
Certamente concordamos de que respirar é de vital necessidade para viver.
Mas ocorre tão automática e inconscientemente em nós que não pensamos nela, embora sua delicadeza faça toda a diferença entre estarmos vivos ou não.
Só pensamos na respiração quando nos falta o ar, sem isto, o respirar tem sido um ilustre anônimo, em nós.
É verdade que nossos mais de 300 milhões de alvéolos pulmonares processam cerca de 20 mil litros de ar por dia, que inalamos nas mais de 30 mil vezes, isto, variando de acordo com a idade, atividades físicas desempenhadas, condições gerais de saúde...
Fora os conceitos teóricos, na nossa intimidade real, como é nosso respirar? Estou respirando corretamente? Qual a melhor forma de respirar? Tem importância um modo ou outro de respirar?
Desde milênios passados, os maiores sábios de todas as culturas em todos os tempos deram uma atenção muito especial para a respiração, seja na China, no Egito, na Índia, no Tibet, no Japão e até entre os Maias, os Aztecas...
È reconhecido por todas as ciências e tradições o fato de que a maneira como respiramos determina como funcionarão cada célula de nosso corpo, como funcionarão todas as funções vitais de nosso corpo, a qualidade do sangue, nossa resistência imunológica, nossa conformação física, enfim, nossa qualidade de vida.
Temos respirado tão naturalmente desde que saímos do útero de nossas mães, porém, nunca paramos para observar os seus muitos detalhes que nos tem passado desapercebidos.
Nosso respirar pode nos revelar detalhes em nossa percepção física e sensações decorrentes da inspiração quando o ar se nos mostra com sua particular temperatura mais fria e sêca, sua densidade característica, mais dura e penetrante.
O inalarmos, o ar parece penetrar aceleradamente em nossas narinas, ao passar pela orofaringe até expandir os nossos pulmões, quando sentimos a vida em movimento, a força da natureza nos invadindo, um certo frescor por trás do esteno que é esse encontro de costelas na frente e no meio do nosso peito.
Aqui, neste momento, há um breve intervalo ou estado de repouso, que não é nem Yin nem Yang, nem passivo, nem ativo; um momento em que o nosso corpo não se expande nem se comprime, só assimila, numa outra complexidade de processos da respiração.
Então, na expiração, ao esvaziarem-se nossos pulmões, passa o ar aquecido, umidificado, mais calmo e mais pesado pelo caminho de volta, relaxando e reconfortando as nossas vias aéreas. Imediatamente após expirarmos o nosso corpo todo anseia vivamente pela repetição das sensações da inspiração, por nova porção de ar frio e seco, externo, pela renovação do milagre de manter a vida através do prana, do Qi, da energia vital...
Ar, energia de vida, este presente maravilhoso doado generosamente pelo Universo, ou seja, por nosso Criador.
Podemos perceber estes e muitíssimos outros detalhes que ocorrem na perfeição do nosso Ser, mas isso só conseguiremos nos tornar conscientes destes processos na ausência dos pensamentos, num estado de observação de si.
Isto não é um milagre?
Mesmo nunca agradecendo por esta enorme Bênção, o Universo segue fielmente as determinações do Criador, e incansável nos oferece ar e mais ar.
PRATICANDO...
Quero aproveitar a oportunidade para compartilhar com você um exercício respiratório que me foi ensinado por um de meus mestres, através do qual se inspira pelo nariz, expandindo o tórax e contraindo o abdome para cima e para dentro, contando mentalmente o tempo de um a quatro segundos; reter o ar no pulmão por mais quatro segundos; expirar lentamente pela boca, contraindo o tórax e expandindo o abdome por mais quatro, reter o pulmão vazio por mais quatro. Começa com quatro; a próxima sequencia será de 5 segundos, a próxima será de seis segundos, progressivamente, até dez segundos. Existem alguns praticantes que conseguem fazer por até trinta segundos, mas não precisa tanto. Este exercício fortalece os pulmões, melhora muito a força cardíaca e circulatória, melhora muito a oxigenação de órgãos vitais, melhora a concentração, equilibra a mente e as emoções, elimina a fadiga e as toxinas pesadas estagnadas por todo o corpo, rejuvenesce, garante saúde geral.
Gostaria de deixar para você este vídeo que acho muito interessante.
Veja também em nosso site Assuntos relacionados:
1) Acupuntura está indicada para tratar que casos?
2) LIDANDO COM O MOMENTO DIFÍCIL - Vídeo
3) A PRÁTICA DA ACUPUNTURA
4) Vídeo: Tratamento com Acupuntura
5) TRANSFORMANDO PARADIGMAS. CORRIGINDO CRENÇAS PESSOAIS. MUDANDO O MEU MUNDO A PARTIR DE MIM - Vídeo
6) Estudo de Caso - DEFICIÊNCIA DO CORAÇÃO
7) AVISO IMPORTANTE
8) TRANSTORNOS URINÁRIOS E DOS OSSOS. ESGOTAMENTO. IMPOTÊNCIA. FRIGIDEZ - Vídeo
9) PARA EVITAR ENFERMIDADES
10) Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
11) RELACIONAMENTOS E MUDANÇAS. MEDOS E SOFRIMENTOS PELAS PERDAS E ROTINAS - Vídeo
12) Alimentoterapia - Tratamentos pela alimentação
13) Primavera: estudando sua influência sobre a saúde do homem
14) TRATAMENTOS ALTERNATIVOS E COMPLEMENTARES PARA OS OLHOS, LÁGRIMAS, VISÃO E TENDÕES - Vídeo
15) PROBLEMAS MUSCULARES, DO ESTÔMAGO E DA SALIVA: AUTOCUIDADOS – Vídeo
16) As Emoções podem curar e podem adoecer
17) Tabagismo! Vamos dar um ponto final nisso
18) OZONIOTERAPIA – UM EFICIENTE RECURSO PARA TRATAMENTO DA SAÚDE E PARA ESTÉTICA
19) DESCONTROLE EMOCIONAL. SOFRIMENTO INTERNO. CHORO EXCESSIVO OU RISO EXAGERADO/DESMOTIVADO - Vídeo
20) FRIGIDEZ SEXUAL FEMININA SOB O OLHAR DA ACUPUNTURA
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Exercícios Respiratórios e seus muitos Benefícios - AULA
Ricardo Oliveira
Até breve!
Robson Barbosa Lopes
Hilton Bacelar
Robson Barbosa Lopes