MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

As técnicas de massagem no mundo, suas origens e suas indicações .

Massoterapia é um termo mais moderno, usado para se referir a uma pessoa que trabalha com vários tipos de massagem, o massoterapeuta.

Massoterapia é um conjunto de saberes que integra a área da saúde, que utiliza métodos de tratamentos ocidentais e orientais, baseados em massagens e manipulações do sistema locomotor, visando corrigir muitas condições físicas, emocionais e energéticas desequilibradas, sendo um recurso auxiliar nos tratamentos de fisioterapia.

O massoterapeuta, ou técnico em massoterapia, é o profissional de saúde que realiza massagens ocidentais e orientais, com a finalidade de promover relaxamento, saúde, bem estar e qualidade de vida. E sua função é utilizar as diversas técnicas aprendidas, de acordo com a necessidade do seu cliente.

A massagem é talvez tão antiga quanto a própria humanidade, devendo ter sido a primeira forma de auto cuidados existentes.

Nas culturas antigas da Grécia e de Roma, o massagista normalmente era médico com um status elevado na sociedade.

Existem, no mundo, atualmente, centenas de técnicas de massagem.

Via de regra, são metodologias regionalizadas e inerentes a um povo, um país, ou uma região geográfica.

As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energéticas e fisiológicas.

As primeiras buscam a reorientação da energia vital (chi, ki, prana), e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.

As diferentes técnicas de massagem acabam se fundindo, de certa forma e acabaram por ramificar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos.

Hoje em dia, existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins.

Desde massagens para bebês e idosos, massagens estéticas.

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

 

Massagem fortalece o sistema imunológico e equilibra o estresse. Uma pesquisa feita pelos médicos do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, Estados Unidos, avaliou o estado de saúde de 53 pessoas saudáveis antes e depois de sessões de manobras relaxantes. Além da melhora do humor e da diminuição das dores corporais, a massagem reduziu os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentou o número de glóbulos brancos.

Por meio do ato de tocar regiões do corpo de uma pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um recurso terapêutico complementar.

As massagens, hoje em dia, estão cada vez mais enraizadas nas culturas, chegando até mesmo às empresas, como as técnicas laborais de grupo ou individualizadas. Cada vez mais, grandes organizações incorporam, nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Shiatsu: iniciou no Japão por múltiplas origens, o que provoca até hoje controvérsias entre seus estudiosos.

Este país viveu uma cultura praticamente isolada do resto do mundo até fins do século XIX, quando abriu suas portas ao exterior.

Durante esse tempo, desenvolveu tratamentos e técnicas de saúde próprios, tanto no meio formal (aristocracia japonesa) como informal (massa camponesa).

Possuem forte peso em tais práticas as tradições filosóficas, marciais e religiosas praticadas na época.

Por diversas circunstâncias a pressão com os dedos destacou-se das demais práticas, e deu origem ao Shiatsu.

Boa parte das escolas de Shiatsu no mundo utiliza uma seleção de teorias provenientes tanto da Medicina Tradicional Chinesa como de preceitos de saúde tradicionais da cultura japonesa. Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, ou Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecidos como "meridianos".

Em alguns pontos o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia.

Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo da energia Ki.

Há diferentes meridianos, catalogados pelos orientais ao longo dos séculos.

A maioria dos praticantes de Shiatsu que se utilizam desses fundamentos, contudo, aprendem um sistema principal de doze meridianos, além de um auxiliar, com mais dois.

Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas, emocionais, além de regiões diferentes da musculatura.

O Shiatsu tem aplicações variadas, sendo a principal a manutenção da saúde individual e coletiva. Pode tratar desde problemas físicos (exemplos: problemas de rim, evacuação, queimação de estômago, dores de coluna); problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológico e ainda autoimunes, insônia, depressão etc); emocionais16 (como baixa auto-estima, apatia, transtornos de apetite).

 

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICASMassagem Ayurvédica: Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.

Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur).

Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica.

As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida.

A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida.

Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, yoga e outras técnicas, a massagem é uma das principais técnicas utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos, por ser de baixo custo e fácil aplicação.

Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico.

Atua no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Sendo ministrada com cuidado em gestantes.

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Do-in: é uma técnica de automassagem de origem chinesa que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, conhecidos nas práticas da medicina tradicional chinesa, tais como a acupuntura. É uma técnica curativa, preventiva e pode ser praticada todos os dias, como sendo auto cuidados para a saúde.

O do-in serve-se dos mesmos pontos utilizados na acupuntura para tratar e prevenir distúrbios e enfermidades no corpo, restaurando, segundo os conceitos da medicina chinesa tradicional, o fluxo da energia Ki, onde esta tenha sofrido bloqueios ou desequilíbrios.

É usada também como técnica de primeiros socorros para certos males, na qual o próprio paciente se auto-aplica a massagem.

A massagem consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:

Sedação - pressão contínua sobre um ponto;

Estimulação - pressão intermitente sobre um ponto.

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Quiropraxia: é uma forma de medicina alternativa para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético.

Manuscritos chineses e gregos de 2700 a.C. e 1500 a.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares.

As técnicas de tratamento mais comuns consistem em terapias manuais, principalmente em manipulação vertebral, manipulação de outras articulações e manipulação de tecidos moles.

Têm sido realizados numerosos estudos clínicos controlados sobre os tratamentos usados por quiropráticos, com resultados contraditórios entre si.

A quiropraxia é uma prática com significativa implantação em alguns países desenvolvidos e muitas vezes no contexto de outras técnicas manuais de terapia, como massagens, osteopatia e terapia física. A maior parte da procura por tratamentos quiropráticos deve-se a dorsalgia.

A quiropraxia foi fundada na década de 1890 por Daniel David Palmer, alegando que a tinha recebido de "outro mundo". A prática foi desenvolvida pelo seu filho, Bartlett Joshua Palmer, no início do século XX.

Em décadas recentes, a prática tem obtido alguma aceitação entre médicos convencionais e entre seguradoras nos Estados Unidos.

Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são: Dores na coluna lombar, Hérnia de disco e dor ciática, Dores no pescoço, Dores e tensão muscular, Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, Restrições a movimentações, DORT/LER, Lombalgia.

Um estudo conduzido pelo médico T.W. Meade, publicado no British Medical Journal, concluiu, após dois anos de acompanhamento dos pacientes, que "para pacientes com dor na coluna lombar, para os quais não haja contra-indicação quanto à manipulação articular, a Quiropraxia praticamente garante benefícios compensadores e de longa duração, em comparação aos tratamentos hospitalares ambulatoriais oferecidos a pacientes".

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Reflexologia ou zonaterapia: é uma prática que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito noutra parte do corpo.

A pressão é aplicada com o polegar, dedos e mãos segundo técnicas específicas e sem a utilização de óleos ou loções.

A reflexologia se baseia na crença de que cada órgão ou parte do corpo está representado ou refletido nas plantas das mãos e dos pés, e que exercer pressão nestes locais provoca alterações físicas no resto do corpo;

Observe-se que a utilização do termo "reflexo" possui vários significados e diferentes usos na história da medicina, além da clássica e conhecida reflexologia pavloviana ou de origem russa.

Identifica-se nas concepções de René Descartes (1596-1650) da fisiologia dos movimentos musculares, uma das mais antigas utilizações deste termo.

É comum, também, especialmente nos textos de medicina alternativa, a atribuição ao médico americano William Fitzgerald (1872–1942), que teria iniciado a reflexologia a partir de suas observações no Hospital St. Francis de Connecticut (Estados Unidos), onde ocupou o cargo de chefe do departamento de otorrinolaringologia.

O doutor Fitzgerald, juntamente com Edwin F. Bowers, são autores do livro "Zone therapy; or, Relieving pain at home" (publicado em 1917 por I. W. Long, Publisher e disponível na California Digital Library), que, como o nome indica, destacava o efeito analgésico de estimulações em determinadas áreas (zonas) do corpo.

