Sobre alguns dos recursos utilizáveis pela Acupuntura

Conheça quais são os tratamentos terapêuticos oferecidos no espaço FU HSI.

Saiba Mais

Acupuntura é o nosso ofício, a nossa arte. Nosso lema é CUIDAR GLOBALMENTE DA SAÚDE INTEGRAL..

O Acupunturista

NA PRÁTICA DIÁRIA, O ACUPUNTURISTA tem a missão de promover e recuperar a saúde; respeitar e preservar a vida; oferecer ampla assistência, esclarecimentos e informações ao cliente, respeitando-lhe as vontades e decisões.

É o único responsável pelos seus atos; usa do seu direito de considerar-se inapto para uma ação, frente a qual não se veja competente o suficiente para desempenhá-la com segurança e completude. Obedece exclusivamente à sua consciência. Respeita e dá cumprimento às legislações vigentes. Sabe que precisa estar em permanente atualização, em estudos ininterruptos.

Desempenha suas funções com zelo, probidade e decoro. Mantém sigilo sobre os fatos de que venha a ter conhecimento em razão de sua atividade profissional. Não faz distinção entre sexo, cor, nacionalidade, religião ou opção de vida de clientes.

O acupuntor deve pautar todas as suas intervenções sob as bases da tradição chinesa, buscar a mais ampla compreensão sobre o cliente, realizar um apropriado exame holístico, objetivando estabelecer um adequado diagnóstico para se desenhar um eficiente planejamento terapêutico.

Por fim, o dever primordial do acupuntor, não é tratar a doença, mas, restabelecer o equilíbrio normal Yin-Yang; otimizar o equilíbrio e a circulação energética na rede de canais chamados meridianos; propiciar um estado de completude e de bem-estar profundos e duradouros.

(Robson Barbosa Lopes)

O que é?

É um conjunto de saberes oriundo da tradição chinesa, visando a prevenção e o tratamento das causas de doenças.

Suas bases nasceram junto à pré-história chinesa, há mais ou menos 5.000 anos; mas, acredita-se que desde a Idade da Pedra (Era Neolítica) já existia.

Suas bases nasceram junto à pré-história chinesa, há mais ou menos 5.000 anos; mas, acredita-se que desde a Idade da Pedra (Era Neolítica) já existia.

Como funciona?

Suas bases nasceram junto à pré-história chinesa, há mais ou menos 5.000 anos; mas, acredita-se que desde a Idade da Pedra (Era Neolítica) já existia.O estímulo de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura, a partir das terminações nervosas livres, gerando desta forma um fluxo de mensagens aferentes e eferentes em relação ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, estimula a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade, induz os mecanismos de auto reparação, com o objetivo de modular o funcionamento do Sistema Nervoso simpático e parassimpático, e através deste, do Sistema Endócrino (hormonal), do Sistema Imunológico. Induz a liberação de substâncias no cérebro conhecidas como endorfinas.

Como é o tratamento?

O tratamento mais conhecido é do agulhamento, mas também fazem parte da acupuntura: ventosaterapia, moxabustão, massagens, auriculoterapia com objetivo de estimular os pontos de acupuntura, visando tonificar os pontos de deficiência, sedar os pontos em excesso, dispersar os pontos em estagnação, estimular os mecanismos de auto reparação, próprios da natureza humana.

Quais os passos para a realização de uma sessão de acupuntura?

O paciente é convidado para entrar na sala de avaliação, desligar o celular para que possa desprender-se das questões externas e iniciar condições propícias para o tratamento. Então, passa por uma avaliação global inicial ou pela reavaliação minuciosa prévia que oferecerá dados para a criteriosa seleção de pontos e da técnica/recursos a serem ministrados. Se sugere ao paciente utilizar das instalações sanitárias, antes de ser conduzido para a sala de procedimentos, onde será acomodado em uma posição confortável, podendo ser deitado ou sentado, em ambiente limpo, silencioso, de preferencia com aromas adequados para o caso e musica delicada, instrumental, como as que são utilizadas para relaxamento.

Procede-se à limpeza da pele com solução desinfectante para receber a inserção das agulhas esterilizadas e de único uso, que passam a ser inseridas numa profundidade que varia de 0,5 a 3cm, podendo ser mais profundas nas coxas, panturrilhas, glúteos, deltoide. Certifica-se de que o paciente esteja bem, confortável e de que não esteja sentindo qualquer incômodo, quando é orientado a relaxar e que não se mova desnecessariamente durante a sessão, para evitar desconfortos. Após cerca de 30 minutos, as agulhas serão retiradas e desprezadas em coletor específico. O paciente é reavaliado e agendado o retorno.

É indicado para?

Acupuntura é indicada para se obter uma:

  • a) ação analgésica como por exemplo na dor após extração de dente, dor de cabeça ou enxaqueca, nevralgia do trigêmeo, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite, ciática, lombalgia, ombro congelado e ombro doloroso, torcicolo, cotovelo do tenista, gota ou reumatismo, miofascialgia, artrite e artrose, cólica biliar, menstrual e renal;
  • b) ação anti-inflamatória como na gengivite ou faringite, sinusite, rinite, conjuntivite, resfriado comum;
  • c) doenças crônicas como enfisema, asma ou bronquite, vertigem, labirintite, colesterol, triglicérides, diabetes, hipertensão; sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), arritmia;
  • d) transtornos psicoemocionais como angústia, inquietação, falta de concentração, déficit de memória e esquecimento, ansiedade, irritabilidade, agressividade, instabilidade do humor, estresse, medo e pânico, mania, preocupação, alterações e instabilidade do humor, depressão, bursite, epicondilite, cãimbras, paralisia facial, parestesia, reforça o sistema imunológico, melhora a acuidade visual, fadiga e esgotamento, infertilidade e impotência, transtornos da menstruação, menopausa e andropausa, hiperacidez gástrica, espasmos de esôfago e cárdia, cólica e dor de estômago, soluço, náuseas e vômito, refluxo, úlcera, constipação, flatulência, prisão de ventre, diarréia; enurese, infecções recorrentes, transtornos sono como insônia, sonambulismo;
  • e) acupuntura estética; HIV e AIDS; doenças auto-imunes; escara de decúbito e úlcera varicosa; câncer e efeitos adversos resultantes de radioterapia e quimioterapia.
É um excelente aliado nos programas multidisciplinares (alopatia, fitoterapia, homeopatia, psicoterapia, etc) para tratamento da obesidade, do etilismo, tabagismo e drogadição amenizando mecanismos cíclicos da dependência e síndromes da abstinência.

É contraindicado para?

O agulhamento, a moxa e massageamento estão contraindicado em grandes queimados, portadores de fogo selvagem e de infecções generalizadas na pele; agulhas devem ser evitadas em pacientes hiperagitados ou em surto psicótico, hemofilia. Nestes casos pode-se fazer laser. Está contraindicado o agulhamento em áreas cruentas, nervos e grandes vasos, órgãos internos (fígado, pulmão, olhos). Não há impedimento no período de menstruação, gravidez, febre, doenças infecciosas, resfriado ou gripe. Para a gravidez ou crianças pequenas, a seleção de pontos e os recursos a serem utilizados devem ser adequados para estes pacientes nestas condições. Para grávidas a acupuntura contra-indica os pontos estimulantes da contratibilidade e os dilatadores uterinos. Todos os mais de 3.600 pontos mais utilizados na acupuntura estão liberados na semana da data provável do parto, o que auxiliará numa parturição facilitada e tranquila.

Qual é o tempo de tratamento?