Outra atribuição de origem vem do integrante do Hospital Laennec de Paris da década de 50, Louis Van Steen, que praticava a técnica de estimulação direta da coluna vertebral, tanto influenciado pelas concepções de dermátomos como pela medicina chinesa divulgada na França por G. Soulié de Morant (1878-1955).

Este autor nos aponta, como origem, o "Traité de reflexothérapie" de Albert Leprince (1924) e as contribuições do doutor Albert Abrams (1863–1924), autor do livro "Spondylotherapy, physio and pharmaco-therapy and diagnostic methods based on a study of clinical physiology" (publicado pela Philopolis Press em 1918 - disponível na Open Library), pelo que consta, inspirado nas técnicas da osteopatia e quiropraxia.

O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, são notavelmente semelhantes aos procedimentos de algumas técnicas também conhecidas como reflexoterapia, embora fundamentem-se em concepções das tradições orientais relativamente próximas entre si e distintas das concepções científicas da medicina ocidental.

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Anma: é uma forma de massagem de origem INDIANA assimilada e divulgada por terapeutas do Japão e da China.

O nome da técnica deriva do nome de duas das manobras básicas que utiliza, o na (ou an), que significa apertar e o ma, que significa esfregar.

Essa terapia se baseia principalmente em pressionar e massagear pontos do corpo relacionados aos diversos meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa, estimulando e promovendo uma cura natural, pois, quando estimulados, esses pontos aliviam a tensão muscular facilitando a circulação do sangue e da energia ("Ki" ou "Chi").

Sendo seu objetivo principal facilitar o fluxo de Chi no corpo, a Anma pode ser feita para a diminuição do estresse cotidiano que afeta a todos das grandes cidades causando então o relaxamento e o combate de diversas doenças como as disfunções de pressão arterial, asma, dores de cabeça, insônia e falta de vitalidade sexual.

Esta técnica também tem sido divulgada atualmente associada aos nomes: "Massagem Energética Japonesa", "Massagem Sentada" e "Quick Massage".

(Adaptado por Robson Barbosa Lopes - Acupunturista do site: Wikipédia)MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

 

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

 

 

MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

 

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE:

1) FALANDO SOBRE CALATONIA

2) SOPA DE FEIJÃO PRETO COM MOSTARDA, ACOMPANHAMENTO E SOBREMESA

3) DEPRESSÃO OU TRISTEZA?

4) DORES DO SISTEMA LOCOMOTOR E O MÉTODO DE KINESIO TAPING

5) QUIBE VEGETARIANO DE FORNO – RECEITA

6) POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PNPIC)

7) FITOTERÁPICOS

8) ESTUDO DE CASO: Dor de cabeça crônica – quadro de yang do fígado

9) DEPOIMENTO SOBRE TRATAMENTO COM ACUPUNTURA TRADICIONAL SISTÊMICA – VÍDEO

10) BRUXIMO. RANGER DE DENTES E A ACUPUNTURA

11) CURRY DE GRÃO DE BICO COM TOFU DEFUMADO – RECEITA

12) CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CHÁ VERDE

13) ANSIEDADE ALIMENTAR - UM DESCONTROLE

14) DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA

15) FEIJOADA VEGETARIANA – RECEITA

16) QUEIJO, REQUEIJÃO E MANTEIGA VEGANOS – RECEITA

17) ÓLEO DE COPAÍBA E SEUS MUITOS BENEFÍCIOS

18) RINITE ALÉRGICA: TRATAMENTO COM ACUPUNTURA

19) PANQUECA DE MASSA INTEGRAL E SOBREMESA – RECEITAS

20) OBESIDADE – EXCELENTES RESULTADOS COM ACUPUNTURA ALIADA A AURICULOTERAPIA

21) DISFUNÇÃO ERÉTIL OU IMPOTÊNCIA SEXUAL

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Veja Também:

Artigos Relacionados


Olá, deixe seu comentário para MASSOTERAPIA: AS TÉCNICAS DE MASSAGEM TERAPÊUTICAS

Enviando Comentário Fechar :/