Varia de caso para caso, ou seja, se é o caso de uma criança, um adulto ou um idoso, se é um paciente fragilizado ou hígido, se é uma síndrome de deficiência ou de excesso, de manifestação leve ou intensa, superficial ou profunda, aguda ou crônica, transtorno único ou composto. No geral, entre 10 minutos e uma hora, 30 minutos em média.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

As Terapias Integrativas ou Naturoterapia compreendem um grupo de práticas de atenção à saúde, não alopáticas, que englobam atividades como a acupuntura, naturopatia, meditação, reiki, florais, homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina ayurvedica, etc. Estas terapias procuram atender ao indivíduo de forma holística, baseado na confiança e no vínculo entre terapeuta e usuário. Elas não substituem e nem se propõem a substituir a Medicina convencional.

Como funciona?

O terapeuta avalia o paciente sob o ponto de vista energético para eleger o recurso terapêutico mais adequado para o caso.

Como é o tratamento?

Dura mais ou menos uma hora, realizado em ambiente especialmente desenvolvido para esta atividade.

É indicado para?

Todos os transtornos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e espirituais, independentemente de faixa etária, da cronicidade, intensidade ou gravidade dos sintomas.

É contraindicado para?

Depende da modalidade eleita pelo terapeuta.

Qual o tempo de tratamento?

Entre 10 a 40 minutos, pode chegar a uma hora, e pode ser repetida semanalmente.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

Moxaterapia, Moxabustão ou simplesmente moxa, é uma técnica largamente utilizada na acupuntura. Antiguíssima, sua origem se perde nos labirintos da história, tanto na velha Ásia ou no insondável oriente, como entre nações indígenas que utilizavam processo semelhante, quer nas Américas como na África.

Como funciona?

Com sua queima produz calor que se propaga em polaridade yang, direta e penetrante, através de pontos que estão dispostos ao longo de canais de energia ou meridianos, produzindo ação poderosa sobre o Qi, o Sangue e sobre os Canais de Energia Principais e Secundários, elevando o Yang Qi, a energia responsável pelas atividades energéticas do corpo. Muito usual o emprego do bastão, do botão e da lã de moxa. Pode ser aplicada sob a formas "direta" e a "indireta".

Como é o tratamento?

Pode ser aplicada isolada ou em conjunto com outros recursos da Acupuntura. Quando aplicada sobre o agulhamento ou acoplada à agulha é chamada de acumoxa, técnica preferida especialmente pelos japoneses. É aplicada a partir da queima de uma erva sobre áreas externas do corpo, gerando um calor muito prazeroso. A erva mais utilizada e mais tradicional é a Artemísia vulgaris ou Artemísia sinensis.

É indicado para?

Este é um método muito simples, barato, rápido, indolor, sem efeitos secundários indesejáveis, mas muito eficiente, capaz de produzir efeitos maravilhosos, para o tratamento das doenças provocadas pela depleção, deficiência, estagnação, invasão de frio e umidade perversas, em síndromes Yin, para evitar a penetração de agentes perversos externos que são causadores de um grande número de adoecimentos e quando o Qi vital enfraquece, como acontece em pessoas que avançam para o envelhecimento. Um recurso muito eficiente para crianças, idosos, e quando o doente estiver muito enfraquecido ou magro, nas dores, exaustão. É mais utilizada durante o tempo frio ou temperado, e evitado quando o clima estiver muito quente e sêco.

É contraindicado para?

Quadros de síndrome Yang, pessoas alcoolizadas, urante ataque de ira, histeria, nervosismo, irritabilidade, surto psicótico, febre, sobre a face, olhos, pescoço, mamas, na prega inguinal e nas dobras dos joelhos e cotovelos, sobre o punho, grandes vasos, áreas cruentas, feridas e infeccionadas, sobre a fontanela de crianças pequenas.

Qual o tempo de tratamento?

3 a 7 cones, ou cerca de1 minuto em cada ponto, 1 a 3 vezes por semana.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

Auriculoterapia é uma técnica que usa pontos distribuídos na superfície da aurícula ou orelha, para diagnosticar e tratar muitas condições ocorridas no corpo como transtornos e disfunções gerais, dores, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Logo, a orelha como um microssistema, representa todo o corpo e suas estruturas. Existem duas modalidades diferentes, sendo a mais tradicional a Chinesa que considera que o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento, e a francesa, desenvolvida por Paul Nogier, que possui cerca de 30 pontos. Foram encontradas referências a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos.

Como funciona?

Ao observarmos o formato de nossas orelhas podemos perceber sua forma semelhante ao de um feto humano de cabeça para baixo. Associa-se a esta figura do feto a distribuição de pontos correspondentes às mais distintas partes do corpo: cabeça, mãos, joelhos, etc., sendo ainda que determinados pontos correspondem a determinados sentidos, órgãos e emoções, ao serem estimulados, agem reflexamente.

Como é o tratamento?

Ao estimular os pontos se obtém resultados possivelmente através da estimulação da formação reticular e conexões com o sistema nervoso simpático e parassimpático. A auriculoterapia é realizada estimulando os pontos com fontes de luz e cores, laser, esferas metálicas, de ouro ou prata, imãs, sementes de mostarda; podendo ser agulhas normais de acupuntura que são retiradas ao término da sessão ou agulhas de permanência parecidas com brincos, colocados nos pontos da orelha que permanecem por uma semana, em alguns casos por um pouco mais de tempo. As esferas metálicas, de ouro ou prata, imãs, sementes de mostarda, agulhas permanecem na região auricular e são trocadas semanalmente. Pode-se realizar pequenas sangrias na orelha para tratar impotência sexual, hipertensão arterial, dor de cabeça, etc

É indicado para?

Para todas as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para quem tem receio ou medo de agulhas. Tem excelentes resultados na insônia, ansiedade, depressão, neurose, transtornos psicológicos, dores de cabeça de todas as etiologias, dor lombar, nas pernas, torcicolo, dor de dente e de ouvido, artrite, artrose, doenças cardiovasculares, do aparelho urinário, alergias, nevralgias, impotência e infertilidade, e ainda obesidade e dependências como alcoolismo, drogas e tabagismo.

É contraindicado para?

Auriculoterapia possui algumas contraindicações relativas tais como a gestação antes do quinto mês de gestação ou com história de abortos frequentes. Do quinto ao nono mês não usar ponto do ovário, do útero, secreção glandular, do abdômem e pelve. Casos de pessoas muito hipersensíveis, debilidades graves. Pacientes com lesões, inflamações, infecções e dermatoses do pavilhão auricular. Em casos de esgotamentos excessivos, jejum prolongado, caquexia, anemia, os pacientes devem ser tratados deitados e evitar estímulos muito fortes.

Qual o tempo de tratamento?

A sessão com agulhas normais de acupuntura dura 30 minutos, em média. No caso de estímulos utilizando fontes de luz e cores, laser, esferas metálicas, de ouro ou prata, imãs, sementes de mostarda, o tempo da sessão é o do término da aplicação ou fixação dos estímulos. O intervalo entre sessões é na maioria das vezes semanal, variando de acordo com a necessidade de cada caso.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É uma prática criada na Pré-História Chinesa, utilizada para tratar distúrbios energéticos causadores de adoecimentos e para prevenir doenças. Também usada entre os indígenas nas américas, bem como no antigo Egito e pelo povo Grego no século IV a.C.

Como funciona?

É um tipo de terapia não invasiva, usando copos de vidro (campânulas) ou de material plástico chamados de ventosas

Como é o tratamento?

Com as campânulas ou com os copos de plástico se produz sucção em pontos específicos sobre a pele, com fins terapêuticos, através da aplicação em áreas doloridas na região posterior do tronco, e em pontos da Acupuntura. Pode ser aplicada sobre a pele sêca, sobre óleo essencial friccionado sobre a pele e para produzir sangria, podendo também ser utilizada para massagear extensões do corpo associando sucção com deslizamento.

É indicado para?

Indicada para desobstruir canais de energia acometidos por energias perversas que trazem disfunções e desarmonias no organismo. Muito eficiente nas dores, bronquite, febre, gripe, síndromes de excesso, nervosismo, ondas de calor, para tratar celulite, desintoxicação do sangue, eliminação de estagnação energética, dos resíduos tóxicos e metabólicos, nas patologias resultantes de inflamação musculo esquelética. Sua aplicação é muito segura quando respeitadas regras ditadas pela técnica.

É contraindicado para?

Salvo melhor avaliação, deve ser evitada em lesões cruentas na pele, micoses amplas, ferimentos recentes, psoríase, cortes e dermatites em geral, em áreas próximas aos genitais, mamilos, couro cabeludo e rosto. Deve ser evitada em pacientes com história de trombose.

Qual o tempo de tratamento?

A sessão dura entre 10 a 40 minutos e pode ser repetida semanalmente, mesmo sobre os hematomas característicos do procedimento. Para pacientes sem restrições para manutenção da saúde, deve-se efetuar uma aplicação a cada 15 ou 30 dias. Para casos agudos, pode ser aplicação única. Para manutenção da saúde pode ser mensal

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

A Naturoterapia, Naturopatia ou Terapias Integrativas compreendem um grupo de práticas de atenção à saúde, não alopáticas, que englobam atividades como meditação, reiki, florais, homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, etc. Estas terapias procuram atender ao indivíduo de forma holística,baseado na confiança e no vínculo entre terapeuta e usuário. Elas não substituem e nem se propõem a substituir a Medicina convencional.

Como funciona?

O terapeuta avalia o paciente sob o ponto de vista energético para eleger o recurso terapêutico mais adequado para o caso.

Como é o tratamento?

Dura mais ou menos uma hora, realizado em ambiente especialmente desenvolvido para esta atividade.

É indicado para?

Todos os transtornos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e espirituais, independentemente de faixa etária, da cronicidade, intensidade ou gravidade dos sintomas.

É contraindicado para?

Depende da modalidade eleita pelo terapeuta.

Qual o tempo de tratamento?

Entre 10 a 40 minutos, pode chegar a uma hora, e pode ser repetida semanalmente.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

Magnetoterapia é uma terapia baseada na aplicação de campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano, objetivando tratar efetivamente diversas doenças sobretudo de ordem musculo esqueléticas.

Como funciona?

Quando se submetem à influência de um campo magnético ao qual se atribui determinada frequência em função da patologia a tratar, contribui-se para um aumento do movimento destas substâncias, por se encontrarem no meio de um campo magnético oscilante e serem repelidas ou atraídas, em função da sua carga eléctrica. No Hospital Público de Manerbio (Itália), foram realizados estudos ao longo de 5 anos em perto de 7000 pessoas que sofriam de diferentes patologias, alcançando-se resultados positivos em mais de 90% dos casos tratados com magnetoterapia.

Como é o tratamento?

Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. Aplica-se através de um dispositivo médico que produz campos eletromagnéticos de baixa e alta frequência. Também se pode aplicar ímãs e superimãs sobre pontos específicos do corpo, com resultados maravilhosos.

É indicado para?

O tecido ósseo, a linfa, os músculos. alivia a dor, acelera os processos de cura, estimula as trocas celulares, melhora a oxigenação e a nutrição dos tecidos, reduz as inflamações, estimula a reabsorção dos edemas e melhora o fluxo capilar, regenera as células sem energia, melhora a densidade óssea.

É contraindicado para?

Não se conhecem contra-indicações absolutas, exceto para portadores de marca-passos.

Qual o tempo de tratamento?

Cerca de 30 minutos, a cada dois dias ou semanalmente, dependendo de cada caso.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É uma terapia natural que visa a recuperação da saúde ou prevenindo doenças. Existe a modalidade de Fitoterapia chinesa que está ligada aos pilares da Medicina Tradicional Chinesa e a Fitoterapia brasileira, especializada em espécimes herbáceos da flora brasileira

Como funciona?

Se utiliza tanto dos princípios ativos quanto dos princípios energéticos das plantas, na forma de chás, decocção, infusão tinturas e extratos. Na decocção, as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Na infusão, a água é aquecida até ponto de fervura (quando começam a se formar bolhas no fundo da chaleira), então a água quente é vertida sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos, de preferência tampada. Esta técnica é geralmente aplicada para preparação de chás de folhas, flores e frutos moídos e preserva o óleo essencial. Existem também extratos de plantas produzidos por laboratórios que comercializam produtos fitoterápicos. Esses extratos podem ser encontrados em duas formas: o extrato seco ou as tinturas

É indicado para?

Utilizado por todos os povos em todas as épocas histórias, para todos os males humanos e também para a saúde dos animais

É contraindicado para?

Qualquer espécime do reino vegetal é contra indicada para pessoas com hipersensibilidade comprovada aos princípios ativos que a compõe. Entretanto, reações indesejáveis são pouco frequentes no consumo dos herbáceos e quando ocorrem quase sempre são de menor intensidade quase nunca oferecem risco à vida, diferente do que acontece na reação anafilática por medicamentos que conforme consta nas bulas dos remédios, pode ter consequências imprevisíveis, graves e irreversíveis. Consumimos plantas nas nossas saladas, em nossos chás, no nosso dia a dia, mas se conhece pessoas sensíveis ao alface sentindo indisposição e sonolência, outros com o café senteindo agitação, insônia, ainda tem os que sofrem intolerância ao glúten, e assim por diante. Não existe regra; cada caso deve ser analisado na sua singularidade.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É um sistema terapêutico que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções. Acredita-se que esta técnica tenha nascido no Egito há mais ou menos 3.000 anos. A palavra tem origem no grego "khrôma" que significa "cor".

Como funciona?

O método é baseado nas sete cores do arco-íris. Os campos energéticos gerados por cada cor são capazes de proporcionar forte influência em nossas emoções e corpos. Cada cor possui um comprimento de onda específico. Quanto mais curto (como o azul, o violeta e o índigo), mais relaxamento ela promove. Já os longos (vermelho, laranja e amarelo) causam mais excitação. O tratamento se dá através de aplicação de luzes e cores pelo corpo, escolha de cores de roupas e do ambiente, técnicas de visualização, ou aplicando luzes às agulhas de acupuntura, que é a cromo acupuntura.

Como é o tratamento?

Utiliza-se água solarizada e aplicação de cores no corpo e no ambiente

É indicado para?

Asma, catarata, constipação, insônia, falta de apetite e fraqueza, flatulência, inflamações do ouvido, problemas emocionais como ansiedade, etc.

Quais as indicações e contra indicações?

Cor Amarelo: Indicado para o tratamento da má digestão, prisão de ventre, vermes, problemas nos rins e intestinos, manchas na pele, cravos e espinhas, estresse, depressão e irritabilidade, para melhorar o autocontrole. A cor amarela tem as seguintes: contraindicações em seu uso: infecções, insônia, alcoolismo, diarreia, úlceras, gastrite e inflamações.

Cor Vermelho: Indicado para anemia e pressão baixa, fadiga e indisposição; é revigorante e enérgica. Suas seguintes contraindicações: hipertensão arterial, situações e ambientes estressantes, euforia, insônia, tumores, febre.

Cor Laranja: Indicado para doenças pulmonares e má digestão, gases, pedras nos rins, colesterol, obesidade, câimbra. A cor laranja é contraindicada na insônia.

Cor Verde: Indicado para tratar alterações da pressão arterial, problemas no coração, ansiedade, pedras nos rins, nódulos, ajuda na cicatrização de machucados e cirurgias. A cor verde não possui nenhuma contraindica.ção, porém, seu uso deve ser moderado

Cor Azul: Indicado para os casos de infecções, inflamações, problemas de coagulação, insônia, problemas de tireoide, nervosismo e queimaduras; possui propriedades relaxantes, promove a sensação de paz e quietude. O uso da cor azul é contraindicado no tratamento de resfriados, cansaço e fadiga e depressão.

Cor Violeta: Indicado como um antiestressante, a cor violeta tem o efeito calmante no coração e é capaz de purificar o sangue. Seu uso também é indicado para exercícios de meditação e concentração. A cor violeta não possui contraindicações, porém, seu uso também deve ser moderado.

Índigo: Assim como a cor azul, o índigo possui propriedades relaxantes. É capaz de diminuir os batimentos cardíacos. A cor índigo atua diretamente no sistema nervoso central sendo capaz de promover paz e calma para a mente. O índigo não apresenta contraindicações.

Qual o tempo de tratamento?

A sessão dura entre 30 minutos e uma hora

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É a técnica que parte da aplicação de estímulos elétricos fracos acoplados às agulhas, nos pontos de Acupuntura, visando potencializar o efeito da Acupuntura para uma variedade de condições e de diferentes efeitos terapêuticos.

Como funciona?

Pode causar tanto analgesia quanto anestesia. A eletro acupuntura tem vantagens em relação ao uso isolado de agulhas, já que o terapeuta não precisa manipular as agulhas. Possui uma ação analgésica em torno de 10 a 20 minutos mais rápida do que a Acupuntura. Além disso, a Eletro acupuntura utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia. O estimulo da eletro acupuntura não causa dor já que a intensidade pode ser controlada dentro de limites confortáveis, respeitando a sensibilidade do paciente!

É indicado para?

Estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, dependência química, problemas respiratórios, impotência e frigidez, tensão pré-menstrual, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, contusões, distensões e traumatismos, problemas reumáticos e articulares, etc.

É contraindicado para?

Gestantes, cardiopatias, portadores de marca-passo e crianças pequenas.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É o recurso terapêutico que se utiliza das essências das flores de plantas, árvores e arbustos silvestres, atuando especialmente no estado emocional, tratando o indivíduo em vez de ter foco no tratamento da doença. São muito eficientes para animais, plantas e bebês. Dentre os sistemas florais, o primeiro elaborado, mais conhecido, são os famosos florais de Bach, desenvolvido pelo ilustre médico dr. Edward Bach, que dividiu os 38 florais em sete grupos principais, representados os conflitos que nos impõe sofrimentos. Alguns dos tipos de florais em uso no mundo: Florais de Bach, Florais da Califórnia, Florais Australianos, Florais do Alaska, Florais do Pacífico, Florais de Minas, Florais Agnes, Florais de Saint Germain, Florais Living Essences, Florais do Hawaii, Florais da Amazônia, etc

Como funciona?

A energia do floral é sutil, isto é, não é densa, não se pode medir do jeito que a alopatia faz. É a essência da flor extraída pela luz do Sol. Por ser sutil, floral é tido como coadjuvante nos trabalhos emocionais, tanto para uso humano como para animais de todo porte; todos, igualmente se dão muito bem com florais

É indicado para?

Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada. Despertam o potencial de auto cura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.

Existem contra indicações para o uso dos florais?

Não. Pelo menos os sistemas de florais mais conhecidos , pois não são remédios.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.

O que é?

É a utilização das propriedades dos alimentos, de seus efeitos na saúde, na prevenção e tratamento de doenças. Também conhecida como trofoterapia, ou dietoterapia. A Medicina Tradicional Chinesa se refere à energia dos alimentos em relação aos 5 elementos, 5 sabores e 5 cores. É a prática de prevenção e tratamento de problemas de saúde através do uso de alimentos naturais; esta prática também é conhecida como Dietoterapia Chinesa.

Como funciona?

A Medicina Tradicional Chinesa indica os alimentos de acordo com os padrões dos cinco elementos, conforme vemos a seguir:

ELEMENTO MADEIRA: Órgão no nosso corpo; Fígado. Víscera no nosso corpo; Vesícula Biliar.

  • Sabor do Elemento: Ácido, azedo. – Cor: Verde.
  • Sabor que nutre: Doce (mel, melaço, frutas).
  • Sabor que danifica: Picante, indicado para quem sofre acessos de raiva.

DIETOTERAPIA: vagem, tomate, ervilha, salsa, alface e espinafre; maçã, abacaxi, kiwi, ameixa e tangerina. Refogado de ervilha com espinafre é um bom prato.

ELEMENTO FOGO: Órgão no nosso corpo: Coração. Víscera no nosso corpo: Intestino Delgado.

  • Sabor do Elemento: Amargo. – Cor: Vermelho.
  • Sabor que nutre: Picante (rúcula, agrião, pimenta, hortelã, gengibre, mostarda).
  • Sabor que danifica: Salgado: indicado para casos de ansiedade.

DIETOTERAPIA: beterraba, couve e aspargo; aveia, trigo, noz-moscada; chicória, acelga. A gordura só faz mal se a energia do coração estiver alterada; caso contrário essa gordura fará bem. Em quadro de agitação e ansiedade a gordura irá congestionar as artérias e veias, caso contrário, ela será metabolizada e fará bem ao organismo.

ELEMENTO TERRA: – Órgão no nosso corpo: Baço/Pâncreas. Víscera no nosso corpo: Estômago.

  • Sabor do Elemento: Doce. – Cor: Amarelo.
  • Sabor que nutre: Salgado (algas, azeitona, conservas).
  • Sabor que danifica: Azedo: indicado para preocupação excessiva.

DIETOTERAPIA: erva-doce, alface americana, ervilha “IN NATURA”; tâmara, pêra, nozes.

ELEMENTO METAL: – Órgão no nosso corpo: Pulmão. Víscera no nosso corpo: Intestino Grosso.

  • Sabor do Elemento: Picante. – Cor: Branco.
  • Sabor que nutre: Azedo (limão, laranja, vinagre).
  • Sabor que danifica: Amargo, indicado para casos de tristeza.

DIETOTERAPIA: agrião, rúcula, aipo, rabanete e mostarda

ELEMENTO ÁGUA: – Órgão no nosso corpo: Rim. Víscera no nosso corpo: Bexiga.

  • Sabor do Elemento: Salgado. – Cor: Preto.
  • Sabor que nutre: Amargo (café, chicória, almeirão, boldo, catalônia, jiló).
  • Sabor que danifica: Doce, indicado para pânico.

DIETOTERAPIA: berinjela, cenoura, cevada e soja; ameixa e abacate.

INDICAÇÕES GERAIS:

  • ALIMENTOS ENERGIZANTES: gengibre, pimenta, cravo, canela, nozes, castanha,orégano.
  • ALIMENTOS VERMELHOS PROMOVEM A CIRCULAÇÃO DO SANGUE: uva, beterraba, cereja, pimenta vermelha.
  • ALIMENTOS AMARELOS ESTABILIZAM E HARMONIZAM: cenoura, milho, cereais integrais, soja, granola.
  • ALIMENTOS BRANCOS PURIFICAM: nabo, pera, couve flor, gengibre, arroz, aveia, cereais.
  • ALIMENTOS VERDES DESENTOXICAM E TONIFICAM O SANGUE: espinafre, aipo, acelga, brócolis, dente de leão.

DIETOTERAPIA: berinjela, cenoura, cevada e soja; ameixa e abacate.

É indicado para?

Alimentoterapia é um recurso natural interessantíssimo para favorecer o equilíbrio energético, para estimular o sistema imunológico e as funções vitais, para a prevenção e tratamento de todas as disfunções e transtornos.

Robson Barbosa Lopes ACUPUNTURISTA / NATUROTERAPEUTA / TERAPEUTA CORPORAL CRT-45696 / CRTO-2853 Especialista em Terapias Tradicionais Orientais